Logomarca Indústria 4.0

Saiba a importância de integrar tecnologias 4.0 nas indústrias

Tecnologias 4.0 garantem inovação e otimização às rotinas de desenvolvimento e manufatura de produtos

Por: SKA      20/11/2023

No contexto dinâmico da indústria 4.0, a integração entre sistemas é crucial para alcançar a eficiência máxima produtiva nas empresas. Nesse sentido, duas tecnologias 4.0 são essenciais nas indústrias: os sistemas PLM (Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto) e MES (Sistema de Execução de Manufatura). Ambas possuem sinergia para orquestrar as linhas de produção modernas.

Continue a leitura para entender a importância da integração de sistemas no mercado industrial atual. 

Ao longo do texto você vai conferir: 

  • O que são tecnologias 4.0?; 
  • Sistema PLM (Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto): o maestro da inovação; 
  • Sistema MES: a batuta na linha de produção; 
  • Tecnologias 4.0 e a sinfonia da conexão; 
  • 3 benefícios da integração entre softwares PLM e MES; 
  • Integração entre sistemas PLM e MES é sinônimo de eficiência produtiva. 

O que são tecnologias 4.0? 

As tecnologias 4.0 são sistemas que visam a automação e integração entre os processos industriais, garantindo inovação e otimização às rotinas de desenvolvimento e manufatura de produtos. 

IoT, cloud computing, big data e analytics, digital twin, sistemas de gestão e inteligência artificial estão entre as principais tecnologias da indústria 4.0

Sistema PLM (Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto): o maestro da inovação

Você pode relacionar a integração entre os sistemas PLM e MES nas indústrias com uma orquestra sinfônica. 


Continua depois da publicidade


Neste caso, o PLM atuaria como o maestro, liderando a inovação desde o conceito até o produto, sendo o responsável por gerenciar todas as fases do ciclo de vida do produto, contemplando desde o design e prototipagem até a produção. 

Com um sistema PLM, a visibilidade total do produto é alcançada, garantindo a consistência das informações em toda a empresa. 

Sistema MES: a batuta da linha de produção

Enquanto isso, o sistema MES é a tecnologia 4.0 que conduz a produção diária de uma indústria, podendo ser comparada com uma batuta habilidosa em uma orquestra. É ele que monitora em tempo real, otimiza processos e garante que a sinfonia da fabricação esteja afinada.  

Atua como uma espinha dorsal operacional, traduzindo as especificações do PLM em ações tangíveis na linha de produção. 

Tecnologias 4.0 e a sinfonia da conexão

O maior ganho acontece quando os sistemas PLM e MES se conectam dentro das empresas. O PLM fornece dados precisos sobre o produto, enquanto o MES utiliza essas informações para otimizar a produção. Essa integração entre sistemas reduz o tempo de lançamento de produtos no mercado, minimizando erros e maximizando a eficiência global. 

Agora, imagine um novo design de produto aprovado no sistema PLM. Automaticamente, o sistema MES ajusta as configurações da linha de produção para incorporar esse novo design. O resultado? Uma transição suave do conceito à realidade, sem interrupções e desperdícios. 

3 benefícios da integração entre softwares PLM e MES

  1. Redução de tempo e custos: a sincronização entre PLM e MES elimina redundâncias, reduzindo drasticamente o tempo de produção e os custos associados; 
  2. Qualidade aprimorada: a integração garante que a visão inicial do produto seja preservada, resultando em produtos de alta qualidade;
  3. Adaptabilidade dinâmica: mudanças no design são facilmente incorporadas à produção, proporcionando uma resposta rápida às demandas do mercado. 

Integração entre sistemas PLM e MES é sinônimo de eficiência produtiva nas indústrias

Unir sistemas PLM e MES não é mais uma opção, é uma necessidade nas indústrias.  

Na era da indústria 4.0, onde a velocidade, a inovação e a eficiência são imperativas, essa integração não apenas orquestra a produção, como também cria uma sinfonia ininterrupta de eficiência. 

Que tal afinar seus sistemas e permitir que a música da produção moderna seja uma obra-prima contínua na sua indústria? 

A SKA é distribuidora oficial da Plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systemes, no Brasil e oferece sistemas MES específicos capazes de gerir de forma automatizada linhas de produção industrial seriadas e em lote. Fale com os especialistas da SKA e entenda como obter os benefícios dessas tecnologias 4.0 na sua empresa! 

 

* Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA