O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o do Rio Grande do Sul (RS) lançaram, na última quinta-feira (25), o programa de internacionalização de soluções agroindustriais para os Estados Unidos (EUA). O Brazilian Techs Connection tem objetivo de promover conexões de negócios entre as techs brasileiras com a região de Chicago e Peoria nos EUA.
Em sua primeira edição, o programa oferta uma jornada de conexões e internacionalização, com uma trilha de capacitações ministradas por atores imersos no ecossistema centro-oeste americano, com preparação para internacionalizar os negócios. Conselheiro de Organizações Inovadoras, Claudio Goldbach, é o idealizador da chamada e reforça o importante papel e conexões do programa.
“BTEC é um programa de conexões de países, de tecnologias, de negócios. E a região de Chicago foi escolhida por concentrar uma região muito forte do agronegócio estadunidense. Então o que nós temos é um programa que vai ajudar muito a promover as nossas soluções, além de ter contato com ideias da fazenda até o garfo”, reforça Claudio.
De acordo com a cônsul ajunta do Brasil em Chicago, Viviane Sabbag, a Ciência e Inovação são elementos essenciais da atuação internacional do Brasil para o Ministério das Relações Exteriores. Além disso, a profissional reforça que o local é muito promissor e vai contribuir muito para o desenvolvimento das empresas.
Atuação agroindústrial em Chicago, nos Estados Unidos
“Aqui na região de Chicago, o setor de alimentos conta com mais de 2.800 empresas do setor, grandes investidores, além de parceiros. As empresas selecionadas pelo BTEC terão a oportunidade de conhecer isso de perto e de estabelecer parcerias e contatos com o apoio do Consulado do Brasil”, reforça.
Continua depois da publicidade |
A chamada ainda contempla uma missão técnica no estado de Illinois com foco em networking, rodadas de negócios e imersões culturais. Serão selecionadas 20 empresas techs brasileiras, ou seja, startups, spin-offs corporativa ou universitária, e empresas de base tecnológica cujo foco seja a inovação para Agroindústria, para capacitação e habilitação, visando sua participação em missões de negócios nacionais.
Posteriormente, serão selecionadas 10 empresas, das 20 inscritas, para integrar uma missão internacional, com o propósito de gerar novas divisas para o Brasil, contribuir para a evolução do ecossistema nacional de inovação, incrementar a proposta de valor que trazem a seus clientes, oferecer condições ainda mais atrativas a seus colaboradores, reduzir o consumo de recursos naturais e/ou energéticos de plantas industriais e trazer maior retorno a seus investidores.
“Estamos muito interessados na atração de startups, e os dois estados voltados para atender a agroindústria. Então, essa atração de startups se faz necessária para que a gente siga apoiando a elevação da competitividade da nossa indústria”, pontua o diretor regional do Senai RS, Carlos Trein.
O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, pontua que o futuro de Mato Grosso reside na capacidade de se tornar mais agroindustrial para manter-se relevante. “E para apoiar o desenvolvimento de Mato Grosso que estamos indo para Chicago, local onde temos uma referência global em inovação e tecnologia agroindustrial. E vamos buscar mais informação, mais conhecimento para apoiar o desenvolvimento da agroindústria mato-grossense cada vez mais”, pontua Braguini.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do programa BTEC.
*Imagem de capa: Depositphotos
Confira aqui como a sua empresa pode participar!
Gostou? Então compartilhe: