Quais os ganhos em digitalizar a inspeção de qualidade na indústria

Com soluções on-line, a inspeção de qualidade pode ganhar papel estratégico dentro das fábricas

Por: Gabriela Pederneiras/ CIMM & Ind4.0      07/11/2023 

A inspeção de qualidade é um desafio comum dentro das indústrias de diferentes campos de atuação. Ela é essencial para assegurar a competitividade, confiabilidade e padronização dos itens produzidos. 

Isso é feito por meio da análise de componentes-chave dentro das fábricas. Esses componentes podem ser ditados pelos compradores, órgãos regulamentadores ou pela própria indústria. 

A partir do estabelecimento dos critérios de qualidade, a inspeção os examina, testa, afere e mensura. A partir disso são gerados relatórios sobre a qualidade geral da produção. 

Alberto Oliveira, engenheiro de qualidade da Maxion, indústria de componentes estruturais, exemplifica esse trabalho no 15º episódio do podcast Boteco 4.0. “A Maxion está presente em quatro continentes e diversos países. Cada cliente tem seus critérios de qualidade. A inspeção, portanto, leva em consideração os componentes de qualidade particulares das empresas para extrair relatórios e garantir a usabilidade dos produtos”. 

Isso é feito por meio da solução da Digimet Solutions, que digitaliza esse processo. Sendo assim, a identificação e análise de cada critério de qualidade é simplificada.

Digitalização da inspeção de qualidade

Renan Floriani, CRO da Digimet Solutions, explica, no mesmo podcast, que o diferencial da solução está em pensar a experiência do usuário. “As soluções de inspeção de qualidade são muito voltadas para os hardwares, o diferencial está em entender como o usuário tem a melhor experiência a partir das análises feitas no hardware”. 


Continua depois da publicidade


O produto da empresa traz relatórios, cruzamentos de dados e alertas para quem analisa o controle em tempo real. Renan diz que a adesão de Inteligência Artificial é o futuro neste mercado, focando nos ganhos de tempo, monitoramento e qualidade para as indústrias.

Alberto destaca que para tudo isso rodar é preciso disciplina para montar um padrão de dados e capturas. Só assim é possível ganhar a dinamicidade entregue pela solução digital, prevenindo problemas.

Além da adoção de novas tecnologias, no futuro soluções como essa podem ajudar as empresas a formarem profissionais capacitados de acordo com os padrões de qualidade de suas funções, aferindo periodicamente o resultado desse trabalho. 

Na prática, a digitalização da inspeção de qualidade traz velocidade e confiança para as indústrias. Com alertas de controle, os próprios equipamentos saberão quando aferir a qualidade dos produtos, quais critérios isso leva em consideração, entregando um relatório em tempo real para os gestores, que podem tomar decisões cada vez mais inteligentes e acertadas. 

 

O podcast Boteco 4.0, uma produção da ABII com a Ocotea Filmes, nesta temporada conta com os 10 participantes do BiG 2023. Acompanhe tudo sobre o movimento BiG aqui.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

BiG 2025: Confira as 26 indtechs pré-selecionadas para o programa de internacionalização

Brazilian Indtechs in Germany 2025 avança para a etapa de capacitação rumo ao mercado europeu


Brazilian Tech Storm: Indtechs brasileiras conquistam espaço no centro da inovação europeia

Programa de internacionalização transforma a síndrome do vira-lata em força competitiva e coloca a tecnologia brasileira como protagonista no mercado industrial alemão. A terceira edição está com...



BiG2025 abre inscrições para indtechs brasileiras em busca de internacionalização no mercado alemão

Iniciativa oferece capacitação intensiva e imersão na Alemanha, com foco no fortalecimento de indtechs brasileiras no mercado europeu