Logomarca Indústria 4.0

3 dicas indispensáveis para quem quer trabalhar com impressão 3D em metal

Por: SKA      13/10/2022

O metal é, sem sombra de dúvidas, um dos materiais mais importantes da indústria, não é mesmo?

Ele está presente no nosso dia a dia em muitas aplicações, desde o ambiente doméstico até o fabril, das pequenas peças complexas de implantes até ferramentas robustas para a construção civil. Isso se deve a uma série de fatores, como robustez, resistência mecânica, temperatura e variedade de tratamentos térmicos e superficiais que conseguimos fazer nesses materiais, trazendo ainda mais confiabilidade e durabilidade às mais diversas aplicações.

Entretanto, muitas vezes acabamos esbarrando nas limitações dos métodos tradicionais de fabricação, como o alto lead time, longo setup, alto custo de produção de demandas pontuais e falta de liberdade geométrica. Por conta disso, é muito comum buscarmos na impressão 3D flexibilidade e agilidade na construção sob demanda do processo, produzindo peças nesses materiais tão versáteis: os metais.

Contudo, é muito comum ouvir que equipamentos de impressão 3D em metal são caros, complexos e que dificilmente trariam um payback atrativo, certo?

E se eu te disser que isso NÃO É VERDADE e que, provavelmente, você apenas não está escolhendo aplicações ou tecnologias factíveis para o seu negócio?

Confira agora 3 dicas importantes para trabalhar com impressão 3D metálica de forma assertiva.

1. Trabalhe com peças de custo elevado ou de alto lead time

Quando pensamos no método aditivo de fabricação (impressão 3D), devemos, justamente, explorar peças complexas!

É isso mesmo que você leu. Peças caras e demoradas por meio do processo tradicional de fabricação são as mais indicadas para o processo de impressão 3D - principalmente em metal.


Continua depois da publicidade


Naturalmente, as peças com os custos mais elevados possuem geometrias complexas e exigem um know how maior na fabricação por usinagem, fundição ou conformação, por exemplo - o que impacta diretamente no seu custo. Isso se deve, principalmente, ao elevado tempo de máquina em equipamentos de alto valor agregado, dedicados à fabricação desse tipo de peça.

Na impressão 3D, complexidade geométrica e custo não são características proporcionais, o que abre um grande leque de possibilidades e vantagens, mesmo trabalhando com um material como o metal.

2. Esteja certo de que o material que você precisa é metal

Por mais que a primeira dica pareça óbvia, acredite, não é!

Diversas vezes no dia a dia da indústria, substituímos peças por outras exatamente iguais, sem repensar os materiais ou geometrias - o que causa o largo uso de peças superdimensionadas em alguns pontos e subdimensionadas em outros.

Porém, existem materiais compósitos de base polimérica tão resistentes quanto alguns metais (ou até mais), como o alumínio, por exemplo, podendo substituir peças feitas até mesmo em aço, empregando performances surpreendentes.

Utilizando esse tipo de material, é possível ter peças extremamente leves e resistentes, produzidas em impressoras 3D substancialmente mais baratas que as de fabricação metálica, o que significa maior economia no custo por peça e menor investimento em equipamento. Então, esteja certo de que suas peças precisam ser em metal antes de investir em um equipamento de impressão 3D para este tipo de material.

3. Escolha a melhor tecnologia para a sua necessidade

Com as tendências de internalização de alguns processos e o crescimento do mercado de impressão 3D, muitas tecnologias desse tipo de manufatura foram criadas. Hoje em dia, existem modelos de equipamentos para todos os bolsos, mesmo quando falamos de materiais metálicos.

Mas não esqueça: mesmo equipamentos “baratos” não se pagam se não forem utilizados.

Alguns equipamentos são mais indicados para produções pontuais, enquanto outros, para a produção em volume, podendo trazer diferentes resultados de custo, tempo e características mecânicas, mesmo em aplicações e materiais semelhantes.

Certo, mas o que isso quer dizer?

Isso significa que você precisa, primeiramente, entender por que utilizar impressão 3D no seu negócio pode ser algo vantajoso, para depois buscar opções de máquinas e tecnologias. E se, mesmo assim, você não está seguro com isso, empresas com know how em soluções para a indústria, como a SKA, podem te ajudar na escolha do melhor equipamento e tecnologia desse tipo para o seu negócio.

Ficou com alguma dúvida? A SKA preparou um material completo para te apresentar todos os benefícios da manufatura digital. Clique no botão abaixo e confira!

Quero saber mais sobre Manufatura Digital


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA