Logomarca Indústria 4.0

A impressão 3D e a sustentabilidade

O uso da impressão 3D na indústria pode gerar menos desperdício e reduzir emissão de poluentes na cadeia de produção

Por: Luan Saldanha Oliveira      07/12/2023

Um dos benefícios de utilizar a impressão 3D (manufatura aditiva) é relacionado com a sustentabilidade que esta tecnologia promove. Atualmente, este talvez seja um dos principais benefícios e diferenciais que o uso da impressão 3D pode proporcionar no processo produtivo.

É importante entendermos porque a impressão 3D é associada a caminhos mais sustentáveis da indústria. Algumas destas razões serão apresentadas a seguir.

Menor desperdício de material

Em geral, a impressão 3D gera menos desperdício de material quando comparada com processos de fabricação subtrativos (como usinagem CNC, por exemplo). Além disso, algumas tecnologias (SLS, MJF, entre outras) permitem a reutilização da matéria prima que não foi transformada em peça. Desta forma, é possível reciclar o material, para utilizá-lo em uma nova produção de peças.

Um ponto de destaque: atualmente o uso da inteligência artificial em conjunto com a impressão 3D está permitindo minimizar os riscos de falha na impressão e otimizar a construção das peças, impactando diretamente na redução dos desperdícios dos materiais e, consequentemente, na sustentabilidade.

Produção local de peças

Por ser um método de fabricação no qual, a partir de um arquivo digital, você pode enviar para uma impressora 3D (com as características necessárias para fabricação) e ter sua peça fabricada, a questão da produção local ganhou muita força com a impressão 3D.

E como isto está relacionado com a sustentabilidade?

Ao produzir no local, você não precisa usar transportes para enviar a peça até o local de utilização, fazendo com que as emissões geradas pelo transporte sejam reduzidas. Claro que haverá uma emissão de transporte causado pelo envio da matéria prima (da impressora 3D) até o local da fabricação, mas isto acontece em uma quantidade mais reduzida do que o envio de peças (individuais ou em lotes) a todo momento.

Reciclagem de materiais

Cada vez mais, o número de materiais reciclados e podem ser utilizados na impressão 3D aumenta. Para tecnologias FDM, existem diversos filamentos comerciais (PLA, ABS, entre outros) que são reciclados. Um exemplo interessante é a empresa Forust que utiliza resíduo de madeira e lignina para produção de peças de madeira isotrópicas, com alta resistência e sustentáveis. 

Uso de resíduo de madeira e lignina para produção de peças de madeira. Fonte: Forust

Otimização de peças

Em uma das aulas do curso “Fundamentos da Impressão 3D: Conceitos, Tecnologias e Oportunidades” eu apresento um exemplo como a otimização de peças impacta na sustentabilidade. Como? Através da redução, por exemplo, do consumo de combustível.


Continua depois da publicidade


Pensando na indústria aeronáutica, um dos pontos principais de melhoria contínua é a redução de peso da aeronave para que se possa economizar combustível (ganho financeiro e ambiental). A partir da otimização de peças, usando impressão 3D, é possível reduzir (muitas vezes de uma forma considerável) a massa das peças, impactando diretamente no consumo de combustível.

No exemplo abaixo, comparando as emissões de CO2 (produção do material, produção da peça, reciclagem etc.) de um bracket convencional, com um bracket fabricado por impressão 3D, há um ganho de 43 toneladas de CO2 ao longo da vida útil de uma aeronave! E isto estamos falando de apenas uma peça!

Comparação redução emissão CO2 - bracket conveicional e bracket impressão 3D. Fonte: AMPower

Por isso, é muito importante otimizar as peças a serem fabricadas por impressão 3D, pois se você usar mesmo design da peça fabricada em outro processo de manufatura, muito provavelmente não terá ganhos na pegada de carbono daquela peça, além de não usufruir de outros benefícios técnicos que a impressão 3D poderia impactar no seu componente.

Questionamentos à sustentabilidade da Impressão 3D

Apesar das razões citadas acima, há estudos que questionam o real impacto da sustentabilidade promovido pela impressão 3D. Alguns dos argumentos são: o intenso uso de energia em determinadas tecnologias de impressão 3D e na fabricação de matéria prima; o uso de materiais plásticos oriundos do petróleo; entre outros.

Entretanto, existe mais publicações, artigos e comentários mostrando o impacto positivo que a impressão 3D promove. Por isso, há um grande movimento (de grandes empresas) para acelerar o uso da impressão 3D com o objetivo de melhor a sua sustentabilidade!

E você, o que acha do impacto da impressão 3D na sustentabilidade?

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!