A tecnologia desempenha um papel importante em muitas áreas de nossas vidas, possibilitando que o acesso à informação seja cada vez mais rápido, produzindo uma transformação na maneira como consumimos e nos relacionamos com os dados . O ambiente de negócios está se envolvendo mais nessa constante evolução tecnológica. O setor industrial vem incorporando gradualmente maiores usos de automação e conectividade.
O conceito da Indústria 4.0 se refere a alguns aspectos que você certamente ouviu: quarta revolução industrial, indústria inteligente, indústria interconectada ou indústria cibernética . Todas essas definições se referem ao uso de tecnologias para tornar o processo de fabricação mais ágil, flexível e perceptível para os clientes.
Mas certamente você está interessado em saber o que implica uma quarta revolução no setor, quais são seus benefícios e como você pode implementá-la em seus negócios.
O que é a indústria 4.0?
O conceito de indústria 4.0 refere-se à chamada quarta revolução industrial . Isso envolve a transformação digital da indústria, com a integração e digitalização de todos os processos industriais que compõem a cadeia de valor , caracterizados por sua adaptabilidade, flexibilidade e eficiência que permitem atender às necessidades dos clientes no mercado atual.
O setor 4.0 representa um salto qualitativo na organização e controle de todo o valor da cadeia ao longo do ciclo de vida da fabricação e entrega do produto. Isso produz uma mudança de paradigma para as indústrias, como a Deloitte University Press explica em seu vídeo
O setor 4.0 utiliza tecnologias digitais para reagir mais rapidamente às mudanças do mercado, oferecer produtos mais personalizados e aumentar a eficiência operacional .
Essa mudança de paradigma no setor 4.0 é baseada nos seguintes princípios :
- Interoperabilidade: a capacidade de comunicação de todos os elementos da fábrica, sistemas ciber-físicos, robôs, sistemas de informações corporativas, produtos inteligentes e pessoas, além de sistemas de terceiros.
- Descentralização: a capacidade de projetar subprocessos autônomos dentro da fábrica com elementos ciber-físicos com capacidade de tomar decisões autonomamente.
- Análise em tempo real: a capacidade de coletar e analisar grandes quantidades de dados (Big Data) que permitem o monitoramento, controle e otimização de processos, facilitando qualquer resultado e decisão derivada do processo imediatamente e a qualquer momento.
- Virtualização: a capacidade de gerar uma cópia virtual da malha coletando dados e modelando processos industriais (físicos), obtendo modelos de plantas virtuais e modelos de simulação.
- Orientação ao serviço: a capacidade de transferir o novo valor gerado para o cliente na forma de novos serviços ou serviços aprimorados com a exploração de novos modelos de negócios disruptivos.
- Modularidade e escalabilidade: flexibilidade e elasticidade para se adaptar às necessidades da indústria e dos negócios em todos os momentos, com a capacidade de escalar a capacidade técnica do sistema de acordo com os requisitos técnicos exigidos pela evolução da demanda de negócios em cada caso.
Quais são os benefícios do setor 4.0?
- Maior produtividade e melhor gerenciamento de recursos.
- Tomada de decisão mais eficiente com base em informações reais .
- Processos produtivos otimizados e integrados
- Aumente a flexibilidade para obter uma produção em massa e personalizada em tempo real.
- Comunicação direta entre clientes e organizações , o que significa que podemos entender melhor o que os clientes precisam.
- Redução do tempo de fabricação, tanto no design de novos produtos quanto no merchandising deles.
- Redução do percentual de defeitos ou encolhimento nas fábricas, pois será possível testar os protótipos de maneira virtual e as linhas de montagem serão otimizadas.
Gostou? Então compartilhe: