Como analisar dados de e-commerce
Especialistas elencam análise de dados como uma das grandes tendências para o e-commerce crescer em 2023.
18/01/2023Especialistas elencam análise de dados como uma das grandes tendências para o e-commerce crescer em 2023.
18/01/2023De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm Forekast, 2022 deve bater mais um recorde de faturamento de e-commerce, atingindo R$ 169,59 bilhões. As pessoas estão consumindo mais produtos com maior valor agregado: o ticket médio das vendas on-line em 2022 deve fechar em R$ 460, de acordo com a pesquisa.
Para 2023 a expectativa é de crescimento. A instituição prevê que os e-commerces faturem, em conjunto, R$ 185,7 bilhões e que o ticket médio suba para R$ 470. Para aproveitar o momento, quem vende on-line precisa, acima de tudo, estar de olho nas tendências e fazer a análise dos dados para ficar sempre um passo à frente do mercado.
De acordo com a ESHOPPER, ferramenta comparativa de mercado, que analisa a jornada de compra on-line (desktop e mobile), são 7 as principais tendências para o comércio eletrônico no Brasil em 2023:
Seja para personalizar a experiência do usuário, dar continuidade em uma compra omnichannel, integrar loja on-line e rede social, ou ainda implementar inteligência artificial no seu negócio digital, analisar dados de comércio eletrônico é essencial para o sucesso de seu negócio.
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Quando falamos em experiência do cliente os dados são de navegação e mostram qual o perfil de produto uma segmentação específica costuma comprar mais, quais produtos eles compram de forma conjunta, a origem desses consumidores (ads, blog, social…), quais os campos de interesse deles e assim por diante.
Já olhando para os dados de negócio é preciso entender quantos por cento dos visitantes do site realmente fazem uma compra, qual o custo de aquisição do usuário, qual o retorno de investimento das campanhas, entre outras informações.
Quando falamos em dados de mercado estamos nos referindo às informações de preços médios praticados, margem média, análise de concorrência, análise de produtos comercializados e todas as informações que ajudam o varejista a tomar decisões comerciais. E para aglutinar e analisar todos esses dados, e para as informações de negócio e mercado, existem diferentes ferramentas disponíveis; para as informações de experiência do usuário, o próprio Google Analytics pode ajudar.
Para vender mais no e-commerce em 2023, portanto, a frase de ordem é: invista na análise de dados e parceiros que consigam otimizar os insights gerados por ela.
Imagem de capa: Depositphotos
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