Logomarca Indústria 4.0

5G transforma linha de montagem da John Deere nos EUA

Uso do 5G privado foi aposta da fabricante para otimizar rotina de produção e melhorar capacidade de processar dados

Por: Redação CIMM      04/04/2024 

A produção de máquinas agrícolas da John Deere tem contado com a tecnologia do 5G privado para otimizar a linha de produção. Em matéria publicada na Forbes EUA, a empresa confirmou investimento no 5G privado para permitir a automação e a autonomia de seus veículos, assim como para alavancar a eficiência das duas fábricas da multinacional em Waterloo, no estado de Iowa.

Segundo o conteúdo, a multinacional abriu instalações de pesquisa e laboratórios em diversas plantas dos Estados Unidos para revolucionar as operações agrícolas - algo que já é realidade pela fabricante. 

Com uma receita no ano fiscal de 2023 de US$ 61,2 bilhões (R$ 304,7 bilhões na cotação atual), aumento de 16% ante o ano anterior, a John Deere soma aquisições que reúnem inteligência e tecnologias como visão computacional, aprendizagem automática, inteligência artificial e infraestrutura nativa da nuvem.

A empresa também tem investido bilhões de dólares em pesquisa. Em 2020, a companhia iniciou a sua jornada de implantação do 5G por meio da aquisição de licenças de espectro dedicadas, através do Citizens Broadband Radio Service, gerido pela OnGo Alliance.

Para não depender de terceiros, a John Deere montou uma equipe interna de engenheiros de rede para trabalhar com a Nokia e o serviço técnico foi realizado em tempo recorde, apenas seis semanas para montar uma rede de produção.

Eficiência operacional

Ainda segundo a publicação, até o momento a empresa implantou mais de 100 veículos guiados automaticamente e controlados via 5G para mover motores, transmissões, cabines, rodas e outras peças dentro do processo de montagem. Já a visão computacional, aproveitando a latência ultrabaixa e a rápida transferência de dados do 5G, é usada para inspecionar soldas para controle de qualidade, bem como monitorar a segurança do trabalhador.


Continua depois da publicidade


A conectividade 5G está permitindo à John Deere melhorar os seus processos de linha de montagem, como medir níveis de torque em ferramentas elétricas sem fio para garantir fluxos de trabalho ideais. Também tem sido aplicada em escalas mais amplas para reconfigurar e acelerar linhas de montagem: em vez de dias ou semanas, o processo se dá em horas, maximizando a eficiência operacional.

Superpoderes do 5G

À Forbes, a empresa afirmou ter escolhido a conectividade celular 5G por ela ser mais determinística do que o Wi-Fi, devido a transferências mais suaves de rádio para rádio. O 5G também pode suportar um número muito maior de dispositivos por rádio – a Deere relata até 800 por rádio em sua rede celular 5G privada.

Além disso, o 5G  oferece uma postura de segurança aprimorada em relação ao wi-fi na forma de criptografia aprimorada. O rendimento semelhante ao da fibra e o perfil de latência do 5G também oferecem flexibilidade quando se trata de instalação e acesso.

Gostou? Então compartilhe: