Logomarca Indústria 4.0

Metaverso industrial: O que é, aplicações e como as empresas estão utilizando

Conceito que combina múltiplas tecnologias vem conquistando no mundo corporativo e na indústria 4.0

Por: ABII-Associação Brasileira de Internet Industrial      Exclusiva 07/03/2024

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre metaverso industrial, dada a popularidade que essa abordagem vem conquistando no mundo corporativo e na indústria 4.0. Ele pode ser compreendido como um ambiente virtual tridimensional, no qual empresas e profissionais podem interagir, colaborar e realizar atividades relacionadas aos negócios, como é o caso da simulação de processos.

Mais que isso, com a solução, as indústrias podem reduzir custos, acelerar o desenvolvimento de novos produtos e melhorar a eficiência operacional. É o que dizem Bruno Eisinger, CEO da Infinite Foundry, e Cássio Barbosa, CEO da Hedro - que foram entrevistados sobre o tema -, e também uma pesquisa recente da Nokia, que mostra a situação atual sobre como as empresas estão navegando no mundo do metaverso industrial.

Quer saber mais sobre essa tendência e como ela pode ajudar a desenvolver sua indústria? Neste post, apresentaremos melhor o que é, importância, benefícios e exemplos de aplicações do metaverso industrial nas empresas, além de outras informações importantes. Continue a leitura! 

O que é metaverso industrial?

Basicamente, trata-se de um conceito que combina diversas tecnologias para criar um ambiente virtual capaz de replicar processos industriais do mundo real e, assim, colaborar para uma gestão empresarial mais eficiente e produtiva.

No contexto industrial, essa abordagem tem o potencial de revolucionar a forma como as organizações operam. Isso porque permite aos líderes de negócios visualizarem e interagir com máquinas, equipamentos e sistemas de produção de forma virtual. Na prática, facilita treinamentos, a simulação de processos e a criação de solução para problemas.

Bruno Eisinger, CEO da Infinite Foundry, observa o metaverso como “um ambiente que possibilita ao líder de negócio ficar livre do tempo/espaço e testar cenários e processos industriais, sem que isso gere qualquer interferência no funcionamento físico das operações de máquinas ou equipamentos".


Continua depois da publicidade


Veja também: Gêmeos Digitais, Metaverso Industrial - Eu Na Indústria Podcast

O profissional ainda destaca que o conceito de metaverso é abstrato, pois, em sua visão, qualquer tecnologia que assegure tal possibilidade pode ser entendida dessa forma, sendo um exemplo a junção da realidade virtual com a realidade aumentada.

Em complemento, Cássio Barbosa, CEO da Hedro, afirma que o metaverso industrial é uma abordagem para otimizar processos, uma vez que, em seu ponto de vista, possibilita aos gestores analisarem operações de ponta a ponta, sem que seja necessário o contato físico com essas operações.

Qual é a importância do metaverso industrial?

O metaverso industrial é importante porque permite transformar a maneira como as indústrias operam e inovam, e isso é algo fundamental para aquelas que desejam manter a competitividade no mercado.

Usando essa abordagem, os líderes empresariais são capazes de visualizar e testar protótipos virtuais antes de investirem na produção de produtos físicos. Na prática, essa estratégia gera economia tanto de tempo quanto de recursos financeiros.

Segundo Cássio Barbosa, a solução traz um incrível benefício, principalmente em termos de praticidade, visto que oferece condições para que o gestor consiga mapear e analisar operações de ponta a ponta. Em sua perspectiva, essa possibilidade representa um avanço enorme no modo de averiguar, gerir e melhorar processos.

Ademais, o profissional cita um exemplo: se um colaborador quiser saber o parâmetro elétrico de operação de um forno, ele não precisa ir até o equipamento. Basta sentar-se em frente ao seu computador e buscar essa informação usando tecnologias como realidade virtual ou aumentada.

Ainda segundo ele, o metaverso industrial é importante não apenas por isso, mas também porque garante maior segurança ao trabalhador. No exemplo citado, a análise direta do parâmetro elétrico de operação no forno oferece riscos à integridade física do trabalhador, destaca. 

Afinal, quais os benefícios?

O metaverso industrial traz vários benefícios para o setor industrial, sendo o aumento da eficiência um dos principais, conforme Bruno Eisinger. Mas de que forma? Como a solução permite a simulação de processos, é possível melhorá-los e atingir objetivos estabelecidos. Mas esse não é o único. A seguir, veja outros.

Redução de custos

A simulação de processos industriais evita a necessidade de protótipos físicos, reduzindo custos com materiais e equipamentos. Além disso, o treinamento virtual pode substituir treinamentos presenciais, o que também resulta em economia de recursos. Ainda, é possível reduzir custos associados à análise de equipamentos. Ao poder simular processos e funcionamento de máquinas, a empresa não precisa gastar com transporte, alimentação e pagamento de horas extras. O profissional responsável consegue fazer isso remotamente. 

Aumento da segurança

Outra vantagem é permitir a realização de treinamentos de segurança em ambientes virtuais, onde os trabalhadores podem aprender a lidar com situações de risco sem correr perigo real. Isso contribui para a redução de acidentes e lesões no ambiente de trabalho.

Somado a isso, há, ainda, a possibilidade de analisar equipamentos e processos usando a simulação, o que também ajuda no aumento da segurança no ambiente de trabalho. Consequentemente, as indústrias protegem seus funcionários e evitam penalidades e prejuízos financeiros decorrentes de ações trabalhistas.

Colaboração e comunicação

Mais um benefício é facilitar a colaboração entre equipes, mesmo que estejam geograficamente distantes. Por meio de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada, é possível realizar reuniões virtuais, compartilhar informações e trabalhar em projetos de forma conjunta, melhorando a comunicação e a produtividade. Nesse sentido, um engenheiro especializado é capaz de eficientemente contribuir para a manutenção do funcionamento de uma unidade industrial brasileira, mesmo que ele esteja residindo em outro país.

Inovação e agilidade na tomada de decisão

Como a prática permite a rápida prototipagem e teste de ideias, ajuda a acelerar o processo de inovação. Imagine a situação na qual uma indústria precisa lançar um novo produto no mercado para competir com a concorrência. Nesse caso, o metaverso industrial é capaz de acelerar no alcance desse objetivo, pois oferece as condições ideais para que esse processo seja desenvolvido eficientemente.

Em síntese, o metaverso industrial traz uma série de benefícios para o setor industrial, promovendo eficiência, redução de custos, segurança, colaboração e inovação. 

Quais as tecnologias usadas no metaverso industrial?

Muitas são as tecnologias utilizadas no metaverso industrial. Conforme Bruno Eisinger, a solução é como uma grande cola capaz de aglutinar sistemas, processos, sensores e outras ferramentas. Para Cássio Barbosa, hoje, tudo que é tecnologia pode ser integrado ao metaverso industrial. Agora, confira exemplos. 

Realidade Virtual (RV)

Permite que os usuários mergulhem em ambientes virtuais imersivos, utilizando óculos ou capacetes de RV. Essa tecnologia é amplamente utilizada no metaverso industrial para simulações, treinamentos e visualização de projetos.

Realidade Aumentada (RA)

Combina elementos virtuais com o ambiente real, permitindo que os usuários vejam informações digitais sobrepostas ao mundo físico. No metaverso industrial, a RA é usada para fornecer instruções em tempo real, informações sobre equipamentos e facilitar a manutenção.

Realidade aumentada permite instruções em tempo real sobre os processos industriais. Imagem: Depositphotos
 

Internet das Coisas

Conecta dispositivos físicos à internet, permitindo a coleta e troca de dados em tempo real. No metaverso industrial, a IoT é usada para monitorar e controlar máquinas, otimizar processos e melhorar a eficiência operacional.

Inteligência Artificial (IA)

Utilizada no metaverso industrial para criar avatares virtuais inteligentes, chatbots e assistentes virtuais que podem interagir com os usuários. Além disso, a IA é usada para analisar grandes volumes de dados e fornecer insights valiosos para tomada de decisões.

Em um mercado cada vez mais concorrido, contar com tecnologias que coletam, analisam e sistematizam dados é fundamental para acelerar o alcance de objetivos.

Impressão 3D

É uma tecnologia utilizada no metaverso industrial para criar protótipos e peças físicas a partir de modelos digitais. Ela permite a rápida prototipagem e personalização de produtos, bem como a redução de custos de produção.

Quais as aplicações do metaverso industrial?

Segundo Bruno Eisinger, o metaverso industrial possui diversas aplicações em indústrias. Algumas das principais que têm dado certo na ótica do especialista são as que veremos aqui. Confira!

Simulação de processos industriais

Permite simular e visualizar processos industriais complexos, como montagem de produtos, linhas de produção e logística. Isso ajuda a identificar possíveis problemas e otimizar essas operações antes de implementá-las no mundo real.

Design e prototipagem

É possível criar e visualizar modelos virtuais de produtos, máquinas e instalações industriais, o que ajuda na fase de design e prototipagem, permitindo fazer ajustes e testar diferentes configurações antes de produzir uma solução física.

Manutenção e reparos

Pode ser utilizado para treinar técnicos de manutenção em ambientes virtuais, permitindo que eles aprendam a realizar reparos e manutenção de equipamentos complexos antes de atuar no mundo real. Isso reduz o tempo de inatividade e os custos associados a essa operação.

Visualização de dados e análise

Como dissemos, pode ser usado para visualizar dados e informações de forma interativa e imersiva. Na prática, isso auxilia na análise de dados complexos, na identificação de padrões e na tomada de decisões mais informadas.

Que setores do mercado já usam o metaverso industrial?

Vários setores do mercado já estão usando o metaverso industrial. Bruno Eisinger menciona a indústria automotiva, que já produz veículos valendo-se dessa tecnologia.

Outro mercado destacado por ele é o aeroespacial. Na indústria aeroespacial, tal tecnologia é utilizada para simular processos e criar soluções capazes de otimizar as operações, como a tomada de decisão.

Nesse sentido, vale destacar que uma pesquisa da Nokia em conjunto com a consultoria EY mostrou que 63% das empresas têm planos para usar esse recurso e contam com, ao menos, um caso real de uso. A pesquisa foi feita com mais de 850 líderes de empresas espalhadas por diversos países, como Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Sul e Brasil. 

Do ponto de vista do interesse da adoção, na visão de Wilson Cardoso, diretor de tecnologia para América Latina da Nokia, o Brasil tem posição de destaque em comparação com as outras nações. A taxa de intenção das empresas brasileiras, destaca o profissional, foi significativamente maior do que o desempenho/interesse global. 

O estudo apontou, ainda, que as organizações que implantaram o metaverso industrial enfrentaram grandes desafios. Mais de 40% das companhias que tiveram ao menos um caso de uso, mencionaram a falta de experiência como um dos principais. 

Outro desafio citado foi a dificuldade técnica de implantação, quase 38% das empresas afirmaram isso. Ademais, valores acima do orçamento da empresa e relutância dos profissionais também foram mencionados como obstáculos. 

Do ponto de vista de Wilson Cardoso, uma nova tecnologia quase sempre apresenta alguns desafios em sua implementação. Por isso, ele acredita que um ponto essencial é a organização ter pessoas treinadas para lidar especialmente com a solução, a exemplo de sua implantação.

Sem dúvida, o metaverso industrial representa uma nova era na gestão industrial, trazendo benefícios como aumento da produtividade, melhoria na qualidade dos produtos e processos, além de maior agilidade na tomada de decisões. É uma tendência que promete transformar as indústrias e impulsionar a inovação tecnológica.

 

*Conteúdo produzido em parceria pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial e Motor Tech Content e publicado pelo Canal CIMM

**Imagem de capa: Depositphotos

 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

ABII-Associação Brasileira de Internet Industrial

ABII-Associação Brasileira de Internet Industrial

A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.