Logomarca Indústria 4.0

Quanto tempo é desperdiçado procurando dispositivos para se comunicar com o CNC?

Por: SKA      29/11/2021

Pergunta nada simples para falar de um problema bastante comum encontrado por empresas que trabalham com máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado). E existem diversos fatores que nos ajudam a tentar encontrar uma resposta para esta pergunta – uma não, várias. E sabemos que, na indústria, um problema que é aparentemente simples tem o poder de ser apenas a ponta de um grande iceberg.

Hoje, vamos falar sobre alguns dos principais problemas encontrados no chão de fábrica.

Indisponibilidade de programas

Muitas vezes, em um setup, o programa não está disponível na memória da máquina. Isto demanda o uso de pen drives, cartões de memória ou PCs. Esta quebra, além de dificultar o acesso do operador ao programa NC, acarreta um tempo de setup maior, que resulta na perda de disponibilidade da máquina e, consequentemente, na diminuição da produção.

Programas criados diretamente na máquina 

Muitas vezes, por falta de memória da máquina e dificuldades em transmitir um programa, o operador acaba tendo que redigir um programa de forma manual diretamente no painel do CNC. Novamente, este processo demanda uma parada de máquina, além de resultar em formas diferentes de usinar as peças. 

Falta de flexibilidade de transmissão

Cada máquina pode possuir formas diferentes de se comunicar com a programação externa, o que dificulta o entendimento dos operadores e a comunicação entre operadores e programação.

Segurança

O operador pode ter acesso a um programa desatualizado ou que não deve ser usado para aquele item que será produzido devido ao atraso de informações.

Atualização dos programas nativos das máquinas 

Muitas vezes, alguns ajustes são necessários para a adequação de parâmetros de usinagem. Estas alterações, feitas diretamente na máquina, permanecem nela. Isto significa que, se o programa for perdido, por exemplo, ele precisará ser criado novamente, gerando um retrabalho.

Transmissão DNC

Para evitar estes problemas frequentes em indústrias que utilizam programação CNC, um sistema DNC (Controle Numérico Direto, na sigla em português) é a solução indicada. Ela visa atender à necessidade de realizar transmissões de programas entre um sistema e a máquina CNC no chão de fábrica.

A usinagem CNC é um processo que utiliza código, frequentemente gerado em um software de computador. Com a usinagem CNC, é possível controlar o movimento de ferramentas de corte para a fabricação de peças por meio da remoção de material.


Continua depois da publicidade


Essa transmissão de arquivos é realizada de forma bidirecional (envia/recebe) entre um dispositivo (terminal) e máquinas dotadas de programação CNC no chão de fábrica, evitando a perda de produtividade devido à falta ou erros em programas CNC.

Devido à sua utilização estar associada ao servidor da engenharia, onde os programas são salvos, um DNC auxilia na disponibilização dos programas de forma rápida, segura e contínua ao chão de fábrica, além de receber programas ajustados oriundos das máquinas CNC.

O SYNECO DNC oferece uma série de benefícios voltados ao aumento de produtividade de máquinas CNC em função de um melhor aproveitamento, redução dos tempos de máquina parada em virtude de indisponibilidade de programas. Quer saber como uma solução DNC pode ajudar a sua empresa? 

Acesse o site da SKA e confira


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA