Logomarca Indústria 4.0

Mercedes e NVIDIA constroem arquitetura de computação definida por software para condução automatizada

Por: Assessoria de Imprensa/Mercedes-Benz      26/06/2020 

A Mercedes-Benz e a NVIDIA planejam entrar em cooperação para criar um sistema de computação em veículo revolucionário e infraestrutura de computação em IA. A partir de 2024, isso será implementado em toda a frota de veículos Mercedes-Benz da próxima geração, permitindo-lhes funções de direção automatizadas e atualizáveis.

Trabalhando juntas, as empresas planejam desenvolver a arquitetura de computação mais sofisticada e avançada já implantada em um automóvel.

A nova arquitetura definida por software será construída na plataforma NVIDIA DRIVETM e será padrão na frota de próxima geração da Mercedes-Benz, permitindo funcionalidades de direção automatizadas de ponta. Uma característica principal será a capacidade de automatizar a condução de rotas regulares de endereço para endereço. Além disso, haverá inúmeras aplicações futuras de segurança e conveniência. Os clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicativos de software e serviços de assinatura por meio de atualizações de software aéreas durante a vida útil do carro.

“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Mercedes-Benz. É o parceiro perfeito para nós, dado seu longo histórico de inovação e nosso forte relacionamento técnico. Está claro em nossas extensas discussões com Ola e sua equipe, que compartilhamos uma visão comum do automóvel do futuro. Juntos, revolucionaremos a experiência de propriedade do carro, tornando o software do veículo programável e atualizável continuamente por meio de atualizações sem fio. Todo futuro Mercedes-Benz com o sistema NVIDIA DRIVE virá com uma equipe de engenheiros especializados em IA e software, desenvolvendo, aprimorando e aprimorando continuamente o carro ao longo de sua vida útil”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.


Continua depois da publicidade


“Estamos muito satisfeitos por podermos ampliar nossa cooperação com a NVIDIA. Jensen e eu nos conhecemos bem e passamos muito tempo conversando sobre os objetivos e o potencial da arquitetura de computação de veículo da próxima geração. Essa nova plataforma se tornará um sistema eficiente, centralizado e definido por software em nossos futuros veículos Mercedes-Benz. A arquitetura de computação de IA da NVIDIA nos ajudará a otimizar nossa jornada em direção à direção autônoma. Esses novos recursos e atualizações serão baixados da nuvem, melhorando a segurança, aumentando o valor e ampliando a alegria da propriedade para todos os clientes da Mercedes-Benz", disse Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.

Uma nova arquitetura de computação

As funções de direção automatizada nos futuros carros Mercedes-Benz serão equipadas com a plataforma DRIVE da próxima geração da NVIDIA. O SoC (sistema em chip de computador), chamado Orin, é baseado na recentemente anunciada arquitetura de supercomputação NVIDIA Ampere. A plataforma NVIDIA DRIVE inclui uma pilha de software de sistema completa projetada para aplicativos de IA de direção automatizada. A NVIDIA e a Mercedes-Benz desenvolverão em conjunto as aplicações de veículos automatizados e de IA, que incluem os níveis SAE Nível 2 e 3, bem como funções de estacionamento automatizadas (até o Nível 4).

Os recursos de última geração do novo sistema serão aproveitados com foco total na segurança. À medida que a estrutura regulamentar e de tecnologia se desenvolver, será possível atualizar todos os carros através do ar para permitir novas funções de direção automatizadas. Conveniência e outros recursos de segurança também estarão disponíveis.

Para desenvolver os novos modelos, as duas empresas utilizarão as soluções NVIDIA DRIVE Infrastructure para permitir o desenvolvimento orientado a dados e o desenvolvimento de redes neurais profundas para atender aos requisitos das regiões e domínios operacionais em que os carros estarão disponíveis.

Gostou? Então compartilhe: