Logomarca Indústria 4.0

Edge computing será recurso essencial para competitividade, diz pesquisa

83% dos entrevistados acredita que a edge computing será essencial para a empresa permanecer competitiva no futuro

Por: Imprensa Accenture      07/11/2023 

Uma nova pesquisa da Accenture revelou que a edge computing (computação de borda) está preparada para acelerar a inovação e levar novas oportunidades de receita para empresas que evoluem de abordagens ad hoc (provisórias) para abordagens integradas com o poder da nuvem, dos dados e da inteligência artificial, o que é essencial para acelerar a inovação de ponta de forma acessível e proporcionar experiências diferenciadas.

Para o relatório “Leading with edge computing: How to reinvent with data and AI”, a Accenture entrevistou 2,1 mil executivos de alto escalão de 18 setores, em 16 países. A pesquisa ouviu adotantes de edge em todos os setores e regiões geográficas com casos de uso distintos e específicos do setor para identificar futuros desenvolvimentos desta tecnologia.

O estudo revelou que a edge computing será essencial para a empresa permanecer competitiva no futuro, de acordo com 83% dos entrevistados. Entretanto, 81% acreditam que a incapacidade de agir rapidamente pode impedi-los de usufruir de todos os benefícios da tecnologia.

A pesquisa da Accenture surge no momento em que a edge oferece um novo recurso para mover a computação para a borda da rede, onde ela está mais próxima dos usuários e dispositivos – e, mais importante, o mais próximo possível das fontes de dados. A edge computing aproveita o número crescente de dispositivos inteligentes no perímetro da rede, permitindo mais processamento de dados no ponto de coleta. Especificamente, análises complexas de dados estão acontecendo em grandes áreas, incluindo máquinas de chão de fábrica, sinais de trilhos de trem ou hardware de caixa de loja. Os consumidores de hoje podem produzir instantaneamente textos, imagens e outras mídias à medida que o edge funciona com IA.

“Agora é a hora de todas as empresas adotarem a edge, a fim de impulsionar a inovação para o crescimento dos negócios. Edge apresenta obstáculos únicos devido a limites físicos que exigem uma nova compreensão da infraestrutura, segurança e experiência do usuário para serem superados. Mas com a abordagem certa – onde a edge está alinhada com a estratégia de negócio, integrada com o núcleo digital e apoiada por parceiros e pessoas – a edge conduzirá a experiências diferenciadas para clientes e colaboradores”, afirma Andre Luis Oliveira, líder de technology cloud, infrastructure and engineering da Accenture para a América Latina.

Uso da edge computing ainda é limitado

A pesquisa da Accenture descobriu também que o uso da edge computing não é generalizado e está sendo aplicado com diversas abordagens. Atualmente, apenas 65% das empresas utilizam a edge até certo ponto. Destes, apenas metade integrou profundamente a vantagem no seu núcleo digital, o que aproveita o poder da nuvem, dos dados e da IA através de um conjunto de sistemas interoperáveis. A pesquisa encontrou quatro abordagens de edge, que consistem em ad hoc, tática, integrada e super integrada. As principais conclusões incluem:

  • As empresas com abordagens ad hoc ou táticas lutam para alcançar resultados. As empresas que utilizam abordagens ad hoc (30%) ou táticas (20%) são as menos bem-sucedidas. Suas implantações de edge não estão integradas aos seus sistemas. Elas têm dificuldade para escalar a tecnologia ou integrá-la a outras tecnologias para obter o potencial máximo.
  • Uma abordagem integrada na nuvem agrega valor exponencial. A abordagem integrada escala a edge e a incorpora como parte da infraestrutura, dos dados e da IA que priorizam a nuvem. A pesquisa descobriu que quase 50% dos adotantes de edge optam essa abordagem integrada, com 79% planejando integrar totalmente com a nuvem nos próximos três anos. As empresas que adotam uma abordagem baseada na nuvem, usando a edge como um diferencial importante e aplicando-a em todas as partes do seu negócio, estão obtendo melhores resultados.
  • Aqueles que aplicam a abordagem super integrada são os adotantes mais transformadores, obtendo o maior valor. Em comparação com empresas ad hoc, as empresas super integradas têm quatro vezes mais probabilidades de alcançar inovação acelerada, nove vezes mais probabilidades de aumentar a eficiência e quase sete vezes mais probabilidades de reduzir custos.

Além disso, a pesquisa da Accenture revelou que, em todos os setores, uma elevada percentagem de casos de utilização de edge relacionados com a Internet das Coisas (IoT) e dispositivos conectados foram implementados em áreas como monitorização de linhas de montagem, controle de qualidade e segurança do trabalho. Para muitos setores, a IoT e a segurança/privacidade de dados são o tipo de caso de uso mais comum. Outros casos de uso de edge também estão em andamento, que incluem:

  • Nas indústrias de energia, como petróleo e gás, carvão e energias renováveis, quase três quartos dos entrevistados indicaram que estão trabalhando em aplicações remotas offshore relacionadas à edge;
  • No setor varejista, mais de dois terços estão implementando edge em casos de uso de pontos de venda. Uma percentagem semelhante também utiliza assistência robótica baseada em edge para digitalizar as prateleiras das lojas para gerir o inventário, detectar áreas que necessitam de limpeza e fornecer segurança.
  • Nos setores de telecomunicações e mídia: quase todas as empresas (82%) implementaram aplicativos de entrega de conteúdo baseados em edge.

A Accenture recomenda uma estrutura de três etapas para obter o valor máximo das implantações de edge:

  • Crie estratégias para Edge - Aborde a edge como um recurso fundamental do seu core digital, em vez de um recurso complementar. A pesquisa da Accenture mostra que as empresas com maior sucesso percebem a edge como um elemento-chave da sua estratégia de negócio.
  • Escale por toda a empresa - Desenvolva a edge em toda a empresa com base na nuvem e integre-a a dados corporativos e aplicativos de IA, não apenas a projetos ad hoc. Em vez de investir em projetos isolados que produzem resultados fragmentados, os adotantes de edge mais bem-sucedidos tomam medidas para expandir a implementação em toda a empresa. Eles procuram maneiras de padronizar casos de uso bem-sucedidos e, ao mesmo tempo, aproveitar a ajuda de parceiros.
  • Fortalecer capacidades - Garanta que todos os funcionários e processos estejam preparados. A edge reside mais perto dos usuários e dos dados, onde ações tangíveis são traduzidas em informações digitais. Isso afeta as experiências dos funcionários, não apenas do departamento de TI. Os líderes empresariais precisam criar uma cultura que estimule a criatividade, a flexibilidade e a visão humana para otimizar as suas ferramentas digitais para obter precisão, velocidade e escala.

Sobre a pesquisa

A Accenture entrevistou 2,1 mil executivos C-level, 250 dos quais eram CEOs, em 16 países e 18 setores. Esta pesquisa foi realizada em novembro e dezembro de 2022, com o objetivo de compreender os sucessos e desafios da adoção empresarial em torno de uso da edge computing e construir um roteiro para futuros adotantes de edge.


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: