A SKA, líder na América Latina no fornecimento de tecnologias para a transformação digital da Indústria 4.0, acaba de anunciar o lançamento da nova solução da Formlabs: a Form 4, uma impressora 3D robusta, ágil e de bom custo-benefício. O lançamento foi feito com exclusividade no SKA Connect 2024, realizado no dia 17 de abril, em Campinas, São Paulo.
De um modo geral, a Form 4 trata-se de uma reinvenção da impressão 3D por LED, trazendo avanços significativos na tecnologia de impressão por LEDs UV. A alta velocidade de impressão e uma série de sensores e hardware interno automatizam todos os processos e garantem uma alta confiabilidade. Ou seja, ela combina o poder das impressoras de resina com a velocidade da tecnologia SLA para desenvolver e criar peças com muita precisão.
Diferencial da Form 4
A solução apresenta um tanque de alta durabilidade capaz de suportar até 75.000 camadas de impressão, o que resulta em uma redução significativa nos custos operacionais. Por conta disso, a impressora requer menos trocas de tanques, proporcionando economia a longo prazo. Um filme óptico microtexturizado integrado à unidade de processamento de luz permite o fluxo de ar entre o tanque de resina e a unidade, localizada na parte superior.
Segundo a diretora de vendas por canal da Formlabs, Daniela Hodgkings, o grande diferencial da ferramenta é, sem dúvida nenhuma, a velocidade de impressão.
"No sistema de laser, a tecnologia usada nas versões anteriores de impressoras SLA da Formlabs, o laser viaja no eixo X para curar a resina no formato da peça 3D. No sistema Low Force Display da Form 4, cada camada de impressão é feita por meio de projeção de luz. Um processo bem mais rápido que reduz significativamente o tempo de impressão entre 2x a 4x em comparação com o laser", destacou.
Novos sistemas
Para que tudo flua e aconteça com melhor precisão, seis sistemas de controle integrados monitoram e ajustam com precisão a temperatura, o nível de resina, as forças de impressão e o status dentro da sua impressora.
"Ao todo, três dos seis sistemas são novos. O primeiro é o sistema de luz inferior chamando backlight unit – que gera uma projeção uniforme de luz potente usando 60 lâmpadas LED. Na sequência aparece o LPU 4, que mascara a luz do backlight unit no formato da camada da peça a ser impressa. Já o terceiro seria o release texture, que se trata do filme ótico que permite o fluir de ar e reduz a força de separação da peça entre uma camada e outra. Enquanto isso, os demais sistemas são recorrentes no ecossistema da Formlabs", completou Hodgkins.
A Form 4 pode impulsionar a Manufatura Aditiva?
Com um sistema automatizado que dispensa resina de forma rápida, precisa e com mínimo desperdício, é possível imprimir sem se preocupar com a falta de resina na impressora e realizar a troca de materiais em um curto espaço de tempo.
Hodgkins acredita que a nova ferramenta pode impulsionar a Manufatura Aditiva devido a uma particularidade vital.
"A Formlabs tem como objetivo ajudar os clientes a mudar a forma como competem em seus negócios. Então esse é um valor estratégico que estamos oferecendo aos nossos clientes. Não se trata apenas de imprimir peças, trata-se de mudar a forma como competem no mercado", concluiu.
Para o Head de Manufatura Aditiva da SKA, Micael Mota, a nova impressora chega para elevar ainda mais o nível da empresa no universo da indústria digital.
“O novo lançamento da Formlabs vem para complementar o portfólio da SKA. Com a Form 4, ampliamos o nosso leque e passamos a entregar ainda mais soluções industriais, assertivas e robustas para o mercado nacional”, frisou.
Sobre a SKA
A SKA é referência na implementação de soluções para a indústria 4.0 na América Latina. Para a Manufatura Aditiva, a empresa conta com um portfólio de diversas tecnologias, representando as marcas Formlabs, HP, Markfoged e Nikon SLM Solutions.
Quer saber mais sobre a Form 4 e outras soluções da SKA? Entre em contato e eleve o nível dos seus processos.
Conteúdo patrocinado por:
Gostou? Então compartilhe: