Muito tem se falado sobre o conceito de Indústria 4.0 e do uso das novas tecnologias habilitadoras nesse processo de digitalização desde os setores administrativos até o chão de fábrica. Uma das opções que podem ser implementadas na sua empresa é a Internet das Coisas (IoT), que basicamente é a conexão de objetos à Internet para transmissão de dados e comunicação.
Neste artigo, preparei alguns números para que você conheça todos os benefícios da Internet das Coisas na Indústria e veja que fazer essa aquisição pode trazer grandes mudanças para o seu negócio. Confira!
Um panorama sobre a Indústria 4.0
Segundo relatório da PwC, cerca de US$ 6 trilhões serão investidos, ao redor do mundo, em tecnologias de Internet das Coisas entre 2015 e 2020. As empresas brasileiras já começaram a enfrentar o desafio de tornarem seus processos mais modernos e digitais e também já começam a se inteirar sobre as novidades trazidas pela Indústria 4.0
Em 2018, 48% das grandes indústrias presentes no Brasil afirmaram em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que pretendiam destinar mais recursos para a aquisição de novas tecnologias e 73% dessas organizações já estão, ao menos, em fase inicial de implementação de sistemas de gestão, soluções de Big Data, Inteligência Artificial e, é claro, de IoT.
Uma das principais vantagens de utilizar as tecnologias habilitadoras é a possibilidade de automatizar processos e, com isso, aumentar a produtividade da empresa. Além disso, há ganhos na agilidade e volume de dados para tomada de decisões mais rápida e precisa, visualização mais ampla e metrificada do desempenho da empresa, bem como a possibilidade de conhecer ainda mais os seus clientes e hábitos de compra e consumo.
As aplicações da Internet das Coisas na Indústria
É possível utilizar as soluções de Internet das Coisas para as mais variadas atividades dentro da sua indústria. Destacarei aqui as principais novidades para que você conheça e veja qual delas poderia fazer toda a diferença para o seu negócio.
Medição de desempenho
Existem aplicações de IoT que podem ser associadas à sua linha de produção para identificar qual é o desempenho das suas máquinas, avaliando se elas estão funcionando conforme esperado, se estão utilizando a quantidade de suprimentos determinada pelo fabricante e, até mesmo, se algum setor precisa de outros equipamentos para melhorar a produtividade.
Acompanhamento de manutenções
Imagine a possibilidade de diminuir o número de manutenções corretivas e conseguir reduzir custos com esse processo. Isso é possível com as soluções de IoT, que monitoram em tempo real as condições das suas máquinas e podem fornecer dados relevantes para a sua rotina de inspeção, permitindo que as manutenções preventivas e preditivas sejam mais precisas.
Controle de qualidade
Com o apoio de câmeras e etiquetas RFID, é possível monitorar a qualidade do processo produtivo nos seus equipamentos e verificar, a qualquer hora e de qualquer lugar, se o padrão de qualidade estabelecido pela sua equipe está sendo seguido pelas máquinas.
Continua depois da publicidade |
Contar com as novas tecnologias para revolucionar a sua empresa está ficando cada vez mais acessível. É preciso apenas que você encontre os melhores parceiros para ajudá-lo nessa jornada de transformação digital e na implementação de soluções complementares como a Internet das Coisas na indústria.
Indústria 4.0 na prática
Gostou deste conteúdo e quer conversar sobre como aplicá-lo na prática? Participe do Mega Experience Campinas no dia 27/11, o maior encontro sobre transformação digital do interior paulista. O evento é gratuito e conta com uma trilha exclusiva sobre Indústria 4.0. Clique aqui para mais informações!
Gostou? Então compartilhe: