Logomarca Indústria 4.0

Metaverso industrial: MetaIndústria inicia operações e impulsiona o setor produtivo

O projeto, inédito no Brasil, coloca as indústrias nacionais na rota da quarta revolução industrial e impulsionará o setor produtivo nos próximos 24 meses

Por: Governo Federal/ ABDI      04/09/2023 

Em evento realizado na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), na última quarta-feira (30), representantes da ABDI, da SPI Integradora de Sistemas, e das maiores empresas de tecnologia e da indústria brasileira, além do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, se reuniram para o lançamento do MetaIndústria. O projeto, inédito no Brasil, coloca as indústrias nacionais na rota da quarta revolução industrial e impulsionará o setor produtivo nos próximos 24 meses.

O lançamento contou com demonstrações das principais tecnologias envolvidas no MetaIndústria, como o Omniverse, a integração entre inteligência artificial e linhas de produção, e ambientes de realidade virtual e aumentada.

O MetaIndústria é resultado de convênio firmado entre a ABDI e a SPI – Integradora de Sistemas. Ao longo de dois anos, 100 indústrias brasileiras participarão – gratuitamente – de sessões de consultoria e treinamento presencial. Para Márcio Elias Rosa,  o país não será capaz de chegar à indústria  4.0 sem a difusão e acessibilidade da tecnologia. "A escolha pela sustentabilidade, pela responsabilidade social e ambiental e pelo fortalecimento de agências como a ABDI são óbvias. A neoindustrialização não é uma mera reestruturação, temos que pensar em qual tipo de indústria queremos para o Brasil”, afirmou. 

Já Igor Calvet, presidente da ABDI,  a questão não é sobre o que a indústria 4.0 poderia ser, mas sim  como facilitar o acesso de empresas às tecnologias disponíveis no mercado. "Esse é o papel da ABDI”, disse Calvet na abertura do evento. “Incentivamos a difusão das tecnologias e a preparação das empresas brasileiras para a realidade da indústria 4.0. E, hoje, esse caminho passa pelo MetaIndústria, passa pela sustentabilidade, passa por todos os atores do mercado”, acrescentou. Mais de 40 empresas colaboram com o projeto, entre elas Nestlé, Braskem, São Martinho, Bio-Manguinhos, Petrobras, Dexco, Aché, GM e Boticário.

Metaverso

O Metaverso da Indústria é um diálogo entre as indústrias. “Enquanto algumas tecnologias caem em desuso para alguns, elas são apropriadas por outros”, explicou o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologia da ABDI, Bruno Jorge, um dos principais idealizadores do MetaIndústria. “Permitir a criação desse ecossistema com diversas indústrias, que concordaram em compartilhar as descobertas e avanços com todo o mercado, está diretamente ligado ao nosso objetivo: difundir a tecnologia e gerar um impacto imediato na produtividade do setor industrial. Experiências geradas dentro desse universo inicial vão se expandir e ampliar a influência positiva e a produtividade no País”, concluiu.


Continua depois da publicidade


O projeto vai apostar em experiências e capacitações em áreas de manufatura, produção, gerenciamento, logística, redes, trabalho em equipe e processos.

O MetaIndústria consolidará um complexo formado por dois centros de engenharia, um em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Leopoldo (RS), e quatro laboratórios, um de digitalização, outro de automação e mais dois MetaIndústria Labs, um já em operação na sede da SPI em São Paulo e outro em desenvolvimento em parceria com a Unisinos no Rio Grande do Sul.

 Fundamentada no conceito de metaverso, uma plataforma ciberfísica, que une o real e o virtual, está sendo estruturada pela SPI especificamente para essa iniciativa e demonstrará as soluções desenvolvidas dentro dos centros de engenharia. As empresas participantes poderão acompanhar remotamente e em tempo real essas demonstrações.

Isso será possível porque a ABDI investiu recentemente na construção do Data ABDI, um espaço data-driven, multifuncional, multiusuário e escalável, que dispõe de tecnologia 5G, equipado com tecnologias de imersão digital e imagem alta resolução, preparado para receber dados em tempo real e informações analíticas de várias plataformas tecnológicas.

Nesse complexo serão desenvolvidas e testadas soluções de tecnologia que atendam às demandas de inovação em modelo de negócio das indústrias brasileiras e, ao mesmo tempo, mitiguem as incertezas e os riscos advindos de investimentos em inovação. Toda essa estrutura também será o local para capacitações imersivas de profissionais e gestores, e onde eles terão acesso a estratégias de gestão de inovação e tecnologias de ponta como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada.

“As tecnologias da Indústria 4.0 têm o potencial de impulsionar a inovação nos processos empresariais, estabelecendo uma vantagem competitiva decisiva. As vivências proporcionadas pelo MetaIndústria servirão como catalisadores essenciais para essa transformação inovadora. Para a SPI, é essencial fortalecer sua capacidade absortiva em colaboração com nossos parceiros tecnológicos, clientes e a Agência para o sucesso do negócio”, destaca o CEO da SPI, Marcos Barbosa.

Future Board

Um conselho consultivo, chamado de Future Board, compõe o corpo diretivo do projeto e é formado por executivos da Nestlé, Braskem, São Martinho, Bio-Manguinhos, Petrobras, Dexco, Aché, GM e Boticário.

Os parceiros do MetaIndústria provedores de serviços e produtos de tecnologia são Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (Qualcomm Brasil), SiDi (Instituto de Ciência e Tecnologia), Nokia, Nokia Bell Labs, Siemens, NVIDIA, Universal Robots, Rockwell Automation, Dassault Systèmes, Labsoft, Promon Engenharia, RVC, Eletronor, TD Synnex, N&DC, Dimensional, EDGE, Virtual Plant, ESS Consultoria, F2iT, Contric, ESSS, SGS, Phoenix Contact, Omron, Support, Cristina Cuppone Designer e KUKA.

"Um dos principais objetivos do MetaIndústria é mostrar o conceito de ecossistema funcionando na prática para a indústria 4.0, focando nas necessidades do setor industrial brasileiro. É um projeto que envolve três princípios essenciais a qualquer negócio do futuro: colaboração, coordenação e comunicação inteligente", reforça o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: