Logomarca Indústria 4.0

As contribuições da Indústria 4.0 no combate ao câncer

A todo instante surgem novas tecnologias cada vez mais inovadoras e focadas em facilitar o dia a dia das pessoas no âmbito pessoal e profissional. As contribuições são em diversas áreas, como transporte, indústria, agropecuária, educação e saúde.

Por: Cristian Machado De Almeida      17/03/2019

No campo da medicina, especialmente no caso do tratamento e busca pela cura completa e eficiente do câncer, considerado um dos maiores desafios da humanidade, as novas tecnologias já estão atuando a fim de fornecer um maior acesso a informações. Estas, estão cada vez mais precisas, o que impacta na qualidade e no aumento da expectativa de vida da população ao redor do mundo.

A Indústria 4.0 e todas as suas novidades, ferramentas e estratégias, como a internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial (AI) e a Realidade Aumentada, estão elevando a medicina a um novo patamar em termos de procedimentos e novas possibilidades. Hoje, para alguns pontos estratégicos, que eram vistos como gargalos anteriormente, principalmente nos serviços públicos de saúde, já foram encontradas soluções tecnológicas que estão gerando resultados visíveis para médicos e pacientes.

Problemas como a triagem ineficiente de pacientes e a falta de prioridade de urgências, além da demora no agendamento de consultas e do acesso aos resultados de exames, já são situações que estão sendo resolvidas pelas novas tecnologias. O prontuário eletrônico, disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde, pode ser considerado uma das principais contribuições, nesse sentido.

A transmissão 100% digital dos dados, procedimentos realizados e dos resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de agilizar o acesso à informação permite que o governo fiscalize online como está sendo investido o dinheiro do SUS. Com ele, também é possível verificar, em tempo real, a disponibilidade de medicamentos e o registro das visitas de agentes de saúde.

As tecnologias também estão trazendo e buscando melhorias e soluções para tratamentos, medicamentos e diagnósticos de doenças mais raras. Esse ano, por exemplo, o hospital Hélio Angotti, referência na região do Triângulo Mineiro quando o assunto é o tratamento do câncer, contará com o aparelho de Radioterapia Clinac IX, reconhecido como um dos mais modernos do mundo. O equipamento é usado em tratamentos radioterápicos e possui novas técnicas de aplicação, como a radioterapia de intensidade modulada e a guiada por imagem, que reduzem os efeitos colaterais do tratamento do câncer e protegem os órgãos próximos, que não necessitam receber radiação.

Futuramente, algoritmos baseados em machine learning - que pode ser traduzido como “aprendizado de máquina” -, via inteligência artificial, saberão, com mais precisão, quais são as chances de uma pessoa se curar da doença. Outro exemplo é a inclusão de genes alterados no organismo, que permite a realização de correções no DNA de um ser humano, aumentando, consideravelmente, as possibilidades de cura de vários tipos de câncer.

Entre todas as novidades trazidas pela Era 4.0, sem dúvidas, uma das principais contribuições está na capacidade de armazenamento de dados, que serão analisados e entregues em tempo hábil. A medicina descobre, todos os dias, novas doenças e novidades sobre o organismo humano e essa atualização constante pode ser considerada um dos principais obstáculos para o ser humano, que armazena uma quantidade limitada de informações de forma autônoma.

Dados apresentados pela médica e coordenadora de Healthcare Transformation da International Business Machines (IBM), empresa norte-americana da área de tecnologia da informação, Mariana Perroni, mostram que para se manter atualizado, um oncologista gastaria, aproximadamente, 20 horas para ler tudo o que há de novo sobre a área. Com o uso da Inteligência Artificial, a leitura da sequência genética de uma pessoa com câncer cairia de 160 horas, aproximadamente uma semana, para apenas 15 minutos. Uma diminuição considerável de tempo gasto pelo especialista, que poderá se dedicar a outros estudos e possibilidades.


Continua depois da publicidade


Todas essas novidades apontam para um futuro que promete mais eficácia e certezas no combate ao câncer. Os benefícios trazidos pela Era 4.0 se apresentam como aliados do ser humano e, em especial, do profissional da saúde. A inteligência da máquina, sua precisão e agilidade, junto às pessoas e suas capacidades humanas, representam, hoje, a estratégia mais acertada na busca pela melhoria da qualidade de vida  por meio de diagnósticos precisos e, consequentemente, a cura para atuais e novas doenças.

Nota: Gostaria de Agradecer ao Dr. Felipe Rocha Toledo médico gestor do Hospital Hélio Angotti e ao Diário de Uberlândia. A matéria também se encontra disponível no site: https://diariodeuberlandia.com.br

 
*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Cristian Machado De Almeida

Cristian Machado De Almeida

Formado em Engenharia de Produção e Pós graduação em Indústria 4.0. Atualmente trabalhando como Coordenador de Planejamento e Controle de Produção na Calvo Cestas Básicas, atuando na Consultoria Nova Fase Tecnologia como Industrial Business Development e Representante Comercial do Festival Internacional de Tecnologia e Comunicação.