Logomarca Indústria 4.0

A tríplice hélice da inovação girando em Joinville

Indústria 4.0: Universidades, governo e empresas se encontram para acelerar a adoção de tecnologias inovadoras.

Por: Assessoria de imprensa da ABII      14/03/2019 

As universidades UFSC e UNISOCIESC, a Prefeitura Municipal de Joinville e empresas associadas à ACATE, ABII, ACIJ e ABIMAQ se reuniram no Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul e sede Ágora Tech Park, que será inaugurado dia 28 de Março, para discutir eventos de alto impacto com o objetivo de endereçar as maiores dores da indústria utilizando as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

A reunião marcou o início das atividades de 2019 do Cluster 4.0, grupo que reúne várias entidades que estão trabalhando no tema Indústria 4.0 no Brasil, entre elas a Vertical de Manufatura da ACATE, a ABII, a ABIMAQ e a ACIJ. Como resultado desta reunião, foi definida que a primeira atividade de impacto será a “IMERSÃO 4.0”, um evento que reunirá o Cluster 4.0 e indústrias, a ser realizado no dia 28 de maio de 2019, no Ágora Tech Park. Os principais objetivos deste evento são: a) identificar as maiores dores das indústrias presentes b) apresentar diagnósticos elaborados por múltiplos provedores de soluções, especialistas em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Após a reunião, os profissionais foram recepcionados pela TUPY, maior fundição de ferro da América Latina e líder no mercado automotivo mundial de blocos e cabeçotes de motor em ferro fundido e no mercado nacional de conexões em ferro maleável. A recepção aconteceu na planta de Joinville, maior planta de fundição do mundo. Os membros do Cluster 4.0 fizeram uma visita às áreas de fundição e usinagem e discutiram os planos de transformação digital e Indústria 4.0 da Tupy. Ao final, o Cluster 4.0 formalizou que a Tupy é a primeira convidada do evento “Imersão 4.0” no Ágora Tech Park.

 

Imersão 4.0

O “Imersão 4.0”, que acontecerá em 28 de maio de 2019, está focado em profissionais de manufatura em nível de diretoria e gerencial, uma vez que o mesmo se propõe a mudar o mindset da tomada de decisão para que se utilize os conceitos de indústria 4.0. A Internet Industrial é um dos vetores para a criação de um novo tipo de manufatura com um uso pesado de sensores dentro da chamada Internet das Coisas, mas também produção automatizada e análise de grandes volumes de dados na nuvem.


Continua depois da publicidade


“Será um evento inédito, dinâmico e bastante inovador, combinando com o espaço que o receberá. Os provedores de solução terão que trabalhar em conjunto, como se fossem uma junta médica e sem viés comercial, para apresentar “diagnósticos e tratamentos” para as maiores “dores” observadas nas consultas”, comentou Claudio H. Goldbach, diretor da ABII.

Mais que informações, o público presente terá uma experiência em Indústria 4.0. O evento contará com especialistas de mais de 50 empresas de tecnologia para mostrar que a indústria 4.0 já está acontecendo, que é viável e deve ser adotada no Brasil respeitando as características dos segmentos em que atuamos. Assim, a produção industrial brasileira, atualmente responsável por cerca de 14% do PIB Brasileiro, terá apoio para caminhar para um novo patamar e se manter competitiva.

Gostou? Então compartilhe: