BiG2023.DOC: A jornada das indtechs brasileiras na Alemanha

Filme mostra a trajetória e as conexões formadas pelo grupo de indtechs que participou da missão de internacionalização na Alemanha neste ano

Por: Karina Pizzini/ Especial CIMM e Ind4.0      19/10/2023 

Seis meses depois de levar dez indtechs para uma missão na Alemanha, o programa de internacionalização Brazilian Indtechs in Germany (BiG) aproveitou a estreia das indtechs na Mercopar 2023 para lançar, na última terça-feira (17), o BiG2023.DOC. O filme conta a história de profissionais brasileiros que chegaram no berço da indústria 4.0 desafiando estereótipos e provando que a inovação brasileira tem seu espaço no cenário global da tecnologia industrial.

Mas este não é um filme sobre a indústria 4.0.

 

Dia 17 de abril de 2023 um grupo de indtechs brasileiras pousou na Alemanha para participar de uma imersão cultural e de negócios no país promovida pelo programa de internacionalização BiG 2023, uma iniciativa da Findeslab com a Embaixada do Brasil em Berlim. Nesta primeira edição, o programa levou dez indtechs para, em dez dias, conhecer e apresentar suas soluções na maior feira industrial do mundo, a Hannover Messe, participar de rodadas de negócios, networking internacional, conexões profissionais e culturais, treinamentos e muito mais. 

Leia mais:
Brasileiros são 60% das indtechs selecionadas para programa de inovação na Alemanha
Superando o complexo de vira-lata sobre a tecnologia alemã


Continua depois da publicidade


E tudo isso foi registrado pela Julia Galdino, analista de conexão e comunidade da Findeslab. “Foi uma experiência inesquecível poder acompanhar e observar a evolução dos empresários durante os dias de missão. E apesar de estar lá para trabalhar, acabamos formando um grupo muito forte, formamos amizades e conexões de verdade”, contou a profissional, que é graduada em cinema e audiovisual. “Eu fiz o que eu amo fazer, que é registrar momentos e editar vídeos, juntar todos aqueles vídeos em uma coisa só a fim de tocar o público e fazer o público se sentir parte dessa viagem. Uma experiência única, que eu espero que traga bons frutos e que seja o primeiro de muitos outros”, disse.

Muito além de promover o programa, o BiG2023.DOC busca conectar pessoas através da jornada desses profissionais, que se surpreenderam com o próprio potencial de suas tecnologias diante do mercado alemão. 

O idealizador do BiG 2023, Cláudio Goldbach, se emociona com o resultado do programa, que segue rendendo frutos, fortalecendo conexões e negócios. O filme conta a história de empreendedores que, unidos, desafiaram e superaram o estigma de vira-lata do brasileiro. “Nelson Rodrigues tinha razão, todos nós temos um vira-lata dentro de si. Mas não precisamos matá-lo, precisamos apenas aproveitar os pontos fortes que ele tem. Precisamos inspirar brasileiros a valorizar o vira-lata que mora dentro de nós”, diz.

O BiG2023.DOC é a prova de que a tecnologia industrial brasileira, não só está à altura do mercado alemão, como tem muito a acrescentar ao seu ecossistema industrial.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

BiG 2025: Confira as 26 indtechs pré-selecionadas para o programa de internacionalização

Brazilian Indtechs in Germany 2025 avança para a etapa de capacitação rumo ao mercado europeu


Brazilian Tech Storm: Indtechs brasileiras conquistam espaço no centro da inovação europeia

Programa de internacionalização transforma a síndrome do vira-lata em força competitiva e coloca a tecnologia brasileira como protagonista no mercado industrial alemão. A terceira edição está com...


BiG2025 abre inscrições para indtechs brasileiras em busca de internacionalização no mercado alemão

Iniciativa oferece capacitação intensiva e imersão na Alemanha, com foco no fortalecimento de indtechs brasileiras no mercado europeu


Mercopar inicia com tom otimista para geração de negócios

Maior feira de inovação industrial da América Latina abriu ao público nesta terça-feira (15) e segue até sexta-feira (18), em Caxias do Sul, na serra gaúcha