Logomarca Indústria 4.0

Por que o Siemens Xcelerator é uma das grandes inovações do século 21

Solução da Siemens usa tecnologia como mola propulsora de transformação da vida de empresas com foco em sustentabilidade

Por: Rafael Alves      Exclusiva 05/09/2023

Daqui a alguns anos, quando alguém estiver fazendo uma retrospectiva dos grandes impactos que a tecnologia provocou na indústria, na infraestrutura, nas cidades e, por consequência, na vida das pessoas, haverá um capítulo sobre Siemens Xcelerator. Essa plataforma de negócios digital aberta, lançada em 2022 quando a companhia completou 175 anos, reúne um portfólio de hardware e de software as a service (como serviço), flexível, interoperável e aberto, habilitado para IoT (internet das coisas), e com um poderoso ecossistema de parceiros e um marketplace. 

A plataforma Siemens Xcelerator eleva a tecnologia como a grande mola propulsora de transformação da vida de empresas e de cidadãos com foco em sustentabilidade e produtividade. 

Saímos de um universo onde sempre ocupamos a liderança de mercado para nos tornarmos pioneiros de uma iniciativa coletiva, inclusiva, inovadora, e que criará mercados e um mundo mais sustentável e melhor. À época do anúncio, mais de 50 empresas já haviam sido certificadas como parceiras, como Accenture, Amazon Web Services, Microsoft, SAP, entre outras. 

Ainda me lembro do dia em que Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens AG, compartilhou conosco como as soluções da Siemens já estão impulsionando a transformação digital no mundo, e que, com Siemens Xcelerator, vamos acelerar esta transformação digital e dar o próximo salto de eficiência e de sustentabilidade para a indústria e a infraestrutura. Além de acelerar a transformação digital por meio de tecnologias inovadoras, como 5G, Gêmeos Digitais, Inteligência Artificial, Internet das Coisas Industrial (IIoT), entre outras, a Siemens também construiu um ecossistema de parceiros estratégicos capacitados para oferecer soluções que respondam aos desafios do nosso tempo.


Continua depois da publicidade


Leia também: Simulação na Manufatura Inteligente

Um exemplo notável dessa colaboração é a parceria entre a Siemens e a Nvidia, resultando na criação do Metaverso Industrial. Nesse cenário, a Siemens traz consigo uma impressionante gama de gêmeos digitais, com modelos físicos capazes de simular diversos produtos e cenários. Por outro lado, a Nvidia é líder no campo do processamento gráfico de alto desempenho.

Metaverso industrial

Quando combinamos nossas competências tecnológicas e concentramos nossos esforços em pesquisa e desenvolvimento colaborativo, o resultado é o Metaverso Industrial. Este representa uma evolução significativa dos gêmeos digitais, oferecendo uma experiência do usuário (UX) profundamente imersiva, juntamente com uma série de novas funcionalidades que possibilitam a criação do Metaverso Industrial.

As aplicações das tecnologias da Siemens para acelerar a transformação digital vão desde uma missão da NASA para Marte que usou um gêmeo digital antes e durante a execução do projeto, um bairro inteligente de 73 hectares na cidade de Berlim, até uma simulação virtual de uma fábrica em Nanquim, na China, muito antes que o primeiro concreto da construção fosse colocado. Quando se combinam dois mundos, a realidade fica muito melhor, mais resiliente, sustentável e produtiva. Mais humana.

A próxima década vai ser emocionante e incrível. Ao acelerar a transformação da indústria e da infraestrutura, a Siemens está abrindo caminhos nunca explorados. Ao conversar com Jensen Huang, CEO da Nvidia, fabricante de unidades de processamento gráfico, Busch confirmou o que havia dito antes: duas gigantes unidas capazes de revolucionar a maneira como os clientes tomam suas decisões estratégicas rumo à automação industrial. É um passo gigante: Siemens Xcelerator e Nvidia Omniverse juntas, para que o metaverso industrial seja realmente um universo de vanguarda, extremamente realista e tecnologicamente impecável. 

Bem, para não ficarmos apenas “nas nuvens das explicações”, eu vou trazer cinco pontos que irão esclarecer o conceito do Siemens Xcelerator.

  • 1. O significado de plataforma de negócios digital aberta - Siemens Xcelerator é a nossa plataforma de negócios digital aberta. O que isso realmente significa? “Plataforma de negócios” indica que se trata de um ambiente composto por um portfólio selecionado, um ecossistema e um mercado. “Digital” se refere ao fato de que todos os produtos e serviços oferecidos têm dispositivos habilitados para IoT (Internet das Coisas). Por fim, “Aberta” quer dizer que todos os clientes e players da indústria, após uma revisão padrão, têm acesso à plataforma. 
  • 2. Por que precisamos de parceiros para um ecossistema forte? Ninguém tem as soluções para todos os desafios atuais, seja sustentabilidade, segurança da cadeia de suprimentos, escassez de mão de obra ou custos. É aí que entra o Siemens Xcelerator. Ele permite que a Siemens e parceiros colaborem em soluções holísticas, focando nos diferentes desafios dos clientes. O objetivo comum é ajudá-los a acelerar a sua transformação digital de maneira mais fácil, mais rápida e em escala. E à medida que o número de empresas aliadas cresce, também aumenta o número de soluções oferecidas. Assim, um ecossistema em constante crescimento e forte pode se desenvolver como um dos pilares fundamentais de sucesso para a plataforma de negócios digital aberta. Isso permite que todos criem, inovem e enfrentem os desafios que encontram. Por outro lado, todos aumentam sua visibilidade e alcance graças à plataforma. 
  • 3. Um marketplace para explorar, aprender e trocar - O marketplace Siemens Xcelerator é mais do que uma loja online com serviços, software e hardware habilitados para IoT, para comprar com um simples clique. As soluções industriais são complexas e precisam ser personalizadas de acordo com as necessidades de nossos clientes. É por isso que as funcionalidades da plataforma permitem que eles explorem, aprendam e troquem informações sobre o que está disponível. Com esse conhecimento, todos podem encontrar ferramentas inovadoras para dominar qualquer desafio que enfrentem. As páginas verticais são organizadas por setores como por exemplo: automotivo, alimentos e bebidas, data centers, edifícios comerciais etc.
  • 4. O X no portfólio do Siemens Xcelerator - Siemens Xcelerator tem ofertas especiais de ferramentas digitais. Seja Building X, focado para a infraestrutura inteligente; Industrial Operations X, para transformar as indústrias automatizadas em indústrias adaptativas e autônomas, ou Railigent X, para transformar a forma como nos locomovemos como sociedade. Mas você realmente sabe o que o X significa? Todas as ofertas marcadas com um “X” representam a parte tecnicamente mais avançada do portfólio. São soluções como serviço (as a service), abertas, interoperáveis, escaláveis e flexíveis em seu design. 
  • 5. Como o Siemens Xcelerator ajuda a viabilizar o Metaverso Industrial? Você já ouviu falar do Metaverso? E sobre o Metaverso Industrial, o mundo digital sempre ativo buscado pela Siemens? É um mundo virtual para espelhar e simular máquinas e fábricas reais, edifícios e cidades, redes e sistemas de transporte.  Um mundo onde praticamente qualquer pessoa pode se tornar um inventor virtual e onde as barreiras de espaço e do tempo desaparecem, fomentando a inovação, otimizando as operações comerciais e promovendo a eficiência de recursos e a descarbonização.

Para viabilizar esse mundo digital que ajudará a resolver problemas do mundo real e acelerar a digitalização industrial, o Siemens Xcelerator fornece acesso às melhores soluções do mercado para empresas de todos os tamanhos. Ele conecta clientes, desenvolvedores e provedores de serviços em um ecossistema poderoso, fornecendo soluções de vários parceiros que são abertas, interoperáveis, flexíveis e mais fáceis de dimensionar.

E, para terminar aqui, reforçando a vanguarda que a Siemens está liderando, volto a dizer que, ao consultarem as invenções tecnológicas que marcaram a história da humanidade, o Siemens Xcelerator já garantiu um lugar de destaque com a plataforma que combina os mundos real e digital. 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Rafael Alves

Rafael Alves é líder de Digitalização da Siemens