Continental fortalece sua capacidade de produção com impressão 3D

Centro de Competência em Design e Manufatura Aditiva da Continental abriga hoje algumas das tecnologias mais avançadas do mundo de manufatura aditiva de nível industrial.

Por: GP Comunicação/Stratasys      23/11/2020 

Apesar de ser mais conhecida como uma das principais fabricantes de pneus no mundo, a Continental AG, por meio de sua divisão Continental Engineering Services (CES), possui um portfólio de soluções ainda mais amplo, que inclui a produção de peças automotivas, soluções de conectividade, direção automatizada e serviços de mobilidade e é nessa divisão que a empresa está investindo na manufatura aditiva da Stratasys com materiais FDM diferenciados para fabricação de suas peças.

Recentemente a CES, responsável pela fabricação de componentes, protótipos e pequenas peças em série para clientes externos, bem como soluções internas para a linha de produção e máquinas da Continental, teve sua oferta de serviços e recursos de fabricação reforçada com a construção de um Centro de Competência em Design e Manufatura Aditiva (ADaM). Isso ocorreu, principalmente, devido à chegada de uma impressora 3D FDM® de nível industrial Stratasys Fortus 450mc™, usada para fabricar peças de produção, protótipos e, inclusive, gabaritos e acessórios para as máquinas da linha de produção da Continental.

"Selecionamos cuidadosamente as tecnologias de manufatura aditiva em nosso Centro de Competência de acordo com suas capacidades e desempenho, para que possamos adotá-las na maior variedade possível de aplicações. A Fortus 450mc destaca-se em nosso portfólio, pois nos permite acessar materiais altamente especializados, como a resina ULTEM™ 9085 e ABS-ESD7™, que atendem aos requisitos exigentes de produção no chão de fábrica", conta Stefan Kammann, chefe de Amostras e Soluções Mecânicas da Continental Engineering Services. Ele explica que a impressora da Stratasys é a única capaz de criar peças de produção compatíveis com Descargas Eletrostáticas (ESD) em muito pouco tempo.


Continua depois da publicidade


De acordo com a empresa, a Fortus 450mc pode produzir peças em apenas algumas horas, o que significa que a equipe pode configurar os trabalhos de impressão 3D para serem realizados durante a noite e ter as peças finalizadas em suas mãos na manhã seguinte. Isso proporciona à equipe muito mais agilidade na produção, principalmente, no que diz respeito às peças de reposição.

"Com a Fortus 450mc, fabricamos rapidamente ferramentas de produção e peças sobressalentes em termoplásticos de alto desempenho, que funcionam da mesma forma que as fabricadas tradicionalmente. Isso aumenta a produtividade da fábrica, pois não é preciso deixar um equipamento parado por falta de peças de reposição. Assim, mantemos a produção com pouca, ou nenhuma ociosidade das máquinas", explica.

Além disso, uma vez que a Continental Engineering Services trabalha com diversos componentes eletrônicos em seu chão de fábrica - que podem ser danificados por descargas eletrostáticas do contato com peças de maquinário -, ela utiliza com sucesso o material ABS-ESD7 para evitar esse tipo de problema.

"As ESDs podem danificar os produtos, prejudicar o desempenho ou até mesmo causar uma explosão ou incêndio, e para que isso não aconteça, muitos acessórios e ferramentas fabricados internamente são impressos com o material ABS-ESD7, que atende aos padrões de descarga eletrostática necessários ao manuseio de peças eletrônicas sensíveis - ao mesmo tempo que oferece durabilidade e estabilidade", conta.

Um exemplo disso é a produção de displays automotivos. "Podemos imprimir em 3D o gabarito de colagem para a montagem do display automotivo com material ABS-ESD7, o que significa que temos uma solução interna rápida, segura, que evita descargas eletrostáticas e é customizável. Isso garante não só uma produção rápida e contínua, mas também mostra como buscamos a melhor tecnologia para resolver os desafios de fabricação que enfrentamos", comenta.

Ao adotar a Fortus 450mc em suas operações de produção, a Continental elevou a produção de peças automotivas ao próximo nível, resultando em economia na produção e rápida entrega de peças de alta qualidade, com os atributos de materiais necessários para atender às suas demandas.

"A impressora da Stratasys integrou-se perfeitamente em nossas soluções de produção e serviços, em um momento em que vemos uma crescente demanda dos clientes por peças impressas em 3D, portanto, continuaremos a explorar maneiras de expandir ainda mais o uso dessa tecnologia no design e na produção para garantir a melhoria do nosso escopo de trabalho", finaliza.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Impressão 3D transforma fabricação e restauração de veículos históricos nos EUA

Com tecnologias de manufatura aditiva, a C.J. Moyna & Sons superou desafios de produção, ampliou sua inovação e preservou veículos históricos da construção civil


Nestlé Brasil inaugura "mini fábrica" para autoprodução de peças de reposição para linhas de operação

Centro de Manufatura Aditiva opera com impressão 3D de componentes para reparos nos processos de fabricação de máquinas de café profissionais vendidas em todo o país


Aumento de armas impressas em 3D amplia debate sobre regulamentações nos EUA

O assassinato do CEO da UnitedHealthcare evidencia os riscos das armas fabricadas privadamente por impressoras 3D


Tupy investe R$ 58 milhões para modernizar fábricas e desenvolver motores a etanol

Financiamento do BNDES impulsiona a digitalização das fábricas e o desenvolvimento de motores a etanol para reduzir a pegada de carbono