Logomarca Indústria 4.0

Curso de capacitação em Inteligência Artificial da ABDI e I2A2

Curso gratuito de capacitação em Inteligência Artificial começa em dezembro de 2022; as inscrições estarão abertas até o dia 20 de novembro.

Por: Imprensa I2A2      16/11/2022 

O Instituto de Inteligência Artificial Aplicada (I2A2) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promoverão capacitação e mentoria sobre Inteligência Artificial. Destinado a profissionais da indústria, este curso visa abordar questões relacionadas à manutenção industrial. O programa acontecerá de forma online e terá início na primeira semana de dezembro de 2022. As inscrições já estão abertas

Com duração de um ano, o programa é dividido em seis meses de treinamento e seis meses de mentoria para finalização de um projeto no ambiente de trabalho do aluno. São 20 vagas disponíveis e o curso terá 50 horas de encontros síncronos e 72 horas de consultoria para acompanhamento da evolução dos projetos e orientações gerais para a implementação. Ministradas pela equipe do I2A2, as aulas terão atividades relacionadas ao trabalho dos alunos e mentorias para o desenvolvimento dos cases.

Qualificar profissionais

O intuito é suprir a alta demanda de profissionais qualificados em tecnologias baseadas em inteligência artificial para aumentar a competitividade da indústria brasileira. Podem se inscrever quaisquer profissionais que trabalhem na indústria. Os inscritos aprovados no processo seletivo precisarão ser liberados pela empresa para realizar o treinamento durante o horário de expediente.

Segundo Celso de Azevedo, diretor do I2A2, “a parceria entre a ABDI e o I2A2 trará a capacidade de ampliar a transferência de conhecimentos sobre inteligência artificial e automação, aumentando também a quantidade de multiplicadores, fazendo com que um ciclo virtuoso se estabeleça na indústria brasileira, fortalecendo a competitividade do Brasil nesse setor no mercado global”.


Continua depois da publicidade


Bruno Jorge, gerente de Difusão de Tecnologia da ABDI, explica que “durante o curso será definido um projeto-piloto para cada empresa participante e, ao fim do treinamento, os alunos serão incentivados a se tornarem multiplicadores e a implantar as soluções em suas empresas”. 

Bruno também destaca a importância da parceria para o impulsionamento das tecnologias da Indústria 4.0. “Uma das barreiras que o Brasil enfrenta na implementação da IA é a ausência de profissionais prontos para trabalhar com a tecnologia. Com o curso e a mentoria, conseguimos, em pouco tempo, alcançar um bom número de empresas que vão passar a contar com bons projetos e corpo técnico mais preparado para os desafios da indústria do futuro”, afirma.

Leia também: Pandemia potencializa falta de mão de obra qualificada na indústria

Fundado em 2016, com sede em Ribeirão Preto (SP), o I2A2 tem objetivo de capacitar gratuitamente mão de obra de alto nível em inteligência artificial. Atualmente com escritório em Toronto, no Canadá, a entidade é parceira da Concordia University, de Montreal. No Brasil, além da ABDI, mantém parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Requisitos

Para se candidatar, é necessário que o interessado esteja trabalhando na indústria. A empresa empregadora terá que liberar o funcionário para estudar e desenvolver o projeto durante o expediente. Não é exigida escolaridade mínima, mas é recomendável alguma familiaridade com matérias do ensino médio como álgebra linear e probabilidades e do ensino superior como geometria analítica e vetorial e cálculo diferencial e integral, além de alguma experiência com linguagens de programação.

A avaliação será feita a partir das respostas apresentadas pelo candidato no formulário de inscrição, que vai gerar pontuação e classificar os 20 primeiros colocados.

Gostou? Então compartilhe: