Logomarca Indústria 4.0

Como a manufatura inteligente está transformando o setor industrial

Ao integrar tecnologias avançadas, o sistema de manufatura inteligente permite monitorar processos em toda a fábrica

Por: Alexandre Serain      Exclusiva 26/02/2024

A manufatura inteligente, que suporta a quarta revolução industrial, oferece a chave para desbloquear a produtividade no setor, incorporando sensores que possibilitam a coleta e análise de dados.

Ao integrar tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), 5G, Internet das Coisas (IoT) e Internet Industrial das Coisas (IIoT), análise de dados e computação em nuvem no ambiente de produção, entre outras, o sistema de manufatura inteligente permite monitorar processos em toda a fábrica, otimizando as linhas de produção com insights em tempo real e visibilidade de ponta a ponta.

Benefícios da manufatura inteligente

Existem inúmeros benefícios associados à manufatura inteligente, fundamentais em um momento em que as empresas estão competindo em inovação, precisam reduzir o tempo de resposta às mudanças nos mercados, diminuir os custos e aumentar a produtividade.

Segundo a consultoria McKinsey, se implementadas com sucesso, essas soluções entregam retornos mensuráveis. Em diversos setores da economia, segundo os analistas, é possível registrar reduções de 30% a 50% no tempo de inatividade das máquinas, de 15% a 30% com ganhos de produtividade e 85% de possibilidade de tomar decisões mais assertivas, com a entrega de dados confiáveis.

O mercado de soluções e sistemas que impulsionam a manufatura inteligente tem a previsão de movimentar mais de 226 bi de dólares até 2030, atendendo a necessidade de otimizar recursos, reduzir custos e aumentar a eficiência energética nas operações industriais. Pesquisa da SNS Insider também aponta que a crescente adoção da robotização, sistemas de IIoT e IA contribuem para a implementação das “smart factories”, transformando globalmente o setor industrial.

Se implementadas com sucesso, soluções da manufatura inteligente entregam retornos mensuráveis. Imagem: Depositphotos

Aproveitando as tecnologias digitais

Na medida em que mais desafios vão fazendo parte do dia a dia dos negócios, cresce a importância de aproveitar as tecnologias digitais - tanto dentro como fora das paredes das fábricas. A jornada da transformação da indústria em direção ao conceito 4.0 e da Manufatura Inteligente é um caminho sem volta.


Continua depois da publicidade


Estudo recente da consultoria Deloitte indica que 83% dos líderes de negócio do setor industrial acreditam que essas soluções transformarão, em cinco anos, a forma como os produtos são fabricados. Esse novo modelo conecta o design do produto, a análise de dados, o processo de fabricação, o sistema de estoques e cadeia de suprimentos, a logística de entrega e os clientes finais, acrescentando mais valor às operações.

E todos os atores envolvidos no setor industrial concordam em um ponto: a manufatura inteligente é uma mudança de paradigma e oferece diversas possibilidades e oportunidades para aumentar a eficiência da produção, contar com maior flexibilidade na linha de produção, conquistar a eficiência energética, ter maior capacidade de inovação, obter informações precisas e em tempo real para uma melhor tomada de decisão, entre inúmeras outras transformações.

Com tudo isso, é mais do que certo de que essa é uma jornada extremamente necessária, e o ROI da implementação das tecnologias da manufatura inteligente deverá ser auferido rapidamente. É mais do que hora de seguir em frente.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Alexandre Serain

Alexandre Serain é coordenador de vendas da Mitsubishi Electric Brasil