Logomarca Indústria 4.0

MIT: Headset de realidade aumentada é capaz de revelar objetos ocultos

A tecnologia pode ser usada em fábricas para ajudar os técnicos a localizarem peças corretas para montagem de produtos.

Por: Redação CIMM      06/03/2023 

Pesquisadores do MIT desenvolveram um headset de realidade aumentada que dá ao usuário visão de raio-X. O headset combina visão computacional e percepção sem fio para localizar automaticamente um item específico que está oculto, como por exemplo: dentro de uma caixa ou debaixo de uma pilha, e então orientar o usuário a recuperá-lo.

De acordo com o MIT News, o sistema utiliza sinais de radiofrequência (RF), que podem passar por materiais comuns como caixas de papelão, recipientes de plástico ou divisórias de madeira, para encontrar itens ocultos que foram rotulados com etiquetas RFID, que refletem os sinais enviados por uma antena de RF.

96% de precisão

O headset  direciona o usuário enquanto ele caminha por uma sala em direção ao local do item, que aparece como uma esfera transparente na interface de realidade aumentada (AR). Uma vez que o item está na mão do usuário, o headset, chamado X-AR, verifica se ele pegou o objeto correto.

Quando os pesquisadores testaram o X-AR em um ambiente semelhante a um depósito, o headset conseguiu localizar itens ocultos com uma precisão de 9,8 centímetros, em média. E verificou que os usuários pegaram o item correto com 96% de precisão.

O X-AR pode ajudar os funcionários do armazém de comércio eletrônico a encontrar rapidamente itens em prateleiras desordenadas ou enterrados em caixas, ou identificando o item exato para um pedido quando muitos objetos semelhantes estão na mesma caixa. Também pode ser usado em uma instalação de fabricação para ajudar os técnicos a localizar as peças corretas para montar um produto.

“Todo o nosso objetivo com este projeto era construir um sistema de realidade aumentada que permitisse ver coisas que são invisíveis – coisas que estão em caixas ou cantos – e, ao fazer isso, pode guiá-lo em direção a elas e realmente permitir que você veja o mundo físico de maneiras que não eram possíveis antes”, diz Fadel Adib, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, diretor do grupo Signal Kinetics no Media Lab e autor sênior de um artigo em X-AR.


Continua depois da publicidade


Confira o vídeo (em inglês) da tecnologia no MIT:

Gostou? Então compartilhe: