Logomarca Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial e a grande reinicialização da manufatura

Os fabricantes que estão à frente no dimensionamento de tecnologias de produção avançadas estão navegando com sucesso em quatro mudanças duráveis que são críticas para gerenciar interrupções sem precedentes.

Por: Francisco Betti, Enno de Boer e Yves Giraud      21/09/2020

Desde seu início, em 2018, a Global Lighthouse Network (GLN), rede global de fabricantes avançados, demonstrou como as empresas líderes podem trabalhar para realizar todo o potencial das inovações e avanços no núcleo da Quarta Revolução Industrial (4IR). Começando com um seleto grupo de organizações de ponta, vimos como as fábricas farol podem ajudar organizações inteiras a navegar em suas jornadas de modernização, inspirando e catalisando mudanças entre organizações parceiras ao longo do caminho.

É por isso que o GLN agora compreende 54 locais, com dez sítios adicionados no terceiro trimestre de 2020. Esse crescimento reflete a adoção acelerada de tecnologias 4IR centrais e sua infusão nas operações diárias de fabricação e cadeia de suprimentos, à medida que as organizações agem em uma nova urgência para se manterem competitivas - mesmo que outras tenham ficado para trás, ainda presas no purgatório piloto.

O GLN inclui empresas que alcançaram avanços notáveis de 4IR dentro das quatro paredes dos locais de fábrica ou implementaram a digitalização ponta a ponta (E2E) de forma eficaz em toda a cadeia de valor. De fato, em ambos os casos, a tecnologia 4IR impulsionou uma nova imaginação das cadeias de manufatura e suprimentos em todas as indústrias e setores.

Além disso, um aspecto essencial do sucesso das lighthouses (faróis) reside em um foco dedicado no desenvolvimento da força de trabalho e construção de capacidade por uma variedade de meios. De fato, essas organizações priorizaram seu pessoal ao transformar a natureza do trabalho por meio de esforços intencionais de qualificação e/ou requalificação, capacitando os trabalhadores a realizar seu potencial por meio de novas formas de trabalho.

Eventos mundiais recentes, principalmente a pandemia de Covid-19, levaram a interrupções significativas em uma escala sem precedentes nos últimos tempos, afetando quase todos os aspectos da indústria global e exigindo uma "grande reinicialização" em todos os setores da economia global: um conjunto decisivo de ações orientadas para a entrega valor não apenas para as próprias empresas, mas também para a sociedade como um todo. Embora os choques da cadeia de suprimentos tenham descoberto vulnerabilidades operacionais, eles também apresentam oportunidades transformadoras para líderes de manufatura e da cadeia de suprimentos. Os avanços em tecnologia e novas formas de trabalho implementadas por essas organizações pioneiras permitiram que elas se adaptassem rapidamente durante as interrupções, permanecendo viáveis e operacionais.


Continua depois da publicidade


Mesmo antes das enormes interrupções impostas pela pandemia, a lacuna entre os pioneiros da 4IR e a maioria estava crescendo rapidamente. Agora, quatro mudanças duráveis na fabricação e nas cadeias de suprimentos surgiram como particularmente críticas:

  • Maior agilidade e foco no cliente em toda a fabricação e cadeias de suprimentos da E2E facilita o reconhecimento mais rápido das preferências do cliente. Isso, por sua vez, permite ajustes mais rápidos aos fluxos de fabricação em fábricas modulares de pequena escala de próxima geração para permitir níveis mais elevados de personalização.
  • A resiliência da cadeia de abastecimento oferece uma vantagem competitiva, exigindo ecossistemas de abastecimento n-tier conectados e reconfiguráveis e regionalização.
  • Velocidade e produtividade são alcançadas por meio de níveis elevados de automação e aumento da força de trabalho, juntamente com esforços de requalificação.
  • A ecoeficiência é cada vez mais considerada uma necessidade para se manter no mercado e garantir a conformidade com um cenário regulatório cada vez mais complexo.

O nível de agilidade e resiliência que essas mudanças exigem está no cerne da verdadeira inovação 4IR, com ativos valiosos que servem como alavancas críticas durante adversidades inesperadas. Os benchmarks e conquistas anunciados em descobertas anteriores sobre essas empresas líderes permanecem impressionantes por si só. No entanto, a turbulência dos eventos recentes permite-nos uma apreciação ainda mais sofisticada das próprias qualidades que os sustentam e aumentam ainda mais o impacto que os faróis têm alcançado, seja dentro de uma única fábrica ou de ponta a ponta, em toda a organização.

Assim, é neste contexto de desafio sem precedentes que os faróis servem de modelo de transformação e faróis de luz que podem nos guiar através da tempestade em direção a um futuro mais forte e resiliente. Essas organizações estão liderando o caminho, demonstrando como reinventar e reequilibrar as operações agora e para o próximo normal. Eles estão nos mostrando como as empresas podem fornecer valor não apenas aos seus acionistas, mas também a um conjunto mais amplo de partes interessadas, incluindo trabalhadores, consumidores e o meio ambiente - na verdade, a sociedade em geral.

Embora os choques da cadeia de suprimentos tenham descoberto vulnerabilidades operacionais, eles também apresentam oportunidades transformadoras para líderes de manufatura e da cadeia de suprimentos.

Talvez o mais importante, os desafios de hoje deixam claro que os faróis não estão no fim de suas jornadas de transformação - eles estão apenas começando a desbloquear o verdadeiro potencial das tecnologias 4IR. Conforme a rede de faróis cresce, sua luz brilhará mais forte, ajudando ainda mais organizações a estarem melhor preparadas para enfrentar as inevitáveis tempestades futuras, quando e onde ocorrerem.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Francisco Betti, Enno de Boer e Yves Giraud

Enno de Boer é sócio do escritório da McKinsey em Nova Jersey, e Yves Giraud é um especialista sênior do escritório de Genebra, destacado para o Fórum Econômico Mundial. Francisco Betti é o chefe de Moldando o Futuro da Manufatura e Produção Avançada no Fórum Econômico Mundial.

logo Vertical da Manufatura ACATE