Um colaborador que trabalhe com sistemas ou processos é responsável por uma série de tarefas repetitivas que, por na maioria das vezes serem cansativas, enfadonhas e realizadas manualmente, estão expostas a muitos erros. É nesse cenário que os robôs de softwares de Automação Robótica de Processos (RPA) podem colaborar para simplificar a rotina empresarial.
RPA: o que é?
Ao imitar a forma como os seres humanos interagem com aplicativos por meio de uma interface de usuário, os robôs de software de RPA são capazes de executar, de maneira automatizada e utilizando-se de recursos cognitivos, o passo a passo de tarefas que uma pessoa realizaria manualmente.
Ao encarregar robôs de tarefas que não necessitam de intervenção humana, essa tecnologia permite, portanto, que os profissionais dediquem mais tempo a atividades de alto valor, como aquelas que demandam estratégia, tática, avaliações e tomadas de decisão.
Dessa forma, além de um melhor aproveitamento da equipe, muitos outros benefícios podem ser notados com a adoção da tecnologia RPA. Abaixo, você confere 5 razões para apostar na Automatização Robótica de Processos na sua empresa.
1. Padronização e otimização de processos
As ferramentas de RPA possibilitam obter mais confiabilidade na armazenagem dos dados que entram no sistema, conferindo mais segurança ao padronizar procedimentos de trabalho.
É possível ainda criar relatórios precisos sobre o desempenho da empresa, mensurando resultados com mais exatidão e permitindo uma visão macro do negócio, além de se preparar para possíveis riscos.
2. Redução de erros
“Errar é humano”, já diz o ditado, e exatamente por isso é que utilizar robôs proporcionam maior precisão nas operações. Minimizando os processos manuais e reduzindo possíveis falhas durante o preenchimento de documentos, a implementação de robôs de RPA reduz a incidência de erros nos processos. Isso porque quando a fórmula ou regra seguida por eles está bem definida no script da automação, as chances de erros são virtualmente eliminadas na execução dessas tarefas.
3. Escalabilidade
Em se tratando de processos realizados manualmente, a única maneira de ganhar escalabilidade em caso de aumento de demanda é contratando e treinando mais pessoas.
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Ao automatizar tarefas manuais, porém, é possível ajustar o número de robôs executando determinado trabalho de acordo com a demanda. Além disso, com a redução de erros, é possível aumentar o número de operações e ainda assim manter a qualidade do produto ou serviço alta.
4. Otimização do tempo
Segundo um estudo realizado pela Accenture, a aplicação de RPA pode reduzir de 80% a 90% o tempo que uma empresa dedica à realização de atividades que antes eram executadas manualmente. Isso porque um robô pode realizar tarefas com 3 a 5 vezes mais velocidade que uma pessoa, gerando mais resultados em um mesmo tempo de trabalho.
Mais uma vantagem é o fato de os robôs poderem trabalhar ininterruptamente, 24 horas por dia em todos os dias da semana, aumentando ainda mais a produtividade do negócio.
5. Redução de custos
Softwares de RPA, além de viabilizar que processos manuais que antes demoravam meses sejam concluídos em dias ou semanas, também apresentam custo-benefício vantajoso.
Assim, mesmo que o investimento inicial seja um pouco mais alto, a longo prazo, contabilizando queda de erros operacionais, melhor alocação de recursos humanos e satisfação dos clientes finais, os benefícios serão definitivamente superiores.
Transformação digital
A implementação da RPA pode ser o pontapé inicial para o uso da inteligência artificial (IA) em uma empresa, e sua facilidade de implementação e seu rápido ROI fazem com que essa tecnologia mereça atenção especial em praticamente qualquer negócio nos dias de hoje.
No setor automotivo e de transporte, por exemplo, ferramentas de RPA que oferecem a automação de processos de gestão de frotas têm se destacado e se mostrado cada vez mais relevantes para a administração de funções do dia a dia. É o caso do software da Rabbot, que possibilita a coleta e a centralização de todas as informações de veículos e maquinários em um só lugar, descomplicando e automatizando o agendamento de serviços e revisão.
A solução Rabbot tem como diferencial o fato de se basear em três pilares: coleta de dados, feita via checklist digital ou por meio de integrações com outros sistemas, organização, utilizando a metodologia Kanban, e automação.
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