Logomarca Indústria 4.0

Prêmio ABII 2021 com inscrições abertas para a segunda rodada

Qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 pode participar. Hedro, I3C e Erzinger já estão classificadas para a final em outubro

Por: Comunicação ABII      23/08/2021 

Se a sua empresa fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 você está convidado a participar do Prêmio ABII 2021 inscrevendo seu case até o dia 3 de setembro. O prêmio é realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e reconhecido nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Em sua 4ª edição, funciona como um palco para as empresas mostrarem seus projetos ao mercado.

Neste ano, a grande novidade é que o prêmio é aberto para qualquer empresa interessada em participar. E mesmo as empresas que apresentaram seus cases na primeira rodada e não foram classificadas podem reapresentar os mesmos cases com ajustes ou novos cases na segunda rodada. É uma nova oportunidade para todos! A grande final, com apresentação dos finalistas, ocorre no dia 27 de outubro. Nas etapas classificatórias haverá um time de jurados internos e na etapa final, o time de jurados será externo.

Os jurados da primeira rodada foram José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII e diretor da Pollux Part of Accenture; Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII e pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser de Joinville e professor da divisão de engenharia mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e Marcelo Gramigna, diretor da ABII e Product Manager do segmento manufatura da TOTVS. Todas as etapas do Prêmio ABII 2021 estão sendo realizadas de forma online.

"O prêmio vem a cada ano se consolidando e se firmando como referência em cases que mostram como a transformação digital vem mudando os negócios e gerando novas oportunidades. As experiências destas empresas podem inspirar novas oportunidades também para o seu negócio", destaca Fabrício Petrassem Sousa, líder do GT Negócios da ABII, que organiza o Prêmio neste ano.


Continua depois da publicidade


Hedro, I3C e Erzinger são as empresas que garantiram as primeiras vagas na final com os projetos "Predição de falhas no processo de laminação com monitoramento de dados em tempo real"; Soluções aplicadas na Transformação Digital de uma Industria de Alimentos"; e "Solução em linha contínua de pré-tratamento e pintura com realidade aumentada", respectivamente. A escolha ocorreu em uma live no dia 4 de agosto em que os projetos selecionados na primeira rodada foram apresentados ao público e ao time de jurados.

A 1ª edição do Prêmio ABII foi realizada no ano de 2017 e teve a Embraco (hoje Nidec) como vencedora com o case "diili ‐ plataforma de serviços para refrigeração comercial, através da aplicação de IoT”. A 2ª edição, em 2019, teve a Pollux como vencedora com o projeto "Linha de e-commerce para preparação de pedidos customizados" (desenvolvido para a Dolce Gusto/Nestlé). A 3ª edição, em 2020, também teve a Pollux como vencedora com o projeto "Logística 4.0" (desenvolvido para a tinturaria Florisa). No ano de 2018 foi realizado um desafio que substituiu o prêmio, utilizando um modelo de formação de times compostos por diferentes empresas associadas.

Critérios de avaliação

  1. Facilidade de aplicabilidade no mercado; 
  2. Se gerou novo negócio para empresa ou mercado; 
  3. Quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas; 
  4. Pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos; 
  5. Amplitude de atendimento para empresa ou sociedade; 
  6. Escalabilidade; 
  7. Clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido; 
  8. Indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos; 
  9. Case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil; 
  10. Grau de inovação.

Serviço

O QUÊ: 2ª rodada de inscrições do Prêmio ABII 2021

QUANDO: até 3 de setembro, às 17 horas

COMO: inscrições podem ser feitas neste link.

 

Cronograma das próximas etapas:

2ª Rodada

  • Até 3/9 (17 horas): inscrições de cases para a 2ª rodada.
  • 6/9 a 17/9: período em que a curadoria fará avaliação de todos os cases enviados e definirá 6 classificados da 2ª rodada.
  • 20/9 a 24/9: período em que a ABII fará a divulgação oficial dos 6 cases classificados da 2ª rodada no site e redes sociais da entidade.
  • 29/9 (17 horas): apresentação dos 6 cases classificados da 2ª rodada, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. Definição de 3 cases finalistas por júri interno.

Final

  • 22/10: prazo para que os 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021 revisem e ajustem o material para a apresentação final.
  • 27/10 (17 horas): apresentação final dos 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn.

O vencedor será escolhido por júri externo e divulgado ao final da live após os votos serem computados.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial IoT Consortium). Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII, há cinco anos.

Gostou? Então compartilhe: