Há seis anos, a empresa de consultoria americana McKinsey publicou um relatório de pesquisa intitulado The Internet of Things: Mapping the value beyond the hype. O estudo buscou mapear o valor econômico potencial da IoT até 2025, bem como os desafios da Internet of Things (Internet das Coisas) em toda a economia global.
Em novembro de 2021, a empresa publicou um novo relatório, só que dessa vez intitulado The Internet of Things: Catching up to an accelerating opportunity. Neste estudo, o grupo mostrou quanto do potencial econômico foi capturado até então e qual é a capacidade de evolução de IoT para os próximos anos.
Neste post, explicaremos quais eram as expectativas para o grupo McKinsey em 2015 e o que a empresa de consultoria americana espera em relação ao grau de relevância e valor econômico da IoT até o ano de 2030. Também mostraremos o que as empresas da indústria 4.0 precisam fazer para aproveitar todas as potencialidades da IIoT.
Segundo o relatório de 2015, o grupo Mckinsey estimava que a IoT teria um impacto econômico potencial total entre US$ 3,9 trilhões e US$ 11,1 trilhões por ano até 2025.
Dos nove setores onde o valor poderia acumular, a gestão de operações e manutenção preventiva representaria cerca de US$ 3,7 trilhões, a saúde e a segurança, US$ 1,7 trilhão, e o monitoramento e gerenciamento de doenças, US$ 1,6 trilhão.
O departamento responsável pelo relacionamento com o cliente poderia acumular US$ 1,2 trilhão, enquanto logística e veículos autônomos, US$ 0,9 trilhão. Desenvolvimento de aplicativos e sites somariam US$ 0,9 trilhão, a manutenção de veículos US$ 0,7 trilhão e gestão de energia e segurança, US$ 0,3 trilhão. Monitoramento de trabalhadores e treinamentos concentrariam US$ 0,2 trilhão.
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Ainda no relatório, o grupo apontou que os aplicativos B2B provavelmente ganhariam mais valor do que os B2C, representando quase 70%. E que as economias em desenvolvimento poderiam gerar quase 40% do valor econômico potencial da IoT até 2025.
Para as empresas lidarem com os impactos da pandemia e as transformações no mercado IoT, seria necessário investimentos em inovação tecnológica e modelos de negócios. Também em mobilidade, capacitação de equipe e até contratação de novos talentos.
A última pesquisa realizada pela Mckinsey mostrou que o mercado de IoT cresceu, mas não tanto quanto o grupo esperava em 2015. A disseminação do vírus SARS-CoV-2, que causa COVID-19 e resultou na pandemia, foi uma das causas para esse atraso.
Descobriram então que, até 2030, o cenário fabril será detentor da maior quantidade de valor econômico potencial da IoT. Ele pode gerar entre US$ 1,4 trilhão e US$ 3,3 trilhões, ou seja, 26% do total. O maior potencial de criação nesse cenário será otimizar as operações na manufatura, bem como gestão de ativos e pessoas.
O cenário de saúde humana assumirá a segunda colocação, com praticamente 10 a 14% do valor econômico estimado. Representará, assim, de US$ 0,5 trilhão a US$ 1,8 trilhão até 2030. Nesse caso, o valor de IoT envolve aplicações que são implantadas e afetam o corpo humano.
A otimização de operação e produtividade humana podem incluir cerca de 56% do valor econômico de IoT. Enquanto a saúde e condições baseadas em manutenção estão estimadas em torno de 15 e 12%, respectivamente.
Para o cenário envolvendo máquinas e veículos autônomos, que incluem automação de condução parcial ou autonomia de dois níveis, o esperado é de 37% entre 2020 e 2030. E a aplicação de sistemas de segurança nos veículos contribuirá com cerca de US$ 130 bilhões a US$ 140 bilhões para o valor potencial até 2030.
Os aplicativos B2B deterão maior valor de IoT, com até 65% do valor econômico potencial (cerca de US$ 3,4 trilhões no cenário low-end e US$ 8,1 trilhões no cenário high-end). No entanto, as aplicações B2C não ficarão para trás e também vão crescer, já que os consumidores estão buscando cada vez mais soluções de automação residencial.
Além do crescimento do PIB e preços do petróleo, que são influentes para a IoT, existem outros fatores que exerceram influência no mercado de Internet das Coisas, tais como:
De acordo com o grupo Mckinsey, as empresas que tiveram sucesso na hora de escalar a IoT seguiram os seguintes passos:
Certamente, o mercado de IoT continuará crescendo. Isso significa que as empresas da Indústria 4.0 precisam adaptar seus negócios, mindset e fluxo de trabalho o quanto antes para acompanhar a transformação digital. Também para sobressair perante o cenário competitivo.
*Artigo publicado originalmente no Blog da ABII.
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