O mercado de impressão 3D está se expandindo cada vez mais e, segundo relatório da Technavio lançado recentemente, isso se dá devido ao aumento da demanda por produtos personalizados. Com isso, os profissionais do setor estão aproveitando a impressão 3D para elevar os padrões de serviço e impulsionar a lucratividade.
O estudo aponta que o mercado global de impressoras 3D crescerá US$ 25,09 bilhões de 2022 a 2027, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 24,9% durante o período de previsão.
Por um lado, estas impressoras, mais potentes, permitem às empresas satisfazer de forma eficiente as diversas necessidades dos clientes. Por outro, os próprios profissionais do setor estão aproveitando a impressão 3D para elevar os padrões de serviço e aumentar a lucratividade.
Leia os artigos de Luan Saldanha, Colunista do Portal Ind4.0, sobre Manufatura Aditiva
Impressoras 3D industriais no topo
Segundo o relatório, o segmento de impressoras 3D industriais emergiu como o maior setor no mercado global de impressoras 3D em 2022 e a expectativa é que se mantenha o domínio durante o período de previsão, atribuído principalmente à crescente adoção de impressoras 3D industriais em diversos setores, incluindo aeroespacial e de defesa, automotivo, eletrônicos de consumo e saúde, para fins como design, prototipagem e ferramentas.
Ainda segundo a publicação, as preocupações de propriedade intelectual, como direitos autorais, licenciamento e patenteamento, desempenham um papel crucial à medida que os fabricantes navegam pelas despesas de produção. E, embora os processos de prototipagem continuem sendo um foco significativo para empresas de pequena e média escala, a experiência técnica necessária ressalta a importância do conhecimento técnico e dos controles de processo padrão.
Uso das impressoras industriais por setores
As impressoras industriais atendem a diversos setores com software de projeto especializado, software de inspeção e software de impressora. As peças funcionais encontram aplicações em segmentos automotivos com crescentes aplicações de prototipagem e contribuições para os setores de energia.
Continua depois da publicidade |
Além disso, no segmento de metais, ao lado de polímeros e materiais cerâmicos, os avanços em hardware e software reforçam os serviços oferecidos em várias verticais da indústria. O mercado de impressão 3D automotiva exibe um crescimento promissor, refletido nas projeções de taxa composta de crescimento anual (CAGR), enfatizando a pesquisa contínua e o desenvolvimento para aplicações de prototipagem em verticais da indústria, como aeroespacial e defesa.
O mercado de impressão 3D testemunhou um crescimento significativo, particularmente no setor aeroespacial e de defesa na América do Norte. Com as técnicas de manufatura aditiva é possível adicionar material camada por camada com base em um arquivo tridimensional, facilitada por soluções de software avançadas.
Relatório
Para a produção do relatório, a Technavio analisou 15 grandes empresas, entre elas: 3D Systems Corp, Autodesk Inc, Desktop Metal Inc, EOS GmbH, Formlabs Inc, General Electric Co, HP Inc, Jinhua Wanhao Spare Parts Co., YFC BonEagle Electric Co, LTD e e Zhejiang Flashforge 3D Technology Co.
O documento fornece informações sobre a criticidade dos insumos das empresas, incluindo P&D, CAPEX e tecnologia, assim como análises detalhadas do cenário competitivo do mercado e ofertas de produtos das empresas. Traz ainda uma análise qualitativa e quantitativa das empresas para ajudar os clientes a entender o ambiente de negócios mais amplo, bem como os pontos fortes e fracos dos principais participantes do mercado.
O mercado é segmentado por produto (impressora 3D industrial e impressora 3D de mesa), tecnologia (modelagem de deposição fundida, sinterização seletiva a laser, estereolitografia e outros) e geografia (América do Norte, Europa, APAC, América do Sul e Oriente Médio e África).
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe: