Logomarca Indústria 4.0

Caso de Sucesso: Com apoio da CERTI, Exatron traça plano para chegar à manufatura avançada

Empresa pôs em prática planos de ação para ser alinhar à Indústria 4.0.

Por: Redação CIMM      Exclusiva 15/12/2022 

A Exatron, empresa especializada em produtos eletroeletrônicos de automação residencial, otimizou sua operação e traçou um plano de desenvolvimento alinhado ao conceito Indústria 4.0, em parceria com a CERTI

A empresa localizada na cidade de Porto Alegre (RS) foi fundada em 1984, e desde então desenvolve produtos para a área de automação predial e residencial com foco em economia de energia, tais como como sensores de presença, interruptores, relés fotoelétricos, entre outros. Ao firmar a parceria com a Fundação CERTI, o objetivo inicial era desenvolver um projeto para elevar o nível de produtividade de suas linhas, e é sobre esse processo que falaremos a seguir.

O estudo em conjunto culminou em 20 planos de ação para a empresa atingir o conceito de manufatura avançada. Além disso, foi feito um layout da nova unidade da empresa no Parque Canoas de Inovação, que trará mais eficiência à operação, reduzindo erros e otimizando a produção. Outro ganho da Exatron foi um Roadmap com 35 tecnologias que podem ser aplicadas em médio ou longo prazo na empresa. 

Isso vai permitir que a empresa possa inovar em sua operação, produtos e tecnologias no futuro, se aproximando cada vez mais da excelência 4.0.

Gestão da Qualidade: primeiro passo rumo à evolução

Um dos passos mais importantes para tal, foi a aplicação de um sistema de auxílio na Gestão da Qualidade. Neste quesito, a CERTI ajudou o negócio a:

  • Não perder tempo com montagem de produto com defeito;
  • Economizar ao passo que os erros são mapeados no momento da ocorrência;
  • Ter uma visão real e em tempo real da qualidade da sua fábrica. 

Para aplicar o sistema foram seguidos três passos.O primeiro foi um mapeamento dos processos para identificar as áreas com maior potencial de se desenvolver rumo à manufatura avançada e à indústria 4.0. Neste momento, foram identificados os gargalos e mapeadas as tecnologias que ajudariam a minimizá-los.


Continua depois da publicidade


O segundo passo, portanto, foi um estudo da viabilidade técnica e financeira das soluções e o entendimento das que teriam melhor retorno a curto prazo. Nesse momento, chegou-se a conclusão que um sistema de rastreabilidade de inspeções e auxílio à gestão da qualidade era a solução com maior potencial de ganhos. Nesse caso, os sistemas automatizam os resultados das inspeções realizadas nas placas eletrônicas.

Assim, a terceira, e última, etapa do projeto foi o desenvolvimento e implantação do Sistema de Coleta de Defeitos para auxílio à Gestão da Qualidade. Este sistema faz parte de uma metodologia que a CERTI apresentou à Exatron, para garantir a máxima qualidade dos produtos na linha de produção, segundo a fundação. Nesse contexto, novas rotinas de testes, etapa a etapa, são possíveis. Assim, os erros passam a ser identificados no momento em que ocorrem, são registrados e imediatamente encaminhados para o departamento de reparos.

Ainda de acordo com a CERTI, com a finalização do projeto, a empresa estará apta a replicar os processos com outros produtos e em outros setores. O trabalho da Fundação serviu como o pontapé inicial para uma quebra de paradigmas na Exatron e o início de novos caminhos rumo à Indústria 4.0.

A aplicação dos conceitos de Manufatura Avançada e o desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade foi totalmente personalizado, pensado na linha de produção da Exatron, mas pode ser customizado de acordo com a realidade de outras fábricas.

 

Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: