4 tecnologias mais promissoras da Indústria 5.0
Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec) demonstrou que 84,9% das indústrias de médio e grande porte utilizam tecnologia digital avançada
Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec) demonstrou que 84,9% das indústrias de médio e grande porte utilizam tecnologia digital avançada
De acordo com a Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec), conduzida pelo IBGE, é revelado que 84,9% das indústrias de médio e grande porte estão adotando tecnologia digital avançada. Um exemplo claro dessa tendência é a adoção de tecnologias da chamada Indústria 5.0, que representa uma nova fase na evolução industrial, visando a incorporação de elementos humanos às inovações trazidas pela Indústria 4.0.
Essa abordagem se destaca pela integração harmoniosa entre máquinas e seres humanos, com o propósito de acrescentar valor aos processos produtivos e criar produtos personalizados que atendam às demandas específicas dos consumidores. A Indústria 5.0 promete revolucionar a eficiência da mão de obra humana e simplificar a produção de itens altamente customizados.
Regis Ataídes, VP de Automação Industrial e líder de Digitalização na Schneider Electric, enfatiza que esta era traz consigo um vasto leque de oportunidades para as empresas que aspiram alcançar novos níveis de competitividade, eficiência e sustentabilidade. "As empresas que buscam permanecer competitivas e inovadoras devem adotar soluções que permitam a integração de tecnologias inteligentes, automação e análise de dados", afirma.
Confira a lista das tecnologias envolvidas no avanço da Indústria 5.0 de acordo com Ataídes:
“As empresas que adotam os conceitos da Indústria 5.0 não apenas otimizam seus processos e reduzem custos, mas também abrem portas para inovação, personalização de produtos e a capacidade de atender às crescentes expectativas dos clientes em um mundo cada vez mais digital”, ressalta Regis.
Continua depois da publicidade |
Ao explorar e integrar essas soluções, as companhias estarão bem posicionadas para prosperar em um ambiente de manufatura cada vez mais competitivo e globalizado.
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe: