De acordo com uma pesquisa da PwC, em 2018, 65% dos brasileiros afirmaram fazer compras regulares na internet, no mínimo uma vez por mês. Isso significa que mais da metade da população é influenciada efetivamente por estratégias digitais.
Ter uma presença online relevante é essencial para qualquer tipo de negócio e apostar em estratégias de conteúdo ajuda na construção de um posicionamento digital forte. Para as indústrias isso é ainda mais importante, uma vez que precisam fazer vendas complexas, atrair colaboradores e educar o mercado.
Para cada um destes tópicos uma estratégia digital bem montada é essencial. Confira o porquê:
Vendas complexas: Indústrias e empresas que vendem tecnologia e insumos para fábricas não comercializam produtos e serviços comprados por impulso. O cliente precisa sentir a necessidade, confiar na empresa e ter um apoio no pós-venda. Com uma estratégia de conteúdo é possível criar textos, vídeos ou podcasts que apresentem o problema e a solução vendida pela empresa. Assim, quem tiver procurando por soluções chegará ao conteúdo.
A publicação de cases, avaliações e números da empresa ajudam o consumidor a confiar na solução, tendo acesso a resultados reais. Por fim, o cliente terá sempre a mão conteúdos de como usar de forma mais efetiva o produto ou serviço vendido pela empresa, podendo aproveitar ao máximo a compra.
Atração de colaboradores: Por mais que existam muitos profissionais disponíveis no mercado de trabalho hoje, as indústrias precisam atrair colaboradores técnicos e especialistas — o que pode ser um desafio. Umas estratégia digital de employer branding ajuda a construir uma imagem positiva da empresa para atração de talentos.
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Para alcançar as pessoas certas, a indústria pode apostar em materiais sobre o dia-a-dia na empresa e oportunidades de crescimento. Além de materiais no próprio site, para esta estratégia surtir efeito é preciso que o industrial procure os canais certos para se divulgar. Se a intenção é contratar pessoas para atuar no chão-de-fábrica, pensar em divulgação em redes sociais e rádios é efetivo. Se a empresa procura por profissionais técnicos, jornais de grande circulação e portais de nicho podem ser uma saída.
O importante é entender quem é o profissional que a indústria quer atrair, onde este se informa e pensar uma estratégia certeira.
Educação de mercado: Por fim, a indústria precisa que seus potenciais clientes entendam o que está sendo vendido, como se usa esse o serviço ou o produto e sua importância. Uma empresa que vende robôs colaborativos, por exemplo, precisa ensinar seu público sobre os benefícios da adoção desta tecnologia, mostrar resultados e ajudar no entendimento do mercado como um todo.
Por isso é essencial que mantenha conteúdos educativos em seus próprios sites ou portais de relevância no setor.
Seja visto
Para as empresas que atuam com o conceito 4.0, por exemplo, o portal Indústria 4.0 é uma vitrine para o setor. Só nos últimos 12 meses, o portal registrou mais de 120 mil acessos. Os meses com menos visitas, somaram mais de cinco mil views nas notícias.Isso significa que o espaço amplifica o conhecimento e impulsiona a imagem digital das empresas.
Uma estratégia digital bem estruturada vai além do site ou blog da própria empresa e pensa em canais de relevância para o objetivo do negócio. A informação é, mais do que nunca, essencial para a competitividade de uma indústria.
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