Ganhando competitividade operacional na Indústria 4.0
A Ind 4.0 é sinônimo de versatilidade e acuracidade, portanto, sem estes dois últimos, não existe nada de 4.0
A Ind 4.0 é sinônimo de versatilidade e acuracidade, portanto, sem estes dois últimos, não existe nada de 4.0
Chegamos hoje à vigésima edição de nossa Coluna Fábrica Inteligente, para os portais CIMM & Ind4.0, na qual tenho tentado colocar em formato mais simplificado e objetivo possível uma ideia básica de como estruturar, planejar e operar uma operação industrial dentro da filosofia de uma Indústria 4.0. Evidenciamos, já na primeira edição, as diferenças básicas entre a indústria convencional e a Indústria 4.0, e o porquê de se investir em automação, digitalização e planejamento.
Em seguida, se utilizando de um plano de negócio, formatamos os principais pilares de sustentação de uma Ind 4.0, na qual um sistema operacional gerencia uma ou várias cadeias produtivas, fornecendo e atualizando as informações de um único e geral banco de dados.
A cultura organizacional disciplinada e a integração moderada entre homem e máquina também foram assuntos abordados, nos quais ficam evidenciadas a importância das pautas de manutenção, sinergia entre os módulos operacionais e a previsibilidade dos resultados.
Nas últimas edições, foram abordados assuntos como monitoramento de uma cadeia produtiva, avaliando seu índice de incompetência, como dosar o nível de automação a ser aplicado e o comportamento administrativo ideal de governança. Todos são assuntos relevantes e, se levados em consideração, teremos como resultado um razoável e funcional projeto de Indústria 4.0.
Existem várias maneiras e configurações de se planejar um sistema operacional, e com um enorme contingente de detalhes técnicos e operacionais, e nesta edição vou acrescentar mais alguns que até então não foram mencionados aqui nesta coluna.
Continua depois da publicidade |
Quando falamos em Indústria 4.0, não estamos falando somente em digitalização, automação, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, etc. Estamos também falando da necessidade de uma base de sustentação de tudo isso que já foi mencionado até agora, que tem como matéria-prima básica a disciplina e a filosofia operacional da Ind 4.0.
Essa disciplina e essa filosofia operacional devem fluir por todas as áreas e departamentos de uma empresa, atualizando, treinando e reciclando todos os envolvidos na cadeia produtiva, constante e assiduamente.
A versatilidade de um negócio ou de uma cadeia produtiva é a grande chave para o sucesso na obtenção dos resultados e retorno dos investimentos. A Ind 4.0 é sinônimo de versatilidade e acuracidade, portanto, sem estes dois últimos, não existe nada de 4.0.
Vamos aqui acrescentar mais algumas ideias, na tentativa de enriquecer o menu de alternativas para se atingir uma melhor performance de um sistema operacional.
Quanto mais tempo é gasto para se resolver um problema, maior o nível de incompetência de uma cadeia produtiva.
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe: