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Liderança: 5 convites para o seu crescimento como gestor

Por: Daniel Maldaner      17/08/2023

Fazer a gestão e liderar na indústria tem se tornado uma arte. Novos aspectos sociotécnicos têm trazido para o contexto industrial grandes desafios e gerado novas emoções àqueles que ocupam posições de gestão. É inegável o aumento da complexidade tecnológica, das novas dinâmicas humanas e sociais, bem como o acirramento dos cenários comerciais para a indústria. 

Na tentativa de dar conta na preparação dos profissionais para a posição de gestão, novos arranjos educacionais foram criados, pelo mercado e pelas próprias organizações, a fim de acelerar e dar conta do hiato entre novas demandas sociotécnicas e competências instaladas. No entanto, a forma como o gestor se coloca como “aprendiz” da arte de liderar e gerenciar tem sido fator crítico no processo de educação frente a estas novas demandas.

Assim como o artista busca diariamente aprimorar a sua obra, este artigo convida os gestores a se colocarem como protagonistas do seu aprendizado em sua arte.

Apresentaremos 5 principais convites para que, na prática do dia a dia, o gestor possa evoluir na sua forma de gerenciar e liderar. 

1 – Torne cada vez mais claro o seu propósito

Talvez, você não tenha sonhado em ser gestor e assumir as responsabilidades de liderar uma equipe. De todo modo, o seu desejo de crescer profissionalmente o levou a esta posição.

Entenda que, ao assumir a gestão da equipe você tem um grande poder de influenciar as pessoas que estão sob sua gestão, tanto no contexto profissional, quanto na vida pessoal de cada um dos membros. Este poder vai muito além da entrega dos resultados e metas.

Então, pare e reflita:

  • Como você pretende influenciar estas pessoas que lidera? 
  • Qual é a forma que deseja ser lembrado por estas pessoas depois de sair desta posição?
  • Qual legado pretende deixar para estas pessoas e à organização na qual está atuando hoje?

Responder a estas perguntas necessariamente exige consciência de qual é o seu papel como gestor. Respondê-las, pode não ser uma tarefa simples, mas é essencial para quem quer exercer o papel de líder com maestria. 


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Invariavelmente, o seu propósito, deve estar intimamente conectado com seus valores e visão de futuro pessoal. Estabelecer uma identificação dos seus valores e sua visão de futuro com a organização na qual atua é fundamental.  

Então, reflita sobre os teus próximos 3 anos de vida:

  • Quais são seus 3 principais objetivos de realização profissional?
  • Quais valores são inegociáveis para você? Como você se percebe agindo a partir deles?
  • A partir do que você identificou acima, o que é coerente e dissonante com relação a sua percepção sobre a organização que você atua?

Ter clareza sobre os seus desejos de futuro profissional o auxiliará a fazer escolhas sobre a organização e sobre a sua forma de liderar.

Construa o seu legado…

Muitos gestores acabam saindo da sua posição na organização em busca de “algo melhor”, sem de fato se perguntar o que estão construindo como legado. Uma das fontes de motivação e de crescimento profissional são as realizações. Portanto, deixar seu cargo de gestor atual antes de ter completado um ciclo desejado de realizações passa a ser algo danoso para você gestor, para a equipe e para a organização. Por isso, tenha claro quais os resultados precisam ser produzidos, antes mesmo de você partir para um novo desafio.

  • Qual visão de futuro você tem sobre a sua área e equipe? 
  • O que você pretende construir junto da equipe para além das suas metas de resultados?
  • Como construir um “projeto” de desenvolvimento da sua área e equipe? 

Desta maneira, o propósito pode ser traduzido em aspectos menos subjetivos e produzir a concretude necessária para sua realização. Trazendo a clareza para si destes aspectos vinculados descritos acima, ajudará na sua ação genuína, com compromisso pessoal na sua atuação. E nada mais cativante e influenciador do que uma ação genuína na liderança.

2 – Aprenda continuamente a partir de percepções externas 

Colher percepções das pessoas que o cerca é fundamental para o seu crescimento. Muito se fala em dar feedback, mas dificilmente sobre receber e procurar por percepções externas. Pode até ser que você esteja alcançando os resultados e metas exigidos de você e da equipe. 
De todo modo, a percepção de como está sendo produzido este resultado é mais importante para o seu crescimento como líder e para aquilo que pretende deixar como legado. 

O papel fundamental da liderança é gerar as melhores condições possíveis para que a sua equipe e as pessoas em sua organização realizem o trabalho. Então, busque por feedback.

Em reuniões com a sua equipe, pergunte: 

  • Como estão lhe vendo como gestor? 
  • Identifique o que tem dado certo e; como sua gestão está contribuindo com eles? 
  • Extraia da equipe o que precisa ser modificado. 
  • Quais ações podem ser tomadas a partir disso?

Se, por acaso, em sua equipe não existir uma cultura de conversa aberta para fornecer feedback, pode ser que as respostas fiquem em um discurso politicamente correto. Neste caso, você pode adotar um formulário de feedback anônimo e, depois, conversar com todos sobre os pontos que foram escritos pela equipe no formulário.

Este exercício de conversa para receber feedback pode ser realizado com os seus pares e superiores, especialmente de outras áreas na qual a sua equipe e você se relacionam (clientes e fornecedores internos).

Feedbacks da família e amigos são extremamente oportunos

Nota-se, também, que os feedbacks da família são extremamente oportunos. Especialmente porque a liderança está 80% relacionada à qualidade das relações estabelecidas e a forma como o líder se comporta. As chances de você reproduzir os comportamentos exercidos no trabalho em casa, e vice-versa, são enormes. E claro, feedback de um companheiro ou companheira, filhos e amigos são, geralmente, mais eficazes para gerarem reflexões mais profundas. 

A reflexão e o trabalho de organizar estas informações colhidas, como em um plano de desenvolvimento individual, por exemplo, é um passo fundamental para o seu crescimento como líder.

3 – Compartilhe informações

“Informação é poder”. Portanto, distribua poder com a sua equipe. Restringir informações além de sobrecarregá-lo, fará com que eles permaneçam dependentes de você para realização de grande parte das atividades. Distribuir informação é um sinal de confiança, de que as pessoas farão o melhor uso delas para os resultados pretendidos.

  • Pergunte para a sua equipe quais informações poderiam auxiliá-los nas tarefas do dia a dia e para o acompanhamento de suas metas. Pergunte, ainda, como eles gostariam de receber estas informações. Modelos de gestão à vista podem ser bastante úteis para a distribuição de informações e indicadores.
  • Defina um modelo de transmissão de informações gerenciais. Teste este modelo e realize ajustes até que todos da equipe sinalizem que está da melhor forma possível.
  • Acompanhe o uso destas informações a fim de produzir o melhor resultado possível. Você pode acompanhar reuniões de grupo ou individuais, conforme necessidade da sua realidade de trabalho.

Compartilhar permite maior autonomia dos membros da equipe e uma autorresponsabilização maior pelos resultados que precisam gerar. E, para você gestor, permitirá desenvolver o papel de facilitador de decisões, planejamento e aprendizagem no exercício da liderança.

4 – Acompanhe e ajude

Acompanhar e ajudar na realização de resultados é a tarefa mais bela de um Líder que, sem dúvidas, tem poder de marcar positivamente cada um. Lembre-se que, assim como você, cada indivíduo tem o seu sentido de realização como motivação. O acompanhamento e o reconhecimento das realizações são demonstrações ímpares de importância para cada membro de sua equipe. Isto, porque, demandará seu tempo e atenção. Abaixo estão dicas valiosas para te ajudar a se preparar:

  • Estabeleça uma rotina de conversas individuais e em equipe para acompanhar as atividades, as dificuldades e as formas de fazer  as oportunidades. 
  • Prepare-se para estas conversas reunindo informações, o despreparo torna improdutivo esse momento;
  • Nestas conversas, foque nas dificuldades e nos aprendizados já construídos para produzir os resultados. Busque identificar cada uma destas dificuldades de maneira mais específica possível. Para isso, faça perguntas. Nunca presuma de antemão que compreendeu. Explore e mantenha-se no papel de acessar a sua ignorância constantemente. 
  • Auxilie cada um a construir suas próprias soluções. Um bom líder sabe que responsabilizar os indivíduos diretamente pela construção, criará um ambiente de responsabilização, além de estimular uma cultura de autonomia e aprendizagem.

Lembre-se que 90% daquilo que é dito para ser feito é entendido como imposição. Então, estimule e utilize perguntas para ajudar a pessoa ou a equipe a construir as soluções para suas próprias dificuldades.

5 – Avalie e alavanque o aprendizado da sua equipe

Avaliar é o momento de balizar expectativas, metas e resultados. É o momento de você, Líder, fornecer feedback para os colaboradores da sua equipe. 

No momento da avaliação, traga como foco a aprendizagem. Para o colaborador é importante saber como está sua opinião frente aos resultados e a sua percepção como gestor sobre eles. E, para você como gestor é fundamental ter clareza e segurança que tudo o que está ao seu alcance fazer pela sua equipe está sendo feito. Isto gera um ambiente de segurança e de transparência, essenciais para a produção de melhores resultados.

  • Tenha consciência de que as suas percepções são fundamentadas em fatos e dados específicos coletados da realidade de trabalho. Elimine qualquer impressão ou julgamento não fundamentados em fatos.
  • Tenha clara a sua intenção pela qual está fornecendo este feedback.
  • Auxilie na clareza de entendimento do seu colaborador. Identifique se sua comunicação está sendo assertiva: Faça perguntas. Como por exemplo: O que você tem entendido até este momento do meu feedback?
  • Construa com o seu colaborador um plano de desenvolvimento a partir dos objetivos e pontos de atenção levantados em seu feedback.

Por fim, para fortalecer a aprendizagem da “arte de liderar e gerir” é essencial o processo de ação-reflexão. Parar e pensar sobre o que você está fazendo como gestor e líder. Estamos perdendo o hábito de refletir sobre si. É extremamente recomendável a manutenção recorrente de refletir ativamente, escrevendo. Como seria, então, manter um diário de bordo do seu exercício de gestão e liderança? Registrar suas percepções, falas, oportunidades, ações específicas etc. Isso concretiza e lhe impulsiona a ser melhor a cada dia. 

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Para saber mais sobre os cursos, treinamentos e eventos promovidos pela ISA Seção São Paulo acesse: https://isasp.org.br/

*O material e as informações contidas são apenas para fins de informação geral. As postagens do blog da ISA podem ser de autoria da equipe da ISA e autores convidados da comunidade de automação. As visões e opiniões expressas por um autor convidado são exclusivamente suas e não representam necessariamente as da ISA. 

**Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

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Daniel Maldaner

Daniel Maldaner

Sócio e consultor na DM Desenvolvimento Organizacional Atua com empresas de diferentes naturezas há 20 anos. É montanhista desde os 10 anos de idade. Mestre em Engenharia de Produção pela USP, com projeto de pesquisa “Transformações na organização do trabalho em Indústrias que implementaram tecnologias compatíveis com a Indústria 4.0”. Formado em TeamCoaching pelo EcoSocial; Formado como Coach pelo Erickson College International; Pós-graduado em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). É titulado como “coordenador de grupos” pela mesma instituição.Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Para saber mais acesse aqui.