Logomarca Indústria 4.0

Siemens e FREYR Battery vão colaborar na produção de baterias sustentáveis

Siemens se tornará a principal fornecedora da FREYR em tecnologia de automação e digitalização

Por: Assessoria de Imprensa      03/05/2023 

A Siemens e a FREYR, referência em produção de baterias sustentáveis, anunciaram uma parceria estratégica na Hannover Messe, a mais importante feira do mundo para tecnologia industrial. A Siemens se tornará a principal fornecedora da FREYR em tecnologia de automação e digitalização, permitindo à empresa aumentar a produção e maximizar sua planta e eficiência energética.

Dimensionando a produção de baterias com tecnologia Siemens

A FREYR planeja equipar suas gigafábricas planejadas na Noruega e nos Estados Unidos com o portfólio do Industrial Operations X da Siemens, que está estabelecendo uma nova referência com uma ampla gama de produtos e serviços para operações industriais que habilitam a tecnologia operacional (OT) com tecnologia da informação integrada (TI).

A Siemens e a FREYR unirão forças ao longo de todo o projeto, planejamento e simulação da produção e do produto até a automação de todo o processo de fabricação. A Siemens fornecerá diversas soluções de seu portfólio, incluindo o Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM), Manufacturing Execution Systems (MES), computação de borda industrial (edge), e ferramentas para conectividade TI/OT.

Ao utilizar o Industrial Operations X, a FREYR será capaz de conectar melhor o projeto e a fabricação para aumentar a produção. Ele irá acelerar o progresso da FREYR em direção a suas gigafábricas planejadas, incrementando a disponibilidade de soluções de baterias EV acessíveis e de alto desempenho, bem como sistemas de armazenamento de energia, promovendo, assim, a transformação da indústria automotiva e das redes elétricas.


Continua depois da publicidade


“Temos a honra de ser parceiros de uma empresa global como a Siemens, que compartilha nosso nível de ambição para desenvolver soluções de baterias sustentáveis e eficientes em escala e com ritmo grande. Estamos ansiosos para aproveitar a experiência de líder mundial em automação e digitalização da Siemens, juntamente com as capacidades exclusivas da AWS e da NVIDIA para atender à crescente demanda global. O projeto de fabricação de células eletroquímicas através de IA ou digitalmente aprimorados são as próximas fronteiras na produção de baterias, e este é um passo fundamental nesta direção”, aponta Tom Einar Jensen, co-fundador e CEO da FREYR.

Siemens fortalece liderança tecnológica no mercado de baterias 

Com este acordo estratégico, a Siemens está expandindo sua presença na indústria de fabricação de baterias. Recentemente, a empresa assinou várias parcerias com empresas líderes, demonstrando seu profundo conhecimento e domínio neste mercado dinâmico e em rápido crescimento.

“Velocidade, escala, sustentabilidade”, isso é o que os fabricantes de baterias precisam. E isto é o que nossos clientes conseguem na Siemens melhor do que em qualquer outro lugar", afirma Cedrik Neike, membro do Conselho Gestor da Siemens AG e diretor executivo da Siemens Digital Industries. “Ressaltamos nossa posição como parceiro principal dos fabricantes de baterias em todo o mundo”.

A Siemens e a NVIDIA desenvolveram um showcase para a Hannover Messe destacando o potencial transformador do metaverso industrial: um gêmeo digital baseado em nuvem das fábricas FREYR da próxima geração. Ele foi criado usando AWS IoT TwinMaker e demonstrado em um aplicativo personalizado da Siemens construído na plataforma NVIDIA Omniverse.

A exposição ilustra como empresas como a FREYR podem tomar decisões melhores e mais rápidas de engenharia interagindo visualmente, experimentando e utilizando o gêmeo digital por meio dos ciclos de vida do produto, produção e serviços em um ambiente imersivo e de alta fidelidade. Também destaca as possíveis integrações entre as plataformas Siemens Xcelerator e NVIDIA Omniverse.

“A combinação do poder da experiência da Siemens em automação industrial e tecnologias de gêmeos digitais com a computação IA e Omniverse da NVIDIA permitirá que empresas como a FREYR aproveitem ao máximo o metaverso industrial”, diz Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia Omniverse e de simulação da NVIDIA. "Com as novas conexões entre as plataformas Siemens Xcelerator e NVIDIA Omniverse, fabricantes do mundo todo alcançarão novos patamares de digitalização e automação habilitada para IA trazendo sua eficiência, agilidade e inovação”.

O modelo integra dados operacionais da fábrica, definições 3D do edifício, máquinas e equipamentos, ergonomia humana e informações de segurança, processos de produção detalhados, robôs e veículos automáticos guiados e simulações de produtos e produção.

“Trabalhando juntos, a Siemens e a AWS estão facilitando para clientes industriais o uso do Siemens Xcelerator e dos serviços de nuvem líderes da indústria AWS, como o AWS IoT TwinMaker, para fornecer novos conhecimentos de fabricação, automação e serviços conectados. Enquanto identificamos novas maneiras de aproveitar a tecnologia de nuvem e virtualização para resolver problemas do mundo real como a produção de baterias EV, trabalhar com líderes como a Siemens ajudará empresas de qualquer tamanho a transformar a complexidade industrial em uma vantagem competitiva”, diz Bill Vass, vice-presidente de engenharia da AWS.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: