A gigante do setor de revestimentos cerâmicos, Dexco, iniciou a construção de uma nova fábrica em Botucatu, cidade paulista da região centro-sul do estado, a 235 km da Capital. O investimento será de R$ 600 milhões e a unidade produzirá até 10 milhões de m² por ano, para as marcas Ceusa e Portinari, de placas cerâmicas de grandes formatos, que podem substituir chapas de mármore em bancadas e fachadas.
A construção da nova fábrica começou em janeiro e será acelerada nos próximos meses. No 3º trimestre, o ritmo no canteiro de obras deve atingir o ápice. A Dexco planeja iniciar a operação da primeira linha de produção em Botucatu já no ano que vem.
O empreendimento conta com apoio da InvestSP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. Ela assessorou a Dexco em questões cruciais para a instalação da nova planta nas áreas ambiental, tributária e de infraestrutura.
“É uma região com logística privilegiada, com hidrovia, ferrovia, aeroporto e cortada por rodovias importantes, como a Castello Branco e a Marechal Rondon. Além disso, oferece mão de obra qualificada, conta com Fatec e Etec e é um importante polo de inovação, com parque tecnológico e incubadoras. Ou seja, há toda uma estrutura que torna não apenas a região, mas o estado de São Paulo atrativo para as empresas”, diz o vice-presidente Executivo da InvestSP, Torquato Jardim.
A questão da inovação é destaque até porque essa será a primeira fábrica da Dexco com tecnologia 4.0. Todas as linhas iniciarão os trabalhos já robotizadas, com apontamentos online, autodiagnóstico de máquinas e prontuários para a manutenção via mobile.
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“A região foi escolhida pela distribuição, o custo logístico e maior proximidade com os mercados em expansão do Centro-Oeste e Nordeste do país, além de maior disponibilidade de gás natural. Além disso, outro fator importante para a decisão foi a proximidade com outras fábricas da companhia, como a de pisos laminados de madeira em Agudos (SP) e a de louças e metais em Jundiaí (SP), podendo, assim, oferecer soluções completas aos consumidores e clientes”, explica Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Dexco.
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