Ford e Google se unem para ampliar serviços digitais da montadora

Por: Redação CIMM      04/02/2021 

A Ford e o Google anunciaram nesta segunda-feira (1) uma parceria estratégica para acelerar a transformação digital da Ford e inovar na experiência do veículo conectado. A Ford também nomeou o Google Cloud como seu provedor de nuvem preferido para aproveitar a experiência de classe mundial do Google em dados, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Como parte dessa nova parceria de seis anos - e começando em 2023 - milhões de futuros veículos Ford e Lincoln em todas as faixas de preço serão movidos por Android, com aplicativos e serviços do Google integrados.

Para impulsionar a inovação contínua, a Ford e o Google estão estabelecendo um novo grupo colaborativo, Team Upshift. Aproveitando o talento e os ativos de ambas as empresas, o Team Upshift vai expandir os limites da transformação da Ford, desbloquear experiências personalizadas do consumidor e gerar oportunidades inovadoras baseadas em dados. Isso pode incluir projetos que vão desde o desenvolvimento de novas experiências de varejo ao comprar um veículo, a criação de novas ofertas de propriedade com base em dados e muito mais.

“Enquanto a Ford continua a transformação mais profunda em nossa história com eletrificação, conectividade e direção autônoma, o Google e a Ford juntos estabelecem uma potência de inovação verdadeiramente capaz de fornecer uma experiência superior para nossos clientes e modernizar nossos negócios”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Desde a primeira linha de montagem em movimento até a mais recente tecnologia de assistência ao motorista, a Ford estabeleceu o ritmo de inovação para a indústria automotiva por quase 120 anos”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet. “Temos orgulho de fazer parceria para aplicar o melhor da IA ​​do Google, análise de dados, computação e plataformas de nuvem para ajudar a transformar os negócios da Ford e construir tecnologias automotivas que mantêm as pessoas seguras e conectadas na estrada.”


Continua depois da publicidade


Como provedor de nuvem preferencial e a partir do final deste ano, o Google ajudará a Ford a aproveitar as tecnologias de IA, ML e análise de dados do Google Cloud para acelerar a transformação digital da montadora, modernizar as operações e potencializar as tecnologias de veículos conectados com a nuvem do Google. Com o Google Cloud, a Ford planeja:

  • Melhorar ainda mais as experiências do cliente para clientes com tecnologia diferenciada e serviços personalizados;
  • Acelerar a modernização do desenvolvimento de produtos, manufatura e gerenciamento da cadeia de suprimentos, incluindo a exploração do uso de visão AI para treinamento de funcionários de manufatura e desempenho de equipamentos de fábrica ainda mais confiável;
  • Acelerar a implementação de modelos de negócios baseados em dados, resultando no recebimento de notificações em tempo real pelos clientes, como solicitações de manutenção ou alertas de troca.

A partir de 2023, os clientes da Ford e da Lincoln em todo o mundo começarão a se beneficiar de experiências digitais exclusivas construídas sobre o sistema operacional Android e com aplicativos e serviços do Google integrados, que incluem mapa de classe mundial e tecnologia de voz:

  • Com o Google Assistente, os motoristas podem manter os olhos na estrada e as mãos no volante realizando tarefas apenas com a voz.
  • Com o Google Maps como a navegação principal dos veículos, os motoristas podem chegar ao destino mais rapidamente com informações sobre trânsito em tempo real, redirecionamento automático, orientação de faixa e muito mais.
  • Com o Google Play, os motoristas terão acesso aos seus aplicativos favoritos para ouvir música, podcasts, audiolivros e muito mais. Esses aplicativos são otimizados e integrados para uso no veículo.
  • O Android no carro também permite que a Ford e outros desenvolvedores criem aplicativos que proporcionam uma experiência de propriedade cada vez mais personalizada e em constante melhoria.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial, mostra pesquisa

No total, 54% dos brasileiros relataram que utilizaram IA generativa em 2024


Smart Factory: Conheça projetos de IoT, IA e RA aprovados em chamada do Brasil Mais Produtivo

Os projetos vão receber R$ 16,4 milhões para impulsionar a transformação digital de micro, pequenas e médias indústrias do país pelo Brasil Mais Produtivo


Líderes da indústria de telecomunicações desenvolverão redes sem fio nativas de IA para 6G

T-Mobile, MITRE, Cisco, ODC e Booz Allen Hamilton colaborarão no desenvolvimento do stack de rede na plataforma NVIDIA AI Aerial


Indústria de manufatura está na vanguarda da transformação digital, aponta pesquisa

Relatório da KPMG revela que o setor apresenta os mais altos níveis de maturidade digital em diversas categorias tecnológicas em comparação com outros setores