Com o objetivo de transformar o mercado de trabalho e reduzir a escassez de mão de obra nas indústrias, a Figure AI, start-up que desenvolve robôs humanóides, pretende levantar um total de US$ 675 milhões. De acordo com a publicação do Financial Times, Microsoft, OpenAI e Nvidia estão entre os principais investidores.
Entre alguns dos acordos realizados, destaca-se o que foi feito com a OpenAI, que tem como objetivo desenvolver os "modelos de IA de próxima geração para robôs humanóides". Já o acordo ligado à infraestrutura de IA, que foi fechado com a Microsoft, contará com treinamento e serviços de armazenamento de sua plataforma de computação em nuvem Azure.
"Nossa visão na Figure é trazer robôs humanoides para operações comerciais o mais rápido possível", disse o diretor executivo Brett Adcock, que fundou a Figure há quase dois anos.
Já o envolvimento da Nvidia na rodada de financiamento, segue um relatório de lucros robusto, que ajudou a impulsionar os mercados de ações globais para altos recordes.
Leia também: BMW fecha acordo com startup para usar robôs humanoides na produção de carros
Impacto transformador
A Figure AI acredita que seus robôs humanoides, capazes de realizar tarefas como movimentar caixas em uma esteira transportadora, poderiam amenizar a escassez de mão de obra e preencher até 10 milhões de empregos "indesejáveis ou inseguros" apenas nos EUA. Até 2030, o setor de manufatura dos EUA terá 2,1 milhões de empregos não preenchidos, segundo um estudo de 2021 da Deloitte.
Gostou? Então compartilhe: