Pesquisa indica que plataformas digitais estão ajudando na construção de indústrias mais sustentáveis

Por: Assessoria de Imprensa      28/10/2021 

Em um mundo cada vez mais pautado pela urgência climática, a maneira como consumimos, fabricamos e protegemos o meio ambiente está no centro das atenções. Neste cenário, a Dassault Systèmes reforça e destaca o papel que as novas tecnologias de digitalização podem representar como uma opção prática para se explorar ambientes virtuais, verificar novas opções de fabricação e reduzir impactos ao planeta, antes mesmo de a produção física começar. 

De acordo com a mais recente pesquisa feita pela Dassault Systèmes, o novo ambiente tecnológico e digital pode ajudar a gerar mais de 60% de economia de tempo para as empresas que utilizam a simulação 3D. Além disso, a análise indica a redução de cerca de 40% nos estoques e de até 50% no tempo gasto com os ciclos de produção.  

Isso significa que, ao utilizar as experiências virtuais, como a simulação 3D e a colaboração em plataformas digitais, a manufatura cada vez mais terá condições de enfrentar seu maior desafio de ruptura dos últimos séculos, conquistando de fato as novas abordagens para ajudar a construir um planeta mais sustentável.  

A partir de plataformas colaborativas, a indústria poderá expandir sua participação, antes limitada a quatro paredes, para uma verdadeira rede global de valor agregado. À medida que as companhias demandam respostas mais ágeis e precisas, por exemplo, soluções digitais e a simulação 3D permitirão ajudar a reduzir custos, diminuindo o uso de matérias-primas, aumentando o reuso de materiais e, ainda, melhorar a performance e o tempo de chegada de produtos ao mercado, sempre de forma íntegra para proteger o meio ambiente. 

Por meio de plataformas digitais 3D e de ambientes Cloud pode aumentar a produtividade e minimizar problemas nos produtos antes mesmo de a produção iniciar. Teremos novos sistemas para integrar empresas com fornecedores e com o mercado como um todo.  


Continua depois da publicidade


Com isso, eventuais práticas inadequadas serão ajustadas prontamente, sempre protegendo os dados e os interesses dos clientes e da sociedade. A simulação digital também trará ganhos imensuráveis, inclusive eliminando maquetes físicas por estudos prévios digitais, capazes de acompanhar o comportamento dos produtos antes de eles estarem disponíveis no mundo real. Dessa forma, essas companhias terão a oportunidade de aumentar o desempenho,  confiabilidade e segurança na criação de protótipos com novos materiais, mais ecológicos e baratos. 

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Empresas aceleram adoção do metaverso industrial em 2024, aponta relatório global

Relatório da Siemens aponta que empresas investem em gêmeos digitais, IoT e IA para integrar soluções do metaverso industrial e impulsionar a transformação digital


MIT desenvolve tecnologia para converter CO₂ em valor industrial

Novo design de eletrodos permite transformar CO₂ em produtos valiosos com viabilidade econômica


Tupy investe R$ 58 milhões para modernizar fábricas e desenvolver motores a etanol

Financiamento do BNDES impulsiona a digitalização das fábricas e o desenvolvimento de motores a etanol para reduzir a pegada de carbono


NVIDIA apresenta Omniverse Blueprint para gêmeos digitais em tempo real

Nova tecnologia transforma simulações industriais com interatividade e eficiência inéditas