Inovação e Processos

O que é a Indústria 4.0 e o que ela contribui para a minha empresa?

Por: Click Bahia       08/11/2019

A tecnologia desempenha um papel importante em muitas áreas de nossas vidas, possibilitando que o acesso à informação seja cada vez mais rápido, produzindo uma transformação na maneira como consumimos e nos relacionamos com os dados . O ambiente de negócios está se envolvendo mais nessa constante evolução tecnológica. O setor industrial vem incorporando gradualmente maiores usos de automação e conectividade.

O conceito da Indústria 4.0 se refere a alguns aspectos que você certamente ouviu: quarta revolução industrial, indústria inteligente, indústria interconectada ou indústria cibernética . Todas essas definições se referem ao uso de tecnologias para tornar o processo de fabricação mais ágil, flexível e perceptível para os clientes. 

Mas certamente você está interessado em saber o que implica uma quarta revolução no setor, quais são seus benefícios e como você pode implementá-la em seus negócios.

O que é a indústria 4.0?

O conceito de indústria 4.0 refere-se à chamada quarta revolução industrial . Isso envolve a transformação digital da indústria, com a integração e digitalização de todos os processos industriais que compõem a cadeia de valor , caracterizados por sua adaptabilidade, flexibilidade e eficiência que permitem atender às necessidades dos clientes no mercado atual.


Continua depois da publicidade


O setor 4.0 representa um salto qualitativo na organização e controle de todo o valor da cadeia ao longo do ciclo de vida da fabricação e entrega do produto. Isso produz uma mudança de paradigma para as indústrias, como a Deloitte University Press explica em seu vídeo

O setor 4.0 utiliza tecnologias digitais para reagir mais rapidamente às mudanças do mercado, oferecer produtos mais personalizados e aumentar a eficiência operacional .

Essa mudança de paradigma no setor 4.0 é baseada nos seguintes princípios :

 Interoperabilidade: a capacidade de comunicação de todos os elementos da fábrica, sistemas ciber-físicos, robôs, sistemas de informações corporativas, produtos inteligentes e pessoas, além de sistemas de terceiros.

Descentralização: a capacidade de projetar subprocessos autônomos dentro da fábrica com elementos ciber-físicos com capacidade de tomar decisões autonomamente.

 Análise em tempo real: a capacidade de coletar e analisar grandes quantidades de dados (Big Data) que permitem o monitoramento, controle e otimização de processos, facilitando qualquer resultado e decisão derivada do processo imediatamente e a qualquer momento.

 Virtualização: a capacidade de gerar uma cópia virtual da malha coletando dados e modelando processos industriais (físicos), obtendo modelos de plantas virtuais e modelos de simulação.

 Orientação ao serviço: a capacidade de transferir o novo valor gerado para o cliente na forma de novos serviços ou serviços aprimorados com a exploração de novos modelos de negócios disruptivos.

 Modularidade e escalabilidade: flexibilidade e elasticidade para se adaptar às necessidades da indústria e dos negócios em todos os momentos, com a capacidade de escalar a capacidade técnica do sistema de acordo com os requisitos técnicos exigidos pela evolução da demanda de negócios em cada caso.

 

Quais são os benefícios do setor 4.0? 

Maior produtividade e melhor gerenciamento de recursos.
Tomada de decisão mais eficiente com base em informações reais .
Processos produtivos otimizados e integrados
Aumente a flexibilidade para obter uma produção em massa e personalizada em tempo real.
Comunicação direta entre clientes e organizações , o que significa que podemos entender melhor o que os clientes precisam.
Redução do tempo de fabricação, tanto no design de novos produtos quanto no merchandising deles.
Redução do percentual de defeitos ou encolhimento nas fábricas, pois será possível testar os protótipos de maneira virtual e as linhas de montagem serão otimizadas.


Comentários

 


Notícias Relacionados

A inevitável chegada da indústria 4.0 e seu impacto no setor elétrico - Imagem: Reprodução
Inovação e Processos

A inevitável chegada da indústria 4.0 e seu impacto no setor elétrico

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, pelo menos sete em cada dez empresas brasileiras utilizam uma tecnologia digital.
Formóbile 2020 terá espaço dedicado à indústria 4.0 - Imagem: Reprodução
Eventos

Formóbile 2020 terá espaço dedicado à indústria 4.0

Visitantes poderão assistir a debates, palestras e exposições sobre o tema


Publicidade »

Publicidade »