Logomarca Indústria 4.0

Nova superliga impressa em 3D da NASA pode aguentar altas temperaturas

As superligas impressas em 3D podem suportar temperaturas de até 2.000 graus Fahrenheit, sendo promissoras para produção de peças aeroespaciais.

Por: NASA      24/04/2023 

A NASA demonstrou uma inovação em materiais de alta temperatura que podem ser poduzidos em impressoras 3D e que podem levar a peças mais fortes e duráveis para aviões e espaçonaves.

Uma equipe de inovadores da NASA e da Ohio State University detalhou as características da nova liga, GRX-810, em um artigo revisado por pares publicado na revista Nature.

grx-810 nasa
As superligas impressas em 3D de última geração podem suportar temperaturas de até 2.000 graus Fahrenheit. Na imagem, demonstração da superliga impressa em 3D como um brasão da NASA. Imagem: Divulgação/NASA

“Esta superliga tem o potencial de melhorar drasticamente a força e a tenacidade dos componentes e peças usadas na aviação e na exploração espacial”, disse o Dr. Tim Smith, do Glenn Research Center da NASA em Cleveland, principal autor do artigo da Nature. Smith e seu colega do Glenn Research Center, Christopher Kantzos, inventaram o GRX-810.

Smith e sua equipe empregaram modelagem computadorizada que economiza tempo, bem como um processo de impressão 3D a laser que fundiu metais, camada por camada, para criar a nova liga. Eles usaram esse processo para produzir o logotipo da NASA na foto acima.

GRX-810 é uma liga reforçada com dispersão de óxido. Em outras palavras, minúsculas partículas contendo átomos de oxigênio espalhadas por toda a liga aumentam sua resistência. Essas ligas são excelentes candidatos para a construção de peças aeroespaciais para aplicações de alta temperatura, como as de dentro de aeronaves e motores de foguetes, porque podem suportar condições mais severas antes de atingir seus pontos de ruptura.


Continua depois da publicidade


As superligas impressas em 3D de última geração podem suportar temperaturas de até 2.000 graus Fahrenheit. Comparado a esses, o GRX-810 é duas vezes mais forte, mais de 1.000 vezes mais durável e duas vezes mais resistente à oxidação.

“Esta nova liga é uma grande conquista”, disse Dale Hopkins, vice-gerente de projeto do projeto Transformational Tools and Technologies da NASA. “Em um futuro muito próximo, pode muito bem ser uma das patentes de tecnologia mais bem-sucedidas que a NASA Glenn já produziu”.

Uma equipe de colaboradores de Glenn, do Ames Research Center da NASA no Vale do Silício, na Califórnia, do Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama, e da Ohio State University foram coautores do artigo da Nature.

O GRX-810 foi desenvolvido no projeto Transformational Tools and Technologies da NASA, com o apoio do Programa de Desenvolvimento que Muda o Jogo da agência.

Nova superliga impressa em 3D da NASA pode aguentar altas temperaturas


Gostou? Então compartilhe: