Os benefícios da computação em nuvem - especialmente flexibilidade, incluindo escalabilidade e mobilidade, e eficiência, incluindo acessibilidade e velocidade de lançamento - são inegáveis. Mas, só porque a nuvem tem benefícios legítimos, não significa automaticamente um forte retorno sobre o investimento (ROI).
Para ter um ótimo ROI da nuvem, esses benefícios devem superar o custo e, para muitas organizações, isso não está acontecendo. Na verdade, pesquisas recentes sugerem que 69% das organizações ainda não obtiveram nenhum ROI substancial de suas transformações na nuvem.
Ironicamente, o custo - incluindo modelos de pagamento conforme o uso e eliminação de despesas de hardware - por si só é frequentemente apontado como um dos grandes benefícios da nuvem. Claramente, no entanto, um custo-benefício da nuvem é por vezes ilusório.
Para entender o porquê deste cenário, considere as ferramentas de colaboração na nuvem, como o Microsoft SharePoint, como exemplo:
O uso de serviços como o SharePoint, que serve como plataforma de armazenamento e compartilhamento em nuvem para o Microsoft Office 365 e o Microsoft Teams, cresceu rapidamente no início da pandemia, chegando a cerca de 200 milhões de contas até o final de 2020. Essas ferramentas nos ajudaram a enfrentar os desafios da Covid-19 e mudaram de vez para melhor a maneira como muitos de nós trabalhamos.
No entanto, como muito poucos desses serviços colaborativos oferecem a capacidade de salvar arquivos, muitas organizações agora estão vendo seus volumes de dados e custos excessivos ficarem fora de controle.
Continua depois da publicidade |
Veja bem, se esses dados criados no início da pandemia tivessem sido armazenados nos próprios servidores de uma organização, muitos deles já teriam sido arquivados. Mas, em vez disso, como não há capacidade originalmente de arquivá-los na nuvem, os dados estão se acumulando no caro armazenamento a quente.
Como resultado, algumas organizações estão pagando para manter os bate-papos do Teams de todos os funcionários de dois anos atrás no nível de armazenamento em nuvem mais caro. Se não forem alertadas sobre isso, essas organizações acabarão pagando por excesso de armazenamento relacionado aos dados que não estão mais usando e já deveriam ter arquivado.
Este é simplesmente um exemplo entre muitos que demonstram porque o ROI da nuvem é mais difícil de alcançar do que a maioria pensava que seria.
Aqui estão três dicas que podem melhorar seu ROI na nuvem:
De acordo com a Gartner, as organizações geralmente acabam gastando 70% a mais em serviços de nuvem sem obter o valor esperado disso. Não seja um deles - ou se você já é, pare - seguindo estas práticas recomendadas.
Gostou? Então compartilhe: