Logomarca Indústria 4.0

10 principais tecnologias emergentes para enfrentar desafios globais

Descoberta científica impulsionada por IA, micróbios capturadores de carbono e elastocalóricos estão entre as 10 tecnologias listadas.

Por: Imprensa WEF      11/07/2024 

O Fórum Econômico Mundial divulgou seu relatório anual sobre as 10 Principais Tecnologias Emergentes, destacando tecnologias com o maior potencial para causar um impacto positivo no mundo nos próximos três a cinco anos.

“As organizações fazem escolhas melhores quando entendem os fatores que moldam o futuro. O relatório identifica tecnologias com potencial significativo para influenciar sociedades e economias,” disse Jeremy Jurgens, Diretor Executivo do Fórum Econômico Mundial e Chefe do Centro para a Quarta Revolução Industrial. “Ele também destaca tecnologias com imenso potencial para revolucionar a conectividade, enfrentar os desafios urgentes das mudanças climáticas e impulsionar a inovação em diversos campos.”

“Basear-se na expertise dos Editores-Chefes de Campo da Frontiers em todo o mundo traz nosso compromisso compartilhado com a ciência transformadora em foco claro, oferecendo insights e clareza sobre tecnologias inovadoras que têm a capacidade de mudar sociedades, economias e vidas para melhor,” disse Frederick Fenter, Editor-Chefe Executivo da Frontiers. “Isso é ciência aberta em ação e estamos encantados em colaborar com o Fórum Econômico Mundial para trazer essas tecnologias à atenção de líderes empresariais, científicos e políticos em todo o mundo.”

As 10 Principais Tecnologias Emergentes de 2024 são:

  1. IA para descoberta científica: Embora a inteligência artificial (IA) tenha sido usada em pesquisas por muitos anos, avanços em aprendizado profundo, IA generativa e modelos de fundação estão revolucionando o processo de descoberta científica. A IA permitirá que os pesquisadores façam conexões e avanços sem precedentes na compreensão de doenças, propondo novos materiais e aprimorando o conhecimento do corpo e da mente humana​​.
  2. Tecnologias de aprimoramento de privacidade: Protegendo a privacidade pessoal enquanto proporciona novas oportunidades para o compartilhamento global de dados e colaboração, os "dados sintéticos" estão prontos para transformar como a informação é manuseada, com aplicações poderosas em pesquisas relacionadas à saúde.
  3. Superfícies inteligentes reconfiguráveis: Essas superfícies inovadoras transformam paredes e superfícies comuns em componentes inteligentes para comunicação sem fio, ao mesmo tempo em que melhoram a eficiência energética em redes sem fio. Elas têm promessas para inúmeras aplicações, desde fábricas inteligentes até redes veiculares​​.
  4. Estações de plataforma de alta altitude: Usando aeronaves, dirigíveis e balões, esses sistemas podem estender o acesso à rede móvel para regiões remotas, ajudando a fechar a lacuna digital para mais de 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo​​.
  5. Sensing e comunicação integrados: O advento das redes 6G facilita a coleta simultânea de dados (sensing) e a transmissão (comunicação). Isso possibilita sistemas de monitoramento ambiental que ajudam na agricultura inteligente, conservação ambiental e planejamento urbano. Dispositivos de sensing e comunicação integrados também prometem reduzir o consumo de energia e silício.
  6. Tecnologia imersiva para o mundo construído: Combinando poder de computação com realidade virtual e aumentada, essas tecnologias prometem melhorias rápidas em infraestrutura e sistemas diários​. Essa tecnologia permite que designers e profissionais da construção verifiquem a correspondência entre modelos físicos e digitais, garantindo precisão e segurança e promovendo a sustentabilidade.
  7. Elastocalóricos: À medida que as temperaturas globais aumentam, a necessidade de soluções de resfriamento está prestes a crescer. Oferecendo maior eficiência e menor consumo de energia, os elastocalóricos liberam e absorvem calor sob estresse mecânico, apresentando uma alternativa sustentável às tecnologias atuais.
  8. Micróbios capturadores de carbono: Organismos engenheirados convertem emissões em produtos valiosos, como biocombustíveis, proporcionando uma abordagem promissora para mitigar as mudanças climáticas.
  9. Rações alternativas para gado: Rações proteicas para gado provenientes de proteínas de célula única, algas e resíduos alimentares podem oferecer uma solução sustentável para a indústria agrícola.
  10. Genômica para transplantes: A implantação bem-sucedida de órgãos geneticamente modificados em um humano marca um avanço significativo na saúde, oferecendo esperança a milhões que aguardam transplantes​​.

 


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos.com

Gostou? Então compartilhe: