O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 35,7 milhões para um projeto da Quality Software de desenvolvimento de Plataformas de Transformação Digital. A iniciativa deve atender demandas de clientes do setor bancário e de mineração. No âmbito do BNDES Mais Inovação, a iniciativa visa integrar o uso de inteligência artificial (IA) para criar soluções digitais mais eficazes.
O plano de inovação da empresa contempla o desenvolvimento de duas plataformas digitais que visam simplificar a análise de documentos e métodos mais eficazes e confiáveis para medição de estoques em 3D.
No setor bancário, a iniciativa tem como objetivo otimizar processos realizados pelos operadores de câmbio, como interpretar documentos, conferir se as operações estão de acordo com os requisitos do Banco Central, se há coerência entre o tipo de transação pretendida e o canal bancário, assim como aumentar a governança do processo cambial, de modo a considerar os diferentes canais de atendimento ao cliente e os formatos da documentação.
Na mineração, as possibilidades de aplicação da inovação permitem mensurar as dunas (pilhas) de matérias acumuladas sob diferentes condições de armazenagem, a qualquer momento, com o uso de drones com visão computacional embarcada. E, também, monitorar as informações de volumes transportados – estoque em trânsito – por meio de drones com interpretação geodésica em 3D (visão estereoscópica) e tomar decisões de movimentação de estoque.
O motor de IA poderá prescrever ao operador a melhor movimentação futura, considerando a disponibilidade de caminhões e ociosidade de silos, e efetuar a pesagem de estoque. O programa inclui a possibilidade de calcular perdas na movimentação de volumes, comparando as medidas topográficas com a pesagem das balanças.
Continua depois da publicidade |
"A operação aprovada pelo BNDES tem impacto potencial na geração e manutenção de empregos qualificados, no ganho de competitividade e na melhoria de processos digitais das empresas nacionais. Projetos alinhados aos objetivos da política industrial do presidente Lula, que busca aplicar a transformação digital no setor industrial para ampliar a produtividade”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante
Para José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, a inovação é um dos pilares do Plano Mais Produção, braço de financiamento da Nova Indústria Brasil. “Os recursos do BNDES Mais Inovação serão fundamentais para o desenvolvimento de novas soluções na plataforma tecnológica da companhia, baseadas em Inteligência artificial. Além disso, os investimentos possibilitarão a manutenção e criação de empregos qualificados, ganhos de competitividade e melhoria de processos para a empresa e seus clientes”, explicou.
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe: