MES na nuvem pode acelerar a manufatura inteligente
Relatório da Accenture explica como a solução baseada na estrutura em cloud pode ser benéfica para as indústrias
Relatório da Accenture explica como a solução baseada na estrutura em cloud pode ser benéfica para as indústrias
Os sistemas MES (Manufacturing Execution System) fizeram parte da evolução das indústrias em um caminho de modernização. Sua estrutura, no entanto, foi pensada dentro de uma lógica antiga: era mais estanque e próxima da operação.
Dentro de muitas indústrias ainda se encontram MES operando dessa forma, mas, de acordo com com o relatório “Por que e como o MES na nuvem está acelerando a manufatura inteligente”, produzido pela Accenture, o futuro está, justamente na mudança de infraestrutura deste sistema.
O MES na nuvem traz algumas vantagens para indústria, como:
Parte dos problemas da indústria hoje se traduzem na falta de sistemas com implementação rápida e investimento inicial baixo, acesso facilitado a dados, soluções integradas a todas as áreas, centralização e controle das informações.
O MES na nuvem traz uma solução para todos eles à medida que tem licenciamentos flexíveis e de menor custo, camada de integração com outros sistemas de dados, como ERP e sensores, capacidade de expansão do uso de armazenamento e centralização das informações de forma amigável ao usuário.
A manufatura inteligente usa dados para otimizar a produção. Eles podem ter origem em ERPs, sensores e outros programas, a fim de possibilitar o uso de gêmeos digitais, automatização por meio de robôs, otimização de consumo de matéria-prima, visão computacional, entre outros.
Continua depois da publicidade |
Tudo isso pode ser centralizado em um MES na nuvem. Por ter infraestrutura escalável, as empresas podem redimensionar sua estrutura, à medida que mais soluções forem sendo usadas.
Essa possibilidade se encaixa dentro do conceito de Cloud Continuum, quando a infraestrutura dá a possibilidade da indústria adicionar recursos computacionais de forma contínua e sob demanda.
A migração do sistema MES para a nuvem precisa ser bem pensada para destravar todas as possibilidades que ele pode trazer para a indústria. O relatório do Accenture traz um passo a passo de como fazer isso:
Veja mais sobre casos de uso e aplicação de MES na nuvem no relatório da Accenture.
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe: