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Inovação: Será que o projeto ou produto que estou implementado dará lucro?

Esperar que um projeto quando implementado comece a gerar lucro logo após a implementação pode ser uma armadilha...

Por: David Escobar      29/03/2018

O desenvolvimento de novos produtos e a implementação de novos processos é sempre um trabalho que requer experiência e conhecimento de mercado. Sempre envolve uma série de riscos que podem prejudicar o negócio tanto de micro ou pequeno empresários quanto de grandes empresas. Há quem possa se indagar: Porque lançar novos produtos então? Esta pergunta chave é respondida pelo simples fato de que a nossa entraga de resultado segue um padrão: Todos querem algo melhor e se possível pagar menos por isso!


Como saber se o projeto dará lucro após a implmentação?

Esperar que o produto ou projeto quando implementado comece a gerar lucro logo após o início da implementação pode ser uma armadilha, principalmente para o gestor que está apenas ansioso com o lançamento. O lucro efetivamente iniciará após o pagamento de todas as despesas do projeto. Muitos empresários não consideram o estoque inicial de matéria prima e de produtos acabados do proejto. O gráfico abaixo representa esta equação muito bem. A fase de desenvolvimento até a fase de crescimento (se consideramos o comportamento regular de um produto):

 

Se estamos falando da implementação de uma teconolgogia IOT, é fundamental observar que todo projeto deve ter seu próprio fluxo de caixa e assim podemos começar a mensurar se efetivamente o investimento foi transformado em resultado.

Se estamos flando de um produto, o lançamento requer uma metodologia clara, para que o empresário antes mesmo do lançamento esteja preparado com fluxo de caixa para dar tempo aos clientes de conhecerem o produto e estarem dispostos a comprar.

Outro aspecto fundamental é a tecnologia que será aplicada. Se houver a necessidade de desenvolver um mecanismo complexo a etapa de desenvolvimento (investimento de recursos) será maior e o lucro do será cada vez mais prorrogado.


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Como uma metodologia ajuda a reduzir riscos
Com base no discutido até agora, existem 3 grandes riscos na implementação de um projeto:

  • Mercadológico
  • Tecnológico
  • Financeiro

Uma metodologia estruturada, apoiará o empresário no entendimento não somente do produto que será lançado ou como um processo aprimorado irá impactar nos atuais produtos, mas no fortalecimento do fluxo de caixa para suportar o período em que o as vendas não concretizam o lucro obtido pelo projeto implementado. O risco Mercadológico será reduzido ao avaliar o que exatamente os potenciais clientes estão buscando, seus anseios, problemas e alternativas de investimento para tornar sua vida mais fácil. E por fim, o Tecnológico – porque lançar um projeto altamente tecnológico se o mercado não está disposto a pagar o preço que esta tecnologia custará. Se uma tecnologia menos elaborada for aplicada no produto, isto impactará em redução do preço de venda? Se sim, quanto a mais será vendido?


O que todos esperamos: Lucro
Mas então como se certificar de que um projeto novo dará lucro? Esta é a pergunta de ouro, eliminar todos os riscos é uma tarefa que requer dedicação, análise e empenho.

Se pudéssemos priorizar, nossa sugestão é buscar entender com profundidade o maior numero de clientes possível. Sim! tanto no lançamento de produtos quanto na implementaçao de um projeto de redução de custos, o importante é o cliente, e o que ele espera de sua emprsa. Saber suas necessidades, seus problemas, o que pensam, como interagem com o produto, o que esperam, e assim por diante.
Então proceder no entendimento de todos os impactos tecnológicos do produto atendendo o cliente e não a empresa que está desenvolvendo. Por fim, planejar o fluxo de caixa do projeto.


 
Controlar os três grandes riscos do desenvolvimento de um produto passa por uma análise crítica da capacidade do empresário atender adequadamente o mercado, com produtos que atendam as necessidades latentes.

 

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*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

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David Escobar

David Escobar

David Escobar é sócio da 4C - Foresee Innovation for Business, empresa destinada ao desenvolvimento da Cultura de Inovação em organizações que estão insatisfeitas com os seus resultados e querem buscar, novos produtos, tecnologias ou modelos de negócio diferenciados. Somos transformadores do entendimento de Inovação e defendemos a aplicação de metodologias na busca por novas formas de atender o Cliente. Com o objetivo de apoiar os nossos Clientes na busca de recursos para inovação, contamos também com uma assessoria interna que apoia na avaliação e captação de recursos de fomento.

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