Foram dois anos de pesquisa até a Siemens lançar uma nova solução para a antecipação de problemas em inversores de frequência, dispositivos eletrônicos compostos por uma série de circuitos eletrônicos e de potência que permitem controlar e variar a velocidade, posição e ou torque de um motor elétrico. Por ser eficiente, robusto, durável, além de prolongar a vida útil dos motores, executando a proteção, trata-se de um equipamento amplamente empregado na indústria.
A ferramenta criada pela companhia se baseia em software CS Advisor, ancorada no MindSphere, sistema operacional aberto para a Internet das Coisas que permite a conexão de equipamentos e aproveita os grandes volumes de dados gerados pelos ativos para obter insights sobre as linhas de produção.
A inovação permite um diagnóstico remoto do funcionamento dos inversores, equipamentos que são, em sua maioria, o cerne principal da produção de um cliente e que, se parados, provocam prejuízo imediato.
A proposta nasceu do próprio objetivo da empresa, focada em inovação e digitalização. Em ações de monitoramento contínuo com clientes, a divisão Digital Industries detectou que poderia ir além e trazer mais uma funcionalidade para antecipação de problemas.
Para chegar até a versão final, a companhia conduziu um projeto-experiência da ferramenta entre setembro de 2020 e setembro de 2021. O piloto ocorreu dentro de um cliente da indústria do setor madeireiro no sul do Brasil, que, segundo a Siemens, enfrentava algumas adversidades em sua linha de produção. Com a possibilidade de usar a solução, a equipe da multinacional fez o diagnóstico e já se deslocou da base, em São Paulo, com o foco necessário para agir. Foram economizados tempo de análise in loco e, consequentemente, recursos do cliente.
Continua depois da publicidade |
“Estamos vivendo a era de ouro da transformação digital das indústrias. Os recursos da digitalização estão cada vez mais acessíveis e, muitas vezes, sua implementação beneficia rapidamente o negócio, como é o caso do CS Advisor”, diz André Braga, especialista em produtos da Siemens, que ao lado da equipe, vêm estudando como implementar a solução desde 2018.
Conforme a companhia, as novas rotinas impostas pela pandemia da Covid-19, que aceleraram a busca por soluções mais inovadoras, também colaborou para o desenvolvimento da iniciativa.
Gostou? Então compartilhe: