Logomarca Indústria 4.0

Bosch investe em AIoT para garantir proteção de dados

Bosch apresenta sua escolha por uma abordagem holística de segurança de AIoT, junção da Inteligência Artificial com a Internet das Coisas.

Por: Assessoria de Imprensa/Bosch      25/08/2021 

 Atualmente, a cibersegurança ganha cada vez mais destaque e importância, principalmente dentro das organizações privadas e públicas. O avanço tecnológico e a conectividade produzem soluções que otimizam variados processos, mas também possibilita diferentes ataques cibernéticos, como exposição de dados e vazamento de informações confidenciais.

No Brasil, entre janeiro e novembro de 2020, houve 275 milhões de ameaças a exposição de dados, segundo a empresa especializada em segurança da informação, Apura. Esse número corresponde a um crescimento de 394% quando comparado ao ano de 2019.

A necessidade de investir em práticas de cibersegurança tornou-se indispensável, uma vez que os ataques são capazes de provocar prejuízos incalculáveis. Segundo dados da Infobase, 40% das empresas estão investindo em tecnologias de IA (Inteligência Artificial), machine learning e automação para melhorar seus programas de segurança cibernética.

“No mundo conectado, a cibersegurança é um conjunto de ações necessárias para construir a confiança, proteger informações e liberar os benefícios de novas tecnologias de forma segura, evitando vazamento de dados e informações. O único meio eficaz para se proteger dos ataques é investir em gestão e ferramentas de cyber security realmente eficazes”, explica Jefferson Simoni, diretor Inovação, AIoT e Digitalização da Bosch América Latina. 

Como a Bosch garante segurança e constrói confiança?

Guiada pelo objetivo de desenvolver tecnologias que facilitem a vida das pessoas e das empresas, a Bosch tem uma abordagem holística de segurança de AIoT – junção da Inteligência Artificial com a Internet das Coisas – que leva em consideração todo o ciclo de vida das soluções e produtos, incluindo processos, requisitos organizacionais e tecnologias aplicadas.


Continua depois da publicidade


A AIoT não se limita apenas a conectar as coisas, mas também participa ativamente dos negócios e da vida privada. A Bosch oferece tecnologias baseadas nesses conceitos que modificam o modo como as pessoas interagem com o mundo a sua volta e inclui a segurança cibernética no desenvolvimento de soluções para os setores que atua, seja na indústria, na logística, no agronegócio, na mobilidade e até mesmo em casa.

Para que haja confiança nesses produtos e soluções, a Bosch acredita que os fornecedores de tecnologia precisam trabalhar juntos para estabelecer um alto padrão de segurança e privacidade na Inteligência Artificial das Coisas. As soluções de AIoT da empresa têm um ciclo de vida de segurança definido juntamente com uma governança de privacidade apropriada, a fim de liberar os benefícios dessas novas tecnologias.

Segurança e confiança em soluções e tecnologias AIoT Bosch

Na área da mobilidade, considerando que os veículos estão cada vez mais conectados, a aplicação de gateways (recurso que permite conexão e comunicação entre diferentes módulos na rede do veículo) diminui o risco de invasões de hackers, que podem tentar invadir o sistema do veículo para manipular dados.

Já na manufatura, a ideia é a mesma: garantir a proteção de informações. Entre outras funções, os controladores industriais da linha ctrlX AUTOMATION, da Bosch Rexroth, que evitam ameaças digitais.

Com relação à segurança predial, assegurar os dados de videomonitoramento de soluções inteligentes de câmeras e softwares com AIoT é tão importante quanto a segurança das pessoas e das instalações que estão sendo protegidas.

“Para garantir a privacidade na era da inteligência artificial, é fundamental que haja o tratamento correto dos dados e da informação, somente assim as pessoas terão confiança na segurança de tecnologias ou soluções conectadas”, destaca Simoni.

Gostou? Então compartilhe: