Logomarca Indústria 4.0

Drones constroem em 3D enquanto voam como abelhas; veja vídeo

Impressão 3D em voo, inspirado em abelhas e vespas, ajuda na Construção Civil; projeto envolve cientistas do Imperial College London.

Por: Redação CIMM      10/10/2022 

Cientistas do Imperial College London, na Inglaterra, em parceria com o Laboratório Federal de Ciência e Tecnologia de Materiais (Empa), na Suíça, desenvolveram drones que conseguem construir e reparar estruturas em 3D enquanto voam. 

De acordo com a Universidade de Bath, os drones voadores, que empregam métodos de construção coordenados, foram inspirados em construtores naturais como abelhas e vespas.

Eles podem ser utilizados ​​para reparar e construir em locais de difícil acesso ou perigosos, como edifícios altos ou para ajudar na construção de socorro pós-desastres, dizem os pesquisadores.

O projeto, liderado pelo Imperial College London, também envolveu pesquisadores de Bath. Dr. Wenbin Li, do Departamento de Ciência da Computação, começou a trabalhar no projeto enquanto estava no Imperial College London e desde então mudou-se para Bath. 

Ele trabalhou no desenvolvimento da autonomia dos drones, para que pudessem transportar os materiais e controlar seus movimentos com precisão para imprimir objetos em 3D.

Drones trabalham como abelhas

Os drones da frota, conhecidos coletivamente como Aerial Additive Manufacturing (Aerial-AM), trabalham cooperativamente a partir de um único projeto, adaptando suas técnicas à medida que avançam. Eles são totalmente autônomos durante o voo, mas são monitorados por um controlador humano que verifica o progresso e intervém se necessário, com base nas informações fornecidas pelos drones.

Os pesquisadores dizem que a impressão 3D em voo abre portas que levarão à fabricação no local e à construção em locais de difícil acesso ou perigosos, como edifícios altos.

Mirko Kovac, professor de engenharia de materiais, autor principal do estudo, disse: “Provamos que os drones podem trabalhar de forma autônoma e em conjunto para construir e reparar edifícios, pelo menos no laboratório. Nossa solução é escalável e pode nos ajudar a construir e reparar prédios em áreas de difícil acesso no futuro”.


Continua depois da publicidade


 


Em tempo real

Para testar o conceito, os pesquisadores testaram quatro misturas semelhantes a cimento para os drones construírem. Ao longo da construção, os drones avaliaram a geometria impressa em tempo real e adaptaram seu comportamento para garantir que atendessem às especificações de construção, com precisão de fabricação de cinco milímetros. 

Gostou? Então compartilhe: