Logomarca Indústria 4.0

Hedro Sistemas é a primeira indtech brasileira a participar de evento promovido pela Mercedes-Benz na Alemanha

Com o convite para participar do Startup Autobahn 2024, a indtech mineira expande sua atuação no mercado internacional com seus sensores inteligentes após participação do programa de internacionalização de indtechs brasileiras na Alemanha, o BiG 2023.

Por: João Marcos ElYark para Hedro Sistemas Inteligentes      04/06/2024 

A Hedro Sistemas Inteligentes está prestes a fazer história ao ser a primeira indtech brasileira a participar do prestigiado evento Startup Autobahn, que acontece nesta semana, na Alemanha. O convite partiu da Mercedes-Benz, empresa fundadora do evento e com a qual a Hedro está desenvolvendo projetos de inovação conjuntamente. Fundada com a visão de conectar máquinas antigas à Internet das Coisas (IoT), a indtech brasileira tem como missão catalisar a transição do país para a indústria 4.0 e trilha um caminho audacioso rumo ao reconhecimento global.

Na base de sua proposta disruptiva estão os sensores de vibração e temperatura sem fio baseados em IoT e computação de borda. Estes dispositivos inteligentes são equipados com algoritmos embarcados, que geram e processam dados dentro do próprio sensor antes de enviá-los para a nuvem. Assim, é possível adaptar o funcionamento desses sensores para que eles possam monitorar uma variedade de equipamentos, desde motores elétricos até laminadores de aço inteiros, por exemplo.

Ao ser a primeira startup brasileira a ser convidada, a Hedro não apenas tem a possibilidade de firmar sua posição no mercado global, mas também de ajudar a colocar o Brasil no mapa da inovação industrial.

Sob os holofotes da Mercedes-Benz, a Hedro visa estabelecer parcerias estratégicas e demonstrar sua capacidade de oferecer soluções tecnológicas de ponta. "Ficamos muito orgulhosos! Ser convidado pela Mercedes-Benz para participar deste evento internacional é uma validação de nosso trabalho e viabilidade no mercado nacional. Estamos ansiosos para aproveitar ao máximo essa oportunidade, estabelecer novas parcerias e expandir nossa presença global”, disse O CEO da empresa, Cássio Barbosa.


Continua depois da publicidade


A participação da Hedro no Brazilian Indtechs in Germany (BiG), na Alemanha, em 2023, foi o que abriu inicialmente as portas para a empresa na Europa. O BiG 2023 foi um programa de internacionalização de indtechs que levou 10 indtechs brasileiras para conhecer o mercado alemão.

Saiba mais sobre o BiG 2023

Agora, a expectativa em torno da participação da indtech brasileira no Startup Autobahn é palpável. A empresa almeja não apenas expandir suas operações para o mercado automotivo, mas também estabelecer colaborações frutíferas com outras empresas e startups participantes, como fornecedora de tecnologia. O objetivo é claro: posicionar-se como um habilitador tecnológico da Indústria 4.0, viabilizando a digitalização de máquinas antigas e oferecendo soluções inovadoras para diversos setores industriais.

“Vamos demonstrar a confiabilidade de nossa tecnologia e provar que ela pode ser utilizada na composição de diversos produtos em todo o mundo. E que as empresas não apenas podem utilizar a nossa tecnologia como o produto final, mas sim basear-se na nossa tecnologia para criar mais valor e atender os clientes deles também”, afirma Barbosa.

À medida que a Hedro continua a desbravar novos horizontes na fronteira da inovação tecnológica, seu impacto na indústria brasileira e global só tende a crescer. Como um símbolo do potencial da tecnologia brasileira, a empresa está pavimentando o caminho para uma indústria mais conectada, inteligente e resiliente.

Fundada em 2017 no interior de Minas Gerais, em um cenário onde o investimento em hardware no Brasil é escasso e arriscado, a empresa enfrentou obstáculos significativos para consolidar sua posição. Mas com determinação e perseverança, a Hedro superou essas barreiras, validando sua tecnologia e assegurando investimentos e projetos cruciais a partir de 2021, que ajudaram a consolidar a startup como uma fornecedora de tecnologia para a indústria brasileira como, por exemplo, a Siderurgia e a Mineração. Porém, o obstáculo agora é maior: levar essa tecnologia para fora do Brasil, se consolidar no mercado internacional e provar sua possibilidade de atuar em outros mercados como o automotivo.

 

Gostou? Então compartilhe: