Dentro de uma indústria que se propõe a integrar o conceito 4.0 os processos são alterados, automatizados e metrificados. Ao contrário do que muitas pessoas pensam isso não diminui as oportunidades dentro das fábricas, apenas altera sua forma. Cabe ao RH, entender o novo processo e a adequar a si mesmo e os profissionais para esta nova realidade.
O primeiro passo é entender que não dá mais para pensar o setor de recursos humanos como uma área secundária ou puramente operacional. O RH é uma peça estratégica para os negócios e sua função vai além de cuidar de pagamentos, contratações, demissões e questões burocráticas.
Em um ambiente de mudança este setor é essencial para orientar os profissionais, estimular o aprendizado de novas técnicas e impulsionar o crescimento saudável da indústria. Separamos três dicas de como tornar a área de RH adequada ao conceito 4.0 e protagonista dentro da fábrica, confira:
1- Oriente as ações por meio de dados
Dados são o novo petróleo. Essa máxima escutada tantas vezes hoje em dia mostra uma realidade onde nenhuma decisão é tomada ao acaso, tudo está baseado em informações e análise de dados. Se dentro de uma Indústria 4.0 estes são o motor que move as máquinas e escolhas, dentro do RH não pode ser diferente.
Saber qual profissional tem melhor desempenho, qual deveria mudar de área, qual não se adequa mais ao negócio, o que precisa ser desenvolvido e etc, é essencial para tomar decisões que impulsionam o negócio. Isso tudo pode ser estudado com base em dados de motivação e desempenho de um profissional.
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A primeira regra do RH na indústria 4.0 é, portanto, acumule dados, os analise e só tome decisões baseadas em informações reais.
2 - Automatize processos
Mas como conseguir estes dados? Hoje existem diversas ferramentas de RH que geram, guardam e analisam dados dos colaboradores, como por exemplo ferramentas de ponto eletrônico que alertam quando um funcionário não está cumprindo suas horas ou está com horas a mais; softwares que facilitam o feedback constante, monitoram a satisfação diária do colaborador, compartilham conquistas e medem motivação; sistemas que incentivam o aprendizado constante e online; e canais de comunicação que armazenam solicitações e controlam burocracias, como férias, pagamento e etc.
As tecnologias são muitas mas é preciso se atentar para não contratar soluções desnecessária. Uma média de três softwares para gerar dados ao RH é suficiente. Os principais são os de ponto, controle de burocracia e motivação.
A dica é: procure por sistemas completos que unam várias funcionalidades.
3- Crie uma marca empregadora
Até aqui falamos de ações para fazer a gestão dos colaboradores da indústria, mas é preciso criar uma marca empregadora forte para atrair e reter estes talentos. Profissionais que tenham as habilidades necessárias para a indústria 4.0 ainda são escassos, por isso, é importante criar um ambiente fabril onde os colaboradores se sintam bem para que queiram permanecer na empresa e a indiquem para outras pessoas.
Em um mercado concorrido, um modo de atrair pessoas é oferecer qualidade de vida aos colaboradores. Por isso, criar ações positivas, que respeitem as leis e deem liberdade aos funcionários é mais do que benefícios, é estratégia. Divulgar isso faz parte das ações de marca empregadora, por isso manter páginas nas redes sociais e alimentar o site da empresa com estas ações podem ser também funções do RH.
Aqui, a dica é manter os funcionários engajados para reter talentos e atrair novos.
RH como estratégia
Manter todas essas ações coloca o RH ao lado das outras áreas estratégicas da empresa, como combustível para o crescimento da indústria. Dentro do conceito 4.0 quem não se adequa corre o risco de perder mercado.
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