Logomarca Indústria 4.0

Organização e planejamento: por que a indústria precisa tanto pensar à frente?

Por: SKA      28/03/2022

Formar listas para verificar se todos os itens de um determinado procedimento estão de acordo com o que foi planejado é uma prática cada vez mais comum. Existem diversas ferramentas online que nos ajudam a realizar esta verificação e, claro, as infinitas pilhas de papel que insistimos em usar. Mas e na Manufatura, tem como realizar esse controle?

Sim! Também existem soluções específicas que permitem realizar uma espécie de checklist de verificação com aquelas que são tarefas essenciais para o bom andamento da rotina de trabalho. Geralmente, este sistema está relacionado ao sistema de gestão MES adotado pela empresa.

Mas voltando à pergunta inicial: por que é tão importante pensar à frente e manter uma lista de verificações dentro da indústria?

Simplesmente porque existe uma série de coisas que precisam estar em sintonia para que tudo ocorra de acordo com o planejado, tanto para a rotina da empresa quanto para a segurança do próprio operador. Por exemplo, se não forem utilizados os equipamentos de proteção individual (EPI’s), o trabalhador pode estar correndo um grande risco ao executar as suas funções diárias.

Quem se beneficia com esta tecnologia?

Para gerentes e responsáveis por processos, um controle eficaz de itens como este é de extrema importância para garantir que todas as etapas de um processo estejam sendo cumpridas. Se bem aplicado, também consegue conter todos os processos envolvidos no trabalho, evitando retrabalhos e perdas de produção. 

Se o desejo da empresa é que o produto final esteja alinhado às expectativas do cliente e que o fluxo de trabalho esteja constantemente empenhado em atingi-las, com ferramentas como o Checklist, presente no sistema de gestão MES SYNECO, é possível definir o que precisa ser feito e conferir o andamento adequado dos processos de trabalho.

Automatização de processos é o caminho

Quando se trata de manter a qualidade dos procedimentos da empresa, você não precisa confiar na sua memória ou, ainda, de papéis para decorar os passos a serem tomados.


Continua depois da publicidade


Automatize! Mantenha a sua empresa em destaque. Com um sistema MES, você consegue controlar as manutenções autônomas que ocorrem, a preparação das máquinas, se está efetivamente ocorrendo o uso de EPI’s pelos operadores, se os resíduos que a empresa gera estão sendo descartados corretamente, entre diversas outras opções que podem ser adicionadas conforme a necessidade de informações da sua empresa.

O módulo Checklist está presente no SYNECO Reports e no SYNECO Production, que são utilizados para coleta e análise de dados sobre o desempenho da empresa. Ele é totalmente personalizável de acordo com as o que a sua empresa precisa.Quer saber como a solução pode ajudar a sua empresa?

Acesse www.ska.com.br e conheça melhor.

Saiba mais


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA